PSICANÁLISE E MEDIAÇÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PSICANÁLISE E MEDIAÇÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS
Autores
  • Juliana de Carvalho Serfaty
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315720-psicanalise-e-mediacao-escolar-na-inclusao-de-criancas-autistas
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Psicanálise, mediação escolar, criança, autismo
Resumo
Atrelada à linha de pesquisa Teoria da Clínica Psicanalítica, a presente pesquisa busca circunscrever os impasses e discutir as possibilidades da inclusão escolar de crianças autistas. No Brasil, o avanço das políticas de inclusão, culminou na criação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) que garante ao aluno com diagnóstico de autismo o direito à assistência de um profissional de apoio, o mediador escolar. No entanto, relatos de educadores e pais nos revelam que, muitas vezes, a criança autista é tomada como um ser fora da linguagem, com déficits cognitivos e sociais, que precisa ser reeducada. Assim, a pesquisa tem como objetivo contribuir para a inclusão escolar desses sujeitos e traçar vias de trabalho para o clínico na instituição de ensino. Adota-se como fundamentação teórica a psicanálise lacaniana que tem como pilar a escuta do sujeito em sua singularidade. Frente ao mundo caótico e a demanda do outro, o autista busca uma imutabilidade constante, encontrando nos objetos inanimados recursos para lidar com tal desorganização Maleval (2017). Ele se isola em seu mundo e recusa a enunciação, o que, se, por um lado, o deixa mais protegido da angústia, por outro, produz sofrimento em solidão. Assim, a criança pode encontrar em seus objetos e invenções um apoio para o acesso a aprendizagem (LAURENT, 2014). A pesquisa tem natureza teórico-clínica, de caráter não-quantitativo, sem recurso a estudos de caso na atual etapa da investigação. A metodologia sustenta-se, por conseguinte, na solidariedade entre experiência e referencial teórico, recorrendo a casos descritos pela literatura e relatos de autistas de alto rendimento conceitualmente articulados ao ensino de Lacan e autores contemporâneos. O procedimento consiste em circunscrever a problemática da inclusão, tratá-la conceitualmente e retornar ao campo da mediação escolar a fim de delinear o trabalho orientado pela psicanálise no âmbito escolar. Contatamos, a título de resultados parciais, que o manejo clínico orientado pela psicanálise possibilitou uma maior abertura ao laço social, redução de episódios de crise e abertura à aprendizagem. Nossa discussão aponta para a inserção do mediador como uma presença na qual este suspende seu saber para dar lugar à subjetividade, favorecendo as invenções e a possibilidade de que a criança o tome como parceiro em seu trabalho psíquico de ampliação de circuitos sociais e de aprendizagem. Conclui-se que a inclusão escolar requer o trabalho com a singularidade, ao invés de buscar apagá-la. Considera-se, assim, que o mediador orientado pela psicanálise pode contribuir com um manejo clínico que dá lugar ao sujeito. BRASIL, Lei nº 13.146/2015. Lei brasileira de Inclusão. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146 Acesso em 18 nov. 2020 MALEVAL, Jean-Claude. O autista e a sua voz. Editora Blucher, 2017 LAURENT, Éric. A batalha do autismo: da clínica à política. 1 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SERFATY, Juliana de Carvalho. PSICANÁLISE E MEDIAÇÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315720-PSICANALISE-E-MEDIACAO-ESCOLAR-NA-INCLUSAO-DE-CRIANCAS-AUTISTAS. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

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