PROFESSORES DE HISTÓRIA MARCANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RECONHECIMENTO DE SUAS PRÁTICAS PELOS ESTUDANTES

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PROFESSORES DE HISTÓRIA MARCANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RECONHECIMENTO DE SUAS PRÁTICAS PELOS ESTUDANTES
Autores
  • Lavinia Nascimento
  • FERNANDA GONÇALVES DE ALBUQUERQUE SILVA
  • Ana M F C Monteiro
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315948-professores-de-historia-marcantes-na-educacao-basica--reconhecimento-de-suas-praticas-pelos-estudantes
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
professor marcante; aluno; prática docente; ensino de história;
Resumo
Essa comunicação apresenta resultados parciais de uma etapa da pesquisa “Currículo, docência e formação de professores de História: entre tradições e inovações 1985-2015” (2017 – 2020) coordenada pela Prof.ª Dr.ª Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro no âmbito do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (LEPEH/FE), para mapeamento e investigação de professoras e professores marcantes de História da educação básica e de suas práticas, por meio da elaboração e aplicação de um questionário como instrumento metodológico quanti-quali em turmas de ingressantes no curso de História de diferentes faculdades do Rio de Janeiro em 2019 (UFRJ, UERJ, UERJ-FFP, PUC-RIO e UNIRIO). Um dos objetivos principais deste trabalho foi o de investigar se esses estudantes tiveram um professor de história marcante em sua trajetória, em que medida esses professores desempenharam papel importante na escolha desses estudantes pelo curso de graduação em História e quais as características elencadas por eles sobre a docência desses professores. A pesquisa central, que abrange desde a análise de diferentes documentos curriculares produzidos no Rio de Janeiro entre 1985 e 2015 a fim de compreender diferentes sentidos de história constituídos e marcas de estabilidade e mudanças (GOODSON, 1997), até a investigação da prática de professores e professoras, visa compreender como os professores articulam os saberes disciplinares, saberes da experiência (TARDIF, 1991) e do currículo prescrito em suas práticas e de que forma eles marcam a trajetória de seus alunos e alunas - o que resultou, a partir dessas reflexões, no aprofundamento teórico do conceito “professor marcante ” (MONTEIRO, 2015). A aplicação e análise dos questionários, além da indicação desses professores e mapeamento de suas práticas reconhecidas pelos alunos, ofereceu um vasto material sobre o perfil heterogêneo dos novos estudantes do curso de história no RJ. Na primeira parte do questionário, foram elaboradas três perguntas discursivas mais amplas e subjetivas, enquanto a segunda parte continha uma série de características a serem atribuídas a esses professores e enumeradas em ordem de importância pela frequência das respostas. A partir disso, foi possível relacionar as características citadas sobre a docência em História, bem como analisar as diferentes motivações desses estudantes pelo curso: se eles pretendem seguir carreira docente e de quais formas eles gostam de estudar e consumir conteúdo histórico, o que nos colocou frente a um debate sobre História Pública e o uso de séries, documentários, canais do Youtube e podcasts de conteúdo histórico. Como apresentação de um resultado inicial que evidencia a relevância dessa pesquisa na área de Ensino de História, trazemos como dado a afirmativa que dos 222 novos alunos calouros dos cursos de história no ano de 2019 que realizaram o questionário, 203 responderam que tiveram um professor de história marcante em sua trajetória escolar, o que configura cerca de 91% do total. Esse resultado evidencia a presença e importância dos professores de história da educação básica entre os novos graduandos do curso nas universidades do Rio de Janeiro, o que nos propõe reflexões sobre quais pontes esse professor ou professora constrói com seus alunos a partir das aulas de história. Com as indicações obtidas constituímos, também, um conjunto de possíveis professores a serem entrevistados por nós na segunda etapa da pesquisa. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 12ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes. 2012 MONTEIRO, Ana Maria F. C. Os saberes dos professores sobre os conhecimentos que ensinam: trajetórias de pesquisa em Ensino de História. MONTEIRO, Ana Maria F. C e RALEJO, Adriana S. Cartografias da pesquisa em Ensino de História. Rio de Janeiro: MAUAD X, 2019. TARDIF, M.;LESSARD, C.;LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, v.1, n.4, 1991, p.215-233.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Lavinia; SILVA, FERNANDA GONÇALVES DE ALBUQUERQUE; MONTEIRO, Ana M F C. PROFESSORES DE HISTÓRIA MARCANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RECONHECIMENTO DE SUAS PRÁTICAS PELOS ESTUDANTES.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315948-PROFESSORES-DE-HISTORIA-MARCANTES-NA-EDUCACAO-BASICA--RECONHECIMENTO-DE-SUAS-PRATICAS-PELOS-ESTUDANTES. Acesso em: 02/08/2025

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