PESQUISA APLICADA PARA DESENVOLVIMENTO DE REPOSITÓRIO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (BIBEAD)

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PESQUISA APLICADA PARA DESENVOLVIMENTO DE REPOSITÓRIO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (BIBEAD)
Autores
  • Catarina Barreto Malheiro Pereira
  • Maria José Veloso da Costa Santos
  • Nadir Ferreira Alves
  • Nysia Oliveira de Sá
  • Ana Maria Ferreira de Carvalho
  • José Antônio Gameiro Salles
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)/Ciência da Informação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314486-pesquisa-aplicada-para-desenvolvimento-de-repositorio-de-recursos-educacionais-abertos-(rea)-dos-materiais-didati
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Biblioteconomia, Ensino a Distância, Repositórios Digitais, Recursos Educacionais Abertos
Resumo
O Curso de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância (BibEaD) é fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), e tem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em atendimento ao Edital CAPES nº 012/2012, como instituição selecionada para gerenciar a elaboração dos materiais didáticos do BibEaD. O referido curso será ofertado por quatorze instituições públicas de ensino superior (IPES) do Brasil, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em face da carência de profissionais da área de Biblioteconomia, sobretudo no interior do país. A produção dos materiais didáticos do BibEaD contou com a participação de designers instrucionais (DI), designers gráficos (DG) e revisores de prova (RP) ligados ao Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), além de contar com a atuação de normalizadores e aproximadamente 100 docentes situados em diversas partes do país, que atuaram na elaboração dos conteúdos de 52 (89,65%) das 58 disciplinas que compõem o projeto pedagógico do curso. A produção destes materiais teve o apoio de bibliotecários, analistas de tecnologia da informação e comunicação da UFRJ e da Comissão de Gerenciamento (CG), composta por uma equipe de docentes do Curso de Biblioteconomia e Unidades de Informação (CBG) da UFRJ, nomeados pela Portaria nº 6.362 de 10 de julho de 2018 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2018). Quanto aos procedimentos metodológicos deste trabalho, se fez pesquisa aplicada, pois se caracteriza por “[...] seu interesse prático, isto é, que os resultados sejam aplicados ou utilizados, imediatamente, na solução de problemas que ocorrem na realidade.” (MARCONI; LAKATOS, 2002, p. 20). O objetivo da pesquisa é desenvolver estrutura de repositório que adote metadados para captura e transferência dos 52 materiais didáticos concluídos para posterior transferência para o repositório de recursos educacionais abertos (RREA) do Portal EduCapes. O Portal disponibiliza em domínio público e em acesso aberto o material depositado, conforme recomendações da Declaração REA de Paris (DECLARAÇÃO..., 2012). Assim, para análise e definição dos metadados serão considerados os critérios de portabilidade, interoperabilidade e acessibilidade bem como os que garantam a qualidade da representação descritiva, temática, normalização documental e indexação desses materiais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CONGRESSO MUNDIAL SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS, 2012, Paris. Declaração REA de Paris em 2012. Paris: UNESCO, 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html. Acesso em: 23 nov. 2020. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 282 p. ISBN 85-224-3263-5. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Portaria nº 6362, de 10 de julho de 2018. Altera a constituição da Comissão de Gerenciamento de Produção de Material Didático do curso de Biblioteconomia. Boletim: parte 3: Rio de Janeiro, n. 27, p. 1-2, 10 jul. 2018 Extraordinário. Disponível em: http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2018/27-2018-Extraordinrio---3a-Parte.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Catarina Barreto Malheiro et al.. PESQUISA APLICADA PARA DESENVOLVIMENTO DE REPOSITÓRIO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (BIBEAD).. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314486-PESQUISA-APLICADA-PARA-DESENVOLVIMENTO-DE-REPOSITORIO-DE-RECURSOS-EDUCACIONAIS-ABERTOS-(REA)-DOS-MATERIAIS-DIDATI. Acesso em: 07/06/2025

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