OS OBSTÁCULOS NA PRÁTICA DO DIAGNÓSTICO DE TDAH

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
OS OBSTÁCULOS NA PRÁTICA DO DIAGNÓSTICO DE TDAH
Autores
  • Luan Gall Gagliardi Quaresma Ramos
  • yasmin alves anjo
  • Mariana de Almeida Nogueira Redmond
  • Ana Luisa de Souza Abreu
  • Renan Oliveira Paiva Santos
  • FILIPE HERKENHOFF CARIJO
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315310-os-obstaculos-na-pratica-do-diagnostico-de-tdah
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
TDAH, Diagnóstico, Problemáticas no diagnóstico, Infância
Resumo
Nas últimas décadas, o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vem crescendo em crianças e adolescentes no Brasil e no mundo, sendo o transtorno mais diagnosticado nessa faixa etária (Davidovitch et al, 2017). Esse crescimento tem levantado várias questões, como a dificuldade em se separar o normal do patológico, a medicalização de questões da escola e da infância, entre outros. Essas questões tornam necessária uma discussão do diagnóstico de TDAH. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar a atual maneira como se realiza esse diagnóstico, discutindo alguns dos problemas que se levantam para essa prática. A análise desses problemas, realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica da literatura psiquiátrica e psicológica sobre o tema (em plataformas como a da CAPES, SciElo, PubMed, entre outras), é feita em duas partes. De um lado, analisamos problemas que surgem na busca por marcadores biológicos para o transtorno, bem como para a delimitação de critérios diagnósticos, tais como propostos pelas sucessivas edições do DSM. De outro lado, discutimos problemas com o diagnóstico de TDAH na práxis clínica, utilizando estudos empíricos que discutem como o diagnóstico tem sido feito por profissionais da saúde. A relação entre esses dois eixos de problemas é, então, discutida. Como resultados preliminares, pode-se apontar para problemas como o alargamento dos critérios de diagnóstico nos manuais, o caráter não puramente médico de noções de normalidade e patologia, o problema do viés heurístico no diagnóstico, as discrepâncias causadas por gênero, raça e classe social, diferenças de percepção entre pais e professores, entre outros. Nesse sentido, a identificação do transtorno encontra dificuldades tanto na formulação de manuais, que é permeada por controvérsias, quanto na prática clínica, uma vez que até a aplicação dos critérios de diagnóstico se mostra um desafio. Como consequência desses quadros, foram encontrados dados que sugerem um excesso de diagnósticos de TDAH em crianças e adolescentes, ou seja, amostras que, mesmo tomando os critérios do DSM como referência, apresentam um grande número de falsos-diagnósticos (Bruchmüller e Schneider, 2012). Acreditamos que isso seja um problema, visto que os desdobramentos do diagnóstico podem envolver a estigmatização e a medicalização de indivíduos e de questões escolares, podendo até mesmo causar danos psicológicos e dificultar a integração social da criança (Thomas et al, 2013). Dentro disso, a importância do presente estudo se dá pela necessidade de evidenciar os problemas presentes no diagnóstico de TDAH. Deixar claras essas dificuldades contribui para que seja possível, no futuro, apontar possíveis resoluções ou avanços que visem minimizar o excesso de diagnósticos do transtorno. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Bruchmüller, K. e Schneider, J. M. S. Is ADHD Diagnosed in Accord With Diagnostic Criteria? Overdiagnosis and Influence of Client Gender on Diagnosis. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 2012. v. 80, n. 1, p. 128-138. Davidovitch, M. et al. Challenges in defining the rates of ADHD diagnosis and treatment: trends over the last decade. BMC Pediatrics, 2017. v. 17, n. 218. Thomas, R. et al. Attention-deficit/hyperactivity disorder: are we helping or harming? British Medical Journal (BMJ), 2013. v. 347, n. 7932.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAMOS, Luan Gall Gagliardi Quaresma et al.. OS OBSTÁCULOS NA PRÁTICA DO DIAGNÓSTICO DE TDAH.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315310-OS-OBSTACULOS-NA-PRATICA-DO-DIAGNOSTICO-DE-TDAH. Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes