EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DO CORPO: JOGO, ESPORTE E O ELEMENTO LÚDICO EM JOHAN HUIZINGA.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DO CORPO: JOGO, ESPORTE E O ELEMENTO LÚDICO EM JOHAN HUIZINGA.
Autores
  • Gustavo Lopes de Sá Moreira
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315831-experiencia-estetica-formacao-e-educacao-do-corpo--jogo-esporte-e-o-elemento-ludico-em-johan-huizinga
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Jogo, Esporte, Johan Huizinga.
Resumo
O presente compõe o projeto Experiência estética, formação e educação do corpo: possibilidades de uma obra esportiva II que investiga os entrelaçamentos entre esporte e estética, problematizando o lugar do corpo e de sua educação no contemporâneo. Nesta fase nos debruçamos sobre o conceito de jogo (e de lúdico), enquanto possível ponto de contato entre esporte e estética, na medida em que há, segundo nossa hipótese, um momento de jogo tanto no primeiro quanto na segunda. Buscando construir um arcabouço teórico inicial, analisamos o conceito de jogo (e sua relação com a competição) a partir da obra Homo Ludens de Johan Huizinga, que o considera como uma função significante, que articula um determinado sentido, na medida em que “todo jogo significa alguma coisa”, sendo esta coisa algo que “transcende as necessidades imediatas da vida” (HUIZINGA, 2007, p. 4). Para entender a questão, vejamos como o autor caracteriza o jogo (e o lúdico). A primeira característica é a autonomia, a voluntariedade do jogo, atividade de engajamento livre, não-obrigatório. Depois tem-se a diversão, a capacidade de fascinar e excitar quem joga. Destas duas deriva a terceira, o jogo é livre de interesse, não se joga por um objetivo útil para a vida material. Há também a limitação de espaço/tempo, pois há, durante o jogo, um isolamento no tempo e no espaço, em que ambos são alterados perante a percepção do jogador. Neste contexto ocorre a criação de mundos imaginários em que o jogador, por meio da imaginação, cria lugares e dinâmicas específicas que se afastam da vida cotidiana e se relacionam com as singularidades do próprio jogo. É nesta esfera imaginária que se dá o arrebatamento, na medida em que o jogador é absorvido do mundo real para o mundo de faz de conta e nele se mantem por meio das regras que criam uma ordem específica de funcionamento, delimitando o que se pode ou não fazer. Este último aspecto assegura a seriedade do jogo, o que mantem a esfera lúdica viva (enquanto o jogo dura). Seguindo a argumentação do autor, as práticas competitivas contêm as mesmas características formais do jogo, como as anteriormente citadas. Destacamos ainda o caráter de fim em si mesmo (sem objetivo pragmático), de prazer e satisfação com a disputa, e o papel do ganhar, que significa, em sua análise, ter o reconhecimento de uma ação bem-sucedida e de ser superior em determinado jogo e/ou atividade. Há algumas poucas indicações sobre o esporte na obra de Huizinga, mas nelas o caráter de jogo é reafirmado, mesmo com a ressalva de que as práticas esportivas agregam outros elementos, como “luta, exercício, aplicação, resistência e sofrimento” (HUIZINGA, 2007, p. 59). Analisar as relações entre jogo/lúdico, esporte e estética, e suas implicações para uma educação do corpo, é o próximo passo dessa pesquisa que se encontra em sua fase inicial. REFERÊNCIA: HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOREIRA, Gustavo Lopes de Sá. EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DO CORPO: JOGO, ESPORTE E O ELEMENTO LÚDICO EM JOHAN HUIZINGA... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315831-EXPERIENCIA-ESTETICA-FORMACAO-E-EDUCACAO-DO-CORPO--JOGO-ESPORTE-E-O-ELEMENTO-LUDICO-EM-JOHAN-HUIZINGA. Acesso em: 02/05/2025

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