VELOCIDADE DE LEITURA ORAL: A INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO LEXICAL EM CRIANÇAS DOS 3º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
VELOCIDADE DE LEITURA ORAL: A INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO LEXICAL EM CRIANÇAS DOS 3º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Maria Carolina Soares Monteiro de Barros
  • Luisa Schmoelzmeier
  • Carolina Lopes Maciel
  • Victoria Azevedo Lima Dos Santos
  • Jane Correa
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314907-velocidade-de-leitura-oral--a-influencia-do-processamento-lexical-em-criancas-dos-3-e-5-anos-do-ensino-fundamen
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
velocidade de leitura textual, processamento lexical, vocabulário
Resumo
A leitura é uma habilidade fundamental para o sucesso escolar, sendo o processamento lexical um dos aspectos fundamentais para que leitura ocorra. O vocabulário e a velocidade de acesso à palavra compõem esse processamento. O vocabulário é caracterizado quantitativamente, por meio da sua amplitude, ou seja, quantas palavras são conhecidas por uma pessoa, e qualitativamente, pela sua profundidade, que significa o quanto de conhecimento se possui de cada palavra conhecida (GUIMARAES; MOUSINHO, 2019). Além disso, no que se refere ao processamento cognitivo da palavra, é necessário considerar a velocidade de acesso a esse mesmo vocabulário no léxico mental. Considerando esses aspectos, o objetivo do trabalho é investigar a relação entre as habilidades do processamento lexical e a velocidade de leitura em estudantes do 3º e 5º ano do ensino fundamental. A especificidade na escolha desses anos escolares se refere, respectivamente, ao que seria o final do ciclo de alfabetização, seguido pelo final do primeiro segmento do ensino fundamental. O estudo contou com a participação de 81 crianças de uma escola municipal do Rio de Janeiro, sendo 41 estudantes do 3º ano e 40 do 5º ano. As crianças foram entrevistadas individualmente, e foram solicitadas a realizar uma tarefa de leitura oral e três tarefas para avaliar o processamento lexical, sendo estas: o Teste Infantil de Nomeação (TIN), o subteste de Vocabulário da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e a tarefa de Nomeação Automatizada Rápida (NAR) de objetos. Para examinar a relação de cada tarefa com a velocidade de leitura oral, foi empregado o teste de correlação de Pearson. Em ambos os anos escolares, a leitura oral correlacionou-se significativamente com o TIN e o Vocabulário. No entanto, apenas o 3º ano apresentou correlação inversa significativa entre a velocidade de acesso (NAR) e a leitura oral. Os resultados encontrados demonstram que os componentes do processamento lexical são importantes para a velocidade de leitura. Ambos os aspectos do vocabulário, amplitude e profundidade, mostraram-se importantes para a leitura desde o ciclo da alfabetização. Contudo, os dados apontam que a habilidade de nomeação automatizada rápida possui influência significativa apenas para a leitura das crianças de 3º ano. Isso pode ser um indicativo da importância do processamento fonológico nos anos iniciais de aprendizado da leitura. Com maior participação das crianças em contextos de letramento, a leitura passa a ser um processo cada vez mais automático. O reconhecimento automatizado das palavras sugere o desenvolvimento de uma rota visual para a leitura com o progresso da escolaridade. REFERÊNCIAS BLIBIOGRÁFICAS CORREA, J.; FERREIRA, J. M. O cérebro que aprende a ler. In: SANTOS, M. J.; BARRERA, S. D. (Org.). Aprender a ler e escrever: bases cognitivas e práticas pedagógicas. 1ed. São Paulo: Vetor, 2019. v. 1, p. 19-32. GUIMARAES, S. B.; MOUSINHO, R. Papel do Vocabulário para as Habilidades de Compreensão Leitora. Psico-USF, 2019. v. 24, n. 4, p. 685-697.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, Maria Carolina Soares Monteiro de et al.. VELOCIDADE DE LEITURA ORAL: A INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO LEXICAL EM CRIANÇAS DOS 3º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314907-VELOCIDADE-DE-LEITURA-ORAL--A-INFLUENCIA-DO-PROCESSAMENTO-LEXICAL-EM-CRIANCAS-DOS-3-E-5-ANOS-DO-ENSINO-FUNDAMEN. Acesso em: 04/05/2025

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