SAMBA CONTEMPORÂNEO: UM HIBRIDISMO DANÇADO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
SAMBA CONTEMPORÂNEO: UM HIBRIDISMO DANÇADO
Autores
  • Thaynã fabiano do rosário vieira
  • Maria Alice Monteiro Motta
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Dança e movimento
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315837-samba-contemporaneo--um-hibridismo-dancado
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Samba no Pé. Contemporâneo. Popular. Núcleo de SaPUCa;
Resumo
Torna-se complexo pensar o samba fora de sua taxativa zona de atuação a qual estamos familiarizados, pois há em seu entorno uma redoma revestida de preconceito que restringe o samba a um espaço, ao mesmo tempo, múltiplo e único da sua práxis. Único, pois é visto, muitas vezes, apenas através da lente do popular, produzindo assim um olhar desvalido sobre o que consideram, um sub-lugar. Todavia, múltiplo por atuar em diferentes nichos, desse sub-lugar (SODRÉ, 2002), como a dança, a música, a cultura, produtos de turismo etc. O samba pode ser entendido como uma espécie de tatuagem que vem carregada de todo um sentido histórico-social, fazendo alusão a certo grupo com determinadas características, vindo de dado lugar: o samba é negro! Contudo, compreendemos que somente esse estigma não seria o bastante para gestar um corpo que samba. Em 2019, desenvolvo a performance “eu sou neguinha?” que objetivava discutir as questões de gênero acerca da dança do samba, suscitando uma crítica às performances que aquele corpo produz durante sua prática. Ao mesmo tempo buscava fomentar uma discussão sobre o corpo que samba: o que faz ele sambar? Todo corpo pode sambar? A cena trazia uma forte presença de Oxum (energia das águas doces) e Maria Molambo (uma pomba-gira – manifestação de religião afro-brasileira) e tentava, a partir delas, descontruir imagéticas e ideias sobre as performances do corpo que samba. Portanto, objetiva-se, aqui, fazer um relato de experiência e explicitar a importância de um trabalho como esse para o campo da dança e da Universidade. Todo o trabalho está delineado por referências de múltiplas áreas, mas, também, por uma construção teórica do entendimento e do cruzo do autor sobre as teorias aplicadas. A marca forte desse trabalho é amalgama feita do samba com a dança contemporânea que nos é apresentada a partir da Teoria dos Fundamentos da Dança (MOTTA, 2006) que versa sobre um corpo individual em relação com um todo, e que desemboca em criações não próprias do samba, mas que se conectam, muito bem com ele. Outra marca desse trabalho, é o cruzo. É a encruzilhada gerada por esse corpo que se torna híbrido. Do terceiro milênio, que se permite transitar por espaços performáticos masculinos, femininos e, até, sem marca de gênero (RUFINO, 2016). No mais, tencionamos com esse trabalho uma profunda revisão no imaginário comum acerca do corpo que samba e suas imagens, como, também, colocar em xeque a ausência de foco para a questão de gênero na arte do samba. MOTTA, Maria Alice. Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem epistemológica à luz da Teoria das Estranhezas. Dissertação de mestrado. Niterói/ IACS, 2006. 233 p. SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. 1º. ed. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2002. 184 p. RUFINO, Luiz. Performances afro-diaspóricas e decolonialidade: o saber corporal a partir de exu e suas encruzilhadas. Revista Antropolítica, Niterói, 2016. 54 – 80 p.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Thaynã fabiano do rosário; MOTTA, Maria Alice Monteiro. SAMBA CONTEMPORÂNEO: UM HIBRIDISMO DANÇADO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315837-SAMBA-CONTEMPORANEO--UM-HIBRIDISMO-DANCADO. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

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