O IMPACTO DO FECHAMENTO DAS ESCOLAS PELA PANDEMIA DO COVID-19 E O POTENCIAL DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM CASA NA MANUTENÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O IMPACTO DO FECHAMENTO DAS ESCOLAS PELA PANDEMIA DO COVID-19 E O POTENCIAL DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM CASA NA MANUTENÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Autores
  • Isabela Ebel Lopes
  • Monique de Jesus Gonçalves Teixeira
  • Emilia Carolina Bispo dos Santos Augusto
  • Mariane Campelo Koslinski
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315773-o-impacto-do-fechamento-das-escolas-pela-pandemia-do-covid-19-e-o-potencial-do-ambiente-de-aprendizagem-em-casa-n
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Ambiente de Aprendizagem em casa, Covid-19, educação infantil
Resumo
O presente trabalho faz parte de um projeto intitulado “O impacto da pandemia do COVID-19 no desenvolvimento das crianças durante os dois primeiros anos na escola”, desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Oportunidades Educacionais (LaPOpE)” e coordenado pelos professores Mariane Koslinski e Tiago Bartholo. A pesquisa propõe realizar um mapeamento de estratégias pedagógicas assim como das formas de comunicação com famílias e crianças adotadas por escolas e professores durante a pandemia do COVID-19. Também busca estimar o impacto do fechamento das escolas e das medidas de distanciamento social na rotina, bem-estar e desenvolvimento de crianças que frequentam a educação infantil. Este trabalho está inserido na grande área de pesquisa do CNPq de ciências humanas, no campo da educação, dentro de sociologia da educação. O fechamento das escolas para contenção da pandemia trouxe enormes desafios que levaram diferentes sistemas públicos e privados de ensino a adotarem estratégias distintas para comunicação e atividade pedagógica. No entanto, destaca-se que nem todos os envolvidos possuem acesso à internet de banda larga e aparelhos disponíveis em suas casas. A diversidade de estratégias elaboradas pelas escolas, bem como de materiais e infraestrutura, podem acentuar as desigualdades educacionais já observadas desde o início da escolarização obrigatória em projetos anteriores desenvolvidos no LaPOpE (Koslinski e Bartholo, 2020; Bartholo et al., 2020a e b). Desse modo, o recorte específico deste trabalho é analisar o impacto do distanciamento social na rotina das crianças e na interação entre crianças e responsáveis. Utilizamos o conceito de Ambiente de Aprendizagem em Casa, para captar mudanças da interação entre crianças e adultos frente ao contexto de pandemia para estimar um potencial aumento nas desigualdades de oportunidades de aprendizagem. Para tanto, o estudo conta com dados coletados em 2019 e 2020 a partir de questionários enviados para uma amostra de 1270 responsáveis de ambas as redes. O estudo, ainda em fase preliminar, realizará análises descritivas de mudanças do ambiente de aprendizagem em cada e bivariadas correlacionando este indicador com o nível socioeconômico dos alunos das diferentes redes de ensino. Partimos da hipótese de que o fechamento das escolas e as medidas de distanciamento social afetaram o Ambiente de Aprendizagem em casa de diferentes formas, levando em consideração as demandas de cada família e seus respectivos níveis socioeconômicos. Tal fato contribuiria para o aumento da distância de crianças de origens distintas e aumentaria as disparidades nas oportunidades de aprendizagem entre escolas públicas e privadas, como também dentro do universo de escolas privadas/conveniadas, de acordo com o público que frequenta as escolas. Bibliografia: BARTHOLO, Tiago. et al. What Children Know upon entry to school. Ensaio: avaliação política pública Educacional, Rio de Janeiro, v.28, n.107, p. 292-313, abr./jun. 2020. MELHUISH, Edward. Efeitos de longo prazo da educação infantil: evidências e política. Tradução Moysés Kuhlmann Jr. Cadernos de Pesquisa v.43 n.148 p.124-149 jan./abr. 2013. KOSLINSKI, M.C.; BARTHOLO, T. L. Desigualdades de oportunidades educacionais no início da trajetória educacional no contexto brasileiro. Lua nova, v. 110, p. 215-245, 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Isabela Ebel et al.. O IMPACTO DO FECHAMENTO DAS ESCOLAS PELA PANDEMIA DO COVID-19 E O POTENCIAL DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM CASA NA MANUTENÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315773-O-IMPACTO-DO-FECHAMENTO-DAS-ESCOLAS-PELA-PANDEMIA-DO-COVID-19-E-O-POTENCIAL-DO-AMBIENTE-DE-APRENDIZAGEM-EM-CASA-N. Acesso em: 13/06/2025

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