ALIMENTOS DO CAMPO À MESA: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN) SOBRE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ALIMENTOS DO CAMPO À MESA: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN) SOBRE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS
Autores
  • Renata Romanelli Mollini da Silva
  • Christine Katharine Alves Zago Gonçalves Lima
  • Paula Albuquerque Penna Franca
  • Anna Paola Trindade Rocha Pierucci
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Nutrição
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315932-alimentos-do-campo-a-mesa--desenvolvimento-de-atividade-de-educacao-alimentar-e-nutricional-(ean)-sobre-alimentos
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
meio ambiente, nutrição, saúde, sustentabilidade
Resumo
As etapas pelas quais os alimentos passam influenciam em seu valor nutricional e nos impactos ambientais associados à sua produção e consumo. Alimentos in natura e minimamente processados passam por pouco ou nenhum processamento mantendo sua qualidade nutricional e gerando menos impactos ao meio ambiente, diferente dos ultraprocessados que passam por muitas alterações e tem adição de substâncias que podem fazer mal à saúde e ao planeta (BRASIL, 2014). Circuitos curtos de produção que usam da venda direta geram menores impactos ambientais e preservam os nutrientes dos alimentos, enquanto nos circuitos longos há um maior número de etapas as quais geram perda de nutrientes e maiores prejuízos ao meio ambiente (ROVER et. al 2016). Logo, é importante conscientizar a população geral sobre estas questões, de forma clara e simples, utilizando os preceitos da Educação Alimentar e Nutricional que se baseia em práticas integradoras e interdisciplinares, considerando questões culturais, socioeconômicas e ambientais, a fim de gerar autonomia do indivíduo quanto às suas escolhas alimentares (BRASIL, 2012). Objetivou-se avaliar a eficácia da atividade de Educação Alimentar e Nutricional proposta quanto ao conhecimento obtido pelos participantes. A atividade consistiu em um jogo de tabuleiro em formato de maquete no qual foram representados os circuitos curto e longo de produção e comercialização de alimentos, as etapas e os processamentos pelos quais os alimentos passam em cada circuito. No jogo, os participantes escolhiam por qual tipo de circuito começariam a jogar. A cada etapa que o participante percorria, explicou-se de forma simplificada os tipos de processamentos que ocorriam naquele momento e como esses processos poderiam afetar a saúde e o meio ambiente. Ao fim do jogo foram entregues questionários, para que os participantes adultos avaliassem o jogo e que crianças e adolescentes relatassem o quanto aprenderam com ele. O questionário mais curto foi destinado a crianças e adolescentes enquanto o mais longo foi destinado aos professores e alunos de graduação. A partir das análises, viu-se que a maioria (76,9%) das crianças e adolescentes não possuíam conhecimento prévio sobre o tema e, ao fim da atividade, 61.5% destes relataram ter aprendido muito, além de a maioria ter adorado a atividade (73,1%) e a abordagem utilizada (63,5%). Dentre os adultos, a maioria obteve muita satisfação quanto ao jogo (89.5%), a postura (84.2%) e conhecimento dos ministrantes (73.7%). Ademais, maior parte relatou que fariam atividades semelhantes (94.7%). Conclui-se que o jogo desenvolvido foi eficiente em aprimorar os conhecimentos dos participantes sobre qualidade e sustentabilidade dos alimentos. REFERÊNCIAS 1. BRASIL. Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 156 p. ISBN 978-85-334-2176-9 2. BRASIL. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. 68 p. ISBN: 978-85-60700-59-2 3. ROVER, J. O.; RIEPE A.J. A relação entre comercialização de alimentos e princípios agroecológicos na rede de cooperativas de reforma agrária do Paraná/Brasil. Desenvolvimento e Meio Ambiente. 2016, v. 38, 20 p.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Renata Romanelli Mollini da et al.. ALIMENTOS DO CAMPO À MESA: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN) SOBRE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315932-ALIMENTOS-DO-CAMPO-A-MESA--DESENVOLVIMENTO-DE-ATIVIDADE-DE-EDUCACAO-ALIMENTAR-E-NUTRICIONAL-(EAN)-SOBRE-ALIMENTOS. Acesso em: 18/05/2025

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