UTILIZAÇÃO DE CADEIAS DE MARKOV PARA FUSÃO DE ESTILOS MUSICAIS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
UTILIZAÇÃO DE CADEIAS DE MARKOV PARA FUSÃO DE ESTILOS MUSICAIS
Autores
  • Vinicius Ramos Braga
  • Liduino Jose Pitombeira de Oliveira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Música
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314623-utilizacao-de-cadeias-de-markov-para-fusao-de-estilos-musicais
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Cadeias de Markov, Sistemas Composicionais, Composição Musical.
Resumo
Neste trabalho investigamos a utilização de cadeias de Markov para a fusão de obras musicais de diferentes estilos e, dessa maneira, possibilitar a criação de obras inéditas. As cadeias de Markov são um processo estocástico que possuem a propriedade markoviana, ou seja, em uma sequência de espaços de estados finitos, a definição do n-ésimo + 1 passo depende apenas do estado atual. Dessa forma, ao analisar uma obra musical, podemos calcular as probabilidades que um determinado autor traçou ao fazer suas próprias escolhas composicionais. Para este trabalho, uma nova obra - denominada “Fuinha linda” - para piano solo, foi composta com o intuito de preservar as características rítmicas e as configurações pianísticas do choro O corta jaca, de Chiquinha Gonzaga, e as características harmônicas do impressionismo de Arabesque N.1, de Claude Debussy. O primeiro passo consistiu em uma análise das obras para determinar, na obra de Chiquinha Gonzaga, a estrutura rítmica e a configuração de cada mão; e na obra de Debussy, a estrutura harmônica, incluindo-se aqui uma diferenciação para tríades, tétrades, péntades e suas inversões. Com base nessa análise, foram construídas seis matrizes de transição: três para a obra de Gonzaga e três para a obra de Debussy. Em seguida, esses dados serviram de insumo para um software desenvolvido em Python que é responsável por gerenciá-los. Primeiramente, são sorteados os valores de duração das notas de maneira a alocá-las na fórmula de compasso escolhida ( 4/4 ) e, uma vez que as durações em um compasso são definidas, o programa escolhe como será feita a distribuição dessas notas no tempo, de acordo com as técnicas pianísticas apresentadas na obra de Gonzaga. Após esse processo, o programa consulta as matrizes de transição geradas a partir da obra de Debussy para sortear - por compasso - o número de acordes, o acorde propriamente dito, sua inversão e se possui ou não tensões. Esse processo é repetido tantas vezes quanto o compositor julgar necessário. Todos os dados são armazenados em um arquivo de texto e podem servir de material para outras obras futuras. Os referenciais teóricos para a elaboração da pesquisa foram o artigo de Hugo Carvalho (2019), que define o conceito de cadeia de Markov e discute suas aplicações no âmbito musical, o capítulo do livro Composing Music with Computers (MIRANDA, 2004) que oferece diversas ferramentas para a composição assistida por computadores e o artigo de Medeiros et al (2011) que traz uma aplicação musical prática dos conceitos explicitados musicalmente no campo das cadeias de Markov. Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa Desenvolvimento de sistemas composicionais desenvolvido pelo orientador no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, e faz parte de uma investigação cujo objetivo é traduzir em números um determinado estilo de maneira mais rápida e eficiente para os fins de análise e composição. Referências CARVALHO, Hugo Tremonte de. An Introduction to Markov Chains in Music Composition and Analysis, Rio de janeiro: Musmat v.3, n.2, 2019. MEDEIROS, R. J. V.; SANTOS, R. S.; PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem Sistêmica baseada em Cadeias de Markov. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, Uberlândia: UFU, 2011. MIRANDA, Eduardo Reck. 2004. Composing Music with Computers. Oxford: Focal Press, 2004.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Vinicius Ramos; OLIVEIRA, Liduino Jose Pitombeira de. UTILIZAÇÃO DE CADEIAS DE MARKOV PARA FUSÃO DE ESTILOS MUSICAIS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314623-UTILIZACAO-DE-CADEIAS-DE-MARKOV-PARA-FUSAO-DE-ESTILOS-MUSICAIS. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

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