PREPARAÇÃO CORPORAL INTEGRADA A ELEMENTOS MUSICAIS: A EXPERIÊNCIA COM O GRUPO DE PESQUISA PARTITURA ENCENADA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PREPARAÇÃO CORPORAL INTEGRADA A ELEMENTOS MUSICAIS: A EXPERIÊNCIA COM O GRUPO DE PESQUISA PARTITURA ENCENADA
Autores
  • Valéria dos Santos Cardozo
  • Lenine Vasconcellos de Oliveira
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Dança e movimento
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314951-preparacao-corporal-integrada-a-elementos-musicais--a-experiencia-com-o-grupo-de-pesquisa-partitura-encenada
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
preparação corporal, elementos musicais , encenação
Resumo
O projeto de pesquisa Partitura Encenada da área de Linguística, Letras e Artes do CNPQ, tem uma identidade particular: partir da partitura musical para o fazer dança, investigando possibilidades de construção cênica que se utilizam de bailarinos, músicos, voz e instrumentos musicais. Desde o segundo semestre de 2018 assumi a preparação corporal do grupo, acumulando as atividades como intérprete. No tempo em que preparei o grupo para os ensaios, utilizei conhecimentos que já havia adquirido na graduação em Dança. Descobri no caminho da preparação como a conversa entre dança e música pode ser um elemento rico, explorando formas diversas de trabalhar o pulso e a precisão de movimento entre outros elementos que ofereciam a possibilidade de explorar a relação entre música e dança. Durante o processo, os materiais usados foram alguns instrumentos musicais, o metrônomo, (com o qual trabalhamos intensamente durante o processo de preparação para o projeto de pesquisa “Ostinatos”, apresentado em 2018 e 2019). A metodologia utilizada foram os Fundamentos da Dança, de Helenita de Sá Earp. Para cada preparação corporal exploramos intensamente o andamento utilizado no espetáculo (160 BPM), buscando construir, através da relação com o pulso, um caminho de unidade cênica para o grupo, aprofundando as relações de tempo e espaço em cena. Outras atividades foram experimentadas para trabalhar o corpo e a voz de maneira integrada, por exemplo, durante o alongamento a cada segmento do corpo era associada uma vogal que deveria ser cantada na duração do movimento realizado. Ainda explorando a precisão musical aplicada ao trabalho de corpo, foram trabalhadas algumas sequências coreográficas com rolamentos e variações de locomoção que deveriam ser realizadas com duração de quatro tempos cada, depois dois tempos, por fim um tempo, sempre e ativando e integrando a respiração junto à atividade. Para trabalhar a dinâmica do movimento utilizamos imagens de elementos macios, rígidos, leves e pesados para, a partir da condução vocal, criar movimentos com a intensidade sugerida por cada elemento falado, sempre com foco na precisão do movimento. Em dupla com os instrumentos musicais, um tocava e o outro se movimentava a partir do som do instrumento, violão, chocalho, dentre outros, exercitando também o ouvido musical integrado ao trabalho corporal. Como esperado, o processo de apreensão dos conteúdos trabalhados não foi uniforme, sendo que alguns integrantes demoraram mais a compreender o pulso no corpo e outros conseguiram absorver mais rapidamente. Pôde-se verificar que o grupo como um todo apresentou um amadurecimento na precisão do movimento. A relação com o instrumento musical ficou mais natural como uma extensão do próprio corpo, em pequenas cenas desenvolvidas em solos, duos, trios e coreografias em grupo, agregando voz e instrumento ao movimento corporal. Referências COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música. São Paulo: É Realizações, 2013. MED, Bohumil. Ritmo. 4ª ed. ampl. Brasília: Musimed, 1986. ______. Teoria da Música. 4ª ed. rev. e ampl. Brasília: Musimed, 1996. MOTTA, Maria Alice, Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem epistemológica à luz da Teoria das Estranhezas. Niterói: UFF/IACS, 2006.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOZO, Valéria dos Santos; OLIVEIRA, Lenine Vasconcellos de. PREPARAÇÃO CORPORAL INTEGRADA A ELEMENTOS MUSICAIS: A EXPERIÊNCIA COM O GRUPO DE PESQUISA PARTITURA ENCENADA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314951-PREPARACAO-CORPORAL-INTEGRADA-A-ELEMENTOS-MUSICAIS--A-EXPERIENCIA-COM-O-GRUPO-DE-PESQUISA-PARTITURA-ENCENADA. Acesso em: 12/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes