ANÁLISE DE DADOS EDUCACIONAIS PARA TOMADA DE DECISÕES

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ANÁLISE DE DADOS EDUCACIONAIS PARA TOMADA DE DECISÕES
Autores
  • João Pedro Freire
  • Laura de Oliveira Fernandes Moraes
  • Carla Amor Divino Moreira Delgado
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Ciência da Computação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314925-analise-de-dados-educacionais-para-tomada-de-decisoes
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
mineração de dados educacionais, learning analytics, dashboards, educação em ciência da computação
Resumo
O uso de plataformas educacionais online tem crescido rapidamente e, junto a isso, a quantidade de dados coletados por meio dessas tecnologias. Explorar e analisar os dados educacionais de forma a trazer às partes interessadas informações que possam ajudá-las a decidir melhorias nas metodologias de aprendizado e na gestão do investimento de recursos no processo de ensino é um desafio. Para apoiar esse processo, é necessário produzir visualizações que apresentem os dados coletados e processados às partes interessadas. Com esse intuito, dashboards podem ser empregados para mostrar as informações relevantes por meio de gráficos e medidores de forma prática [3]. Este trabalho tem como objetivo a investigação de estratégias relacionadas à análise, relacionamento e de visualização dados que possuam impacto no aprendizado em uma plataforma online de ensino de programação, a fim de ajudar alunos e professores no processo de tomada de decisões. Através da melhoria da experiência do usuário, espera-se que alguns processos sejam aperfeiçoados, como a realização de atividades pelos alunos e as avaliações feitas pelos professores. Além disso, serão introduzidos dashboards que resgatam os dados provenientes do sistema e os apresentam de forma significativa aos usuários. Em um primeiro momento, questionamentos feitos por professores, gestores acadêmicos e alunos durante o processo de aprendizado foram levantados a partir da literatura na área [1, 2]. A partir dos questionamentos, definiu-se os dados necessários para respondê-los, aprimorando o sistema para coletar os dados ainda não disponíveis. Com o intuito de responder aos questionamentos levantados, diferentes visualizações foram pensadas e disponibilizadas. Os dashboards estão em fase de implementação e serão testados ao longo do próximo semestre. O grande desafio dessa área de pesquisa é transformar os dados educacionais em boas visualizações, que possam causar mudanças relevantes no processo de aprendizagem e ensino. O interesse na análise das atividades dos alunos não é novo, mas a principal dificuldade encontrada em projetos semelhantes é buscar parâmetros para medir os resultados do uso dessas informações. Futuramente, um dos desafios do trabalho será medir e avaliar os impactos das mudanças realizadas. [1] Bele, J. L., Bele, D., & Loncanc, V. A. (2015, September). Business intelligence in e-learning. In 2015 International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL) (pp. 369-375). IEEE. [2] Park, Y., & Jo, I. H. (2015). Development of the learning analytics dashboard to support students’ learning performance. Journal of Universal Computer Science, 21(1), 110. [3] Schwendimann, B. A., Rodriguez-Triana, M. J., Vozniuk, A., Prieto, L. P., Boroujeni, M. S., Holzer, A., ... & Dillenbourg, P. (2016). Perceiving learning at a glance: A systematic literature review of learning dashboard research. IEEE Transactions on Learning Technologies, 10(1), 30-41.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREIRE, João Pedro; MORAES, Laura de Oliveira Fernandes; DELGADO, Carla Amor Divino Moreira. ANÁLISE DE DADOS EDUCACIONAIS PARA TOMADA DE DECISÕES.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314925-ANALISE-DE-DADOS-EDUCACIONAIS-PARA-TOMADA-DE-DECISOES. Acesso em: 27/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes