RETRATOS SAGRADOS DO BRASIL: IMAGENS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
RETRATOS SAGRADOS DO BRASIL: IMAGENS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Autores
  • Eduarda Nunes Rocha
  • Edilson Pereira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Comunicação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315820-retratos-sagrados-do-brasil--imagens-das-religioes-afro-brasileiras
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Fotografia, arte, religião, cultos afro-brasileiros, diversidade religiosa
Resumo
Apresentamos uma etapa da pesquisa de Iniciação Científica “Retratos sagrados do Brasil: imagens da diversidade cultural e religiosa”, que enfoca a produção fotográfica documental e artística relacionada ao tema das religiões e espiritualidades no país. Neste momento inicial, abordaremos especificamente as obras que enfocam religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda. Primeiramente, nossa pesquisa revisita os estudos que narram a história de transformação política e simbólica ocorrida no último século em relação a tal segmento religioso, que passou por momentos de contestação pública e estigmatização até alcançar um estatuto, mais recente, no qual suas estéticas e rituais são pensados como parte da “cultura brasileira”. Nosso objetivo é investigar a participação da fotografia e suas representações nesse processo de ressignificação da imagem pública dessas tradições, levando em consideração a articulação entre linguagem fotográfica, artes visuais e o repertório religioso. Assumimos como hipótese que as obras visuais relacionadas ao afro-brasileiro colocam em diálogo elementos da arte e da religião. Em síntese, buscamos observar a fotografia e seus usos sociais como uma produção criativa que produz visibilidade pública – o que pode contribuir no debate sobre diversidade cultural e religiosa no país. Para alcançar nosso objetivo, iniciamos um levantamento da bibliografia e de obras fotográficas que ajudam a interpretar as produções fotográficas e documentais em torno das manifestações religiosas do candomblé e da umbanda. Os primeiros acervos de dados consultados foram a Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles - Paulista (  https://biblioteca.sophia.com.br/7273/  ) e o Google Acadêmico, com base em buscas realizadas a partir do entrecruzamento dos termos "religião", "afro-brasileiro", "fotografia", "candomblé", "umbanda" etc.  Por se tratar de uma pesquisa iniciada há pouco tempo, os resultados são ainda parciais, mas apontam que a proporção das obras de fotografia sobre o universo cultural e religioso do candomblé é extenso. Notamos também que o universo de referências segue em crescimento na fotografia documental e na arte contemporânea. Entre os artistas identificados, encontramos nomes como Adenor Gondim, Syntia Alves, Roger Cipó e Mário Cravo Neto. Os trabalhos destes e de outros fotógrafos confirmam, até o momento, a hipótese levantada no projeto de que os cultos afro e sua representação visual no país se articulam a formas de "artificação" e "culturalização" do "religioso"; (Oliveira, 2018; Sansi, 2020), fazendo com que os símbolos, personagens e narrativas dos povos de terreiro se integrem a uma concepção mais ampla da "cultura brasileira"; (Pereira et al. 2018). Sendo assim, a pesquisa sobre as obras fotográficas (documentais e artísticas) que retratam os ritos, vivências e práticas das casas de candomblé tem se mostrado um excelente modo de observar como a documentação e tradução visual desses elementos nos conta sobre uma parte importante da história cultural e religiosa do Brasil – que inclui o reconhecimento das práticas afro-brasileiras enquanto riquezas culturais e artísticas do país. REFERÊNCIAS: OLIVEIRA, Alessandra M. (2018). “A ‘Onda Negra’: arte visual afro-brasileira, legitimação e circulação”. Jornal da USP. 05 out 2018. Disponível em:  https://jornal.usp.br/artigos/a-onda-negra-arte-visual-afro-brasileira- legitimacao-e-circulacao/ PEREIRA, Edilson; SANSI, Roger; GIUMBELLI, Emerson; MACHADO, Carly. (2018). “Editorial: Religião, Arte e Cultura”. Religião & Sociedade. v.38, p.9-15. https://dx.doi.org/10.1590/0100-85872018v38n3editorial SANSI, Roger. (2020). From crime to art. Contradictions in the cultural transformation of Afro-Brazilian Candomblé. Social Compass, 26(2), 238–251.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Eduarda Nunes; PEREIRA, Edilson. RETRATOS SAGRADOS DO BRASIL: IMAGENS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315820-RETRATOS-SAGRADOS-DO-BRASIL--IMAGENS-DAS-RELIGIOES-AFRO-BRASILEIRAS. Acesso em: 16/07/2025

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