A NETFLIX DAS ACADEMIAS: O GYMPASS COMO UM GERADOR DE CONFIANÇA E SATISFAÇÃO PARA COM SEUS CONSUMIDORES FINAIS EM RELAÇÃO AO SERVIÇO QUE OFERECE.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A NETFLIX DAS ACADEMIAS: O GYMPASS COMO UM GERADOR DE CONFIANÇA E SATISFAÇÃO PARA COM SEUS CONSUMIDORES FINAIS EM RELAÇÃO AO SERVIÇO QUE OFERECE.
Autores
  • Anna Beatriz Lima Vargas
  • Alda Rosana Duarte de Almeida
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Comunicação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315298-a-netflix-das-academias--o-gympass-como-um-gerador-de-confianca-e-satisfacao-para-com-seus-consumidores-finais-em
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Serviço; Gympass; Satisfação; Confiança
Resumo
Nos últimos anos tem-se notado que cada vez mais o jeito de consumir está mudando e basta olharmos para serviços como o Netflix e o Spotify como sendo uma forma nova do consumo de filmes e músicas, respectivamente, se utilizando das plataformas digitais. O Gympass, da mesma forma, oferece através da plataforma o consumo de atividades físicas, com muito mais liberdade e flexibilidade, suprindo uma demanda daqueles que tem pouco tempo para se exercitar. O serviço Gympass oferece, através de seu aplicativo e do site, uma gama de atividades físicas para os usuários cadastrados, como academias de ginástica. Criado no Brasil em 2012, atualmente está presente em quatorze países com mais de 47 mil estabelecimentos conveniados, mais de 800 atividades físicas oferecidas e mais de 2.000 clientes corporativos. Hoje foca no mercado empresarial, oferecendo a empresas o benefício da academia para ofertarem a seus funcionários. Ao entender essa nova forma de consumo, as empresas podem dimensionar as reais necessidades dos seus clientes em potencial desenvolvendo um bom Marketing de Relacionamento, que resultará na fidelidade deles (KOTLER; KELLER, 2006). Assim, é necessário entendermos se a demanda do cliente está sendo atendida de forma satisfatória (FILHO; GUERRA; MOURA, 2004) e se uma relação de confiança está sendo criada (DEMO; ROZZETT, 2010) entre o serviço oferecido e o mercado consumidor. Ter em mente que o mercado é competitivo e que empresas que não trazem algum diferencial ou se mostram preocupadas com o seu cliente vão acabar caindo no esquecimento, é fundamental. Consequentemente, o presente trabalho tem como objetivo entender a relação do usuário do serviço utilizando dois conceitos importantes no Marketing de Serviços: a satisfação e a confiança que o cliente desenvolve. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa através de entrevistas em profundidade com 12 usuários ativos da plataforma. Concluiu-se que os entrevistados consideram o serviço personalizado, tendo como pontos positivos, a cobrança de um preço justo, a enorme oferta de espaços físicos de qualidade, com diversas atividades e horários para a prática. Como pontos negativos a má usabilidade do aplicativo e o fato de só poder fazer um só check in por dia, porém não foram suficientes para diminuir a satisfação explicitada, uma vez que os mesmos indicariam o serviço para amigos. A flexibilidade oferecida foi muito referenciada pelos entrevistados, assim como a honestidade do serviço, pois desde antes de o cliente aderir, ele já sabe tudo que tem direito dentro daquele pacote específico. Assim, verificou-se que a satisfação e a confiança dos clientes no serviço é latente, sendo este um diferencial dentro de um segmento fitness cada vez mais concorrido. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: FILHO, Cid; GUERRA, Renato; MOURA, Alexandre. Mensuração da Satisfação, Qualidade, Lealdade, Valor e Expectativa em Instituições de Ensino Superior: um Estudo do Modelo ACSI Através de Equações Estruturais. Gestão.Org, v. 2, n. 1, jan./abr. 2004. Disponível em: www.gestaoorg.dca.ufpe.br Acesso em: 20 out 2019. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Laner. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson/Prentice-Hall, 2006 ROZZETT, K.; DEMO, G. Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC). Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 4, p. 383-395, 2010.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VARGAS, Anna Beatriz Lima; ALMEIDA, Alda Rosana Duarte de. A NETFLIX DAS ACADEMIAS: O GYMPASS COMO UM GERADOR DE CONFIANÇA E SATISFAÇÃO PARA COM SEUS CONSUMIDORES FINAIS EM RELAÇÃO AO SERVIÇO QUE OFERECE... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315298-A-NETFLIX-DAS-ACADEMIAS--O-GYMPASS-COMO-UM-GERADOR-DE-CONFIANCA-E-SATISFACAO-PARA-COM-SEUS-CONSUMIDORES-FINAIS-EM. Acesso em: 25/05/2025

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