AS GUERRAS PÚNICAS E UM LEGADO DE ALTERIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ICONOGRAFIA MONETÁRIA (SÉC. III A I A.C.)

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
AS GUERRAS PÚNICAS E UM LEGADO DE ALTERIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ICONOGRAFIA MONETÁRIA (SÉC. III A I A.C.)
Autores
  • Filipe Ramos Cerqueira
  • DEIVID VALERIO GAIA
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/História
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315970-as-guerras-punicas-e-um-legado-de-alteridade--uma-analise-a-partir-da-iconografia-monetaria-(sec-iii-a-i-ac)
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Numismática, Imperialismo, República, Alteridade.
Resumo
As três Guerras Púnicas formam um capítulo único na história do imperialismo romano, esse grande conflito alterou de maneira drástica o panorama de Roma no mediterrâneo, fazendo com que os romanos pudessem expandir as fronteiras de seus domínios como nunca havia ocorrido anteriormente. Além da eliminação de um poderoso rival, Cartago, as Guerras Púnicas permitiram uma grande expansão territorial, com a criação de províncias como as da Hispânia Ulterior, Sicília, Sardenha, África e da Córsega. O recorte temporal selecionado neste trabalho é o dos séculos III ao I a.C., período no qual ocorreram as três Guerras Púnicas, os primeiros grandes conflitos desse processo expansionista, sendo este um marco importante no processo de consolidação da potência hegemônica que viria a ser, mais tarde, o Império Romano. A presente comunicação tem como objetivo apresentar os resultados preliminares da pesquisa de iniciação científica, que estuda os aspectos da iconografia monetária romana relativos à construção do conceito de alteridade entre os séculos III e I a.C. Procuraremos, também, expor a maneira como essa alteridade se relacionava com o empreendimento expansionista romano pelo território do Mediterrâneo, observando a forma como os valores romanos eram retratados frente à figura do outro, trabalhando com o conceito de alteridade desenvolvido pelo antropólogo Marc Augé (AUGÉ, 1998). Para tanto, utilizaremos como documentação, as moedas romanas republicanas presentes na coleção do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro (MAGALHAES, 2016). O método de análise do corpus documental o qual adotaremos é o iconológico de Erwin Panofsky (PANOFSKY, 1986). Referências Bibliográficas: AUGÉ, M. A guerra dos sonhos: exercícios de etnoficção. Campinas: Papirus, 1998. MAGALHAES, Maricí Martins. Sylloge nvmmorvm romanorum Brasil I. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2016. PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: uma introdução aos estudos da Renascença. In: _______. Significado das Artes Visuais. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 47-65.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CERQUEIRA, Filipe Ramos; GAIA, DEIVID VALERIO. AS GUERRAS PÚNICAS E UM LEGADO DE ALTERIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ICONOGRAFIA MONETÁRIA (SÉC. III A I A.C.).. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315970-AS-GUERRAS-PUNICAS-E-UM-LEGADO-DE-ALTERIDADE--UMA-ANALISE-A-PARTIR-DA-ICONOGRAFIA-MONETARIA-(SEC-III-A-I-AC). Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes