FAKE ONLINE REVIEWS EM RESTAURANTES: INTENÇÃO DE BOICOTE OU INTENÇÃO DE BUYCOTT DE TELESPECTADORES DO PROGRAMA PESADELO NA COZINHA?

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
FAKE ONLINE REVIEWS EM RESTAURANTES: INTENÇÃO DE BOICOTE OU INTENÇÃO DE BUYCOTT DE TELESPECTADORES DO PROGRAMA PESADELO NA COZINHA?
Autores
  • Sergio Pimenta Maciel
  • Arthur Bittencourt
  • Breno de Paula Andrade Cruz
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Nutrição
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314422-fake-online-reviews-em-restaurantes--intencao-de-boicote-ou-intencao-de-buycott-de-telespectadores-do-programa-pe
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
fake online reviews, social tv, gastronomia, boicote.
Resumo
Esta investigação tem como objetivo geral verificar a existência de fake online reviews na plataforma Google Reviews nos sete estabelecimentos que participaram da segunda temporada do programa Pesadelo na Cozinha. Especificamente, busca-se: (a) identificar os percentuais de avaliações reais e fake online reviews, através de análise minuciosa do conteúdo da avaliação (se descreve a experiência, os pratos, acontecimentos, fotos), do perfil do avaliador (se é Local Guide, número de avaliações submetidas), se é um comentário com “meme” do Chef Érick Jacquin; (b) identificar o restaurante que obteve o maior número absoluto de fake online reviews; e (c) realizar um teste de hipótese para verificar a proporção dos grupos em relação a avaliação indicar intenção de boicote ou intenção de buycott (CRUZ, 2017). Assim, um banco de dados primários foi construído com 2.549 avaliações para apresentar estatísticas descritivas e realizar um Teste Z de Duas Proporções para indivíduos que deram uma ou duas estrelas para os restaurantes. Foi verificado que 63,12% foram fake online reviews (não houve experiência real de consumo) e possivelmente estas avaliações foram escritas a partir do momento que usuários do Google Reviews assistiram aos episódios do programa, explicitando o fenômeno Social TV (CRUZ, 2016), que consiste no ato de assistir a um acontecimento ou programa de TV e comentar sobre ele nas redes sociais. A hipótese única do trabalho foi confirmada (p-valor <0,001), o que significa concluir que avaliadores que escreveram falsas avaliações tiveram maior proporção em atribuir 1 ou 2 estrelas do que avaliadores que tiveram uma experiência real e que também atribuíram a mesma quantidade de estrelas. Ou seja, pessoas que não foram ao restaurante se sentem no direito de avaliar e atribuir uma nota baixa sem ter uma experiência real, impactando na diminuição da nota do estabelecimento e sua imagem. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CRUZ, B. P. A. Curtir, Comentar e Compartilhar: Redes Sociais Virtuais e TV no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2016. CRUZ, B. P. A. Boicote Social.Revista Brasileira de Gestão de Negócios,v. 19, n. 63, 2017.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACIEL, Sergio Pimenta; BITTENCOURT, Arthur; CRUZ, Breno de Paula Andrade. FAKE ONLINE REVIEWS EM RESTAURANTES: INTENÇÃO DE BOICOTE OU INTENÇÃO DE BUYCOTT DE TELESPECTADORES DO PROGRAMA PESADELO NA COZINHA?.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314422-FAKE-ONLINE-REVIEWS-EM-RESTAURANTES--INTENCAO-DE-BOICOTE-OU-INTENCAO-DE-BUYCOTT-DE-TELESPECTADORES-DO-PROGRAMA-PE. Acesso em: 31/05/2025

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