ELABORAÇÃO DA MATRIZ SWOT PARA EMPREENDIMENTOS GASTRONÔMICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA COM DISCENTES DE GASTRONOMIA DA UFRJ

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ELABORAÇÃO DA MATRIZ SWOT PARA EMPREENDIMENTOS GASTRONÔMICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA COM DISCENTES DE GASTRONOMIA DA UFRJ
Autores
  • Arthur Bittencourt
  • Raquel Alves da Silva da Costa
  • Breno de Paula Andrade Cruz
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Nutrição
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314416-elaboracao-da-matriz-swot-para-empreendimentos-gastronomicos--uma-experiencia-de-ensino-e-pesquisa-com-discentes-
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
SWOT, Matriz, Administração, Gastronomia.
Resumo
A Matriz SWOT foi apresentada por Albert Humphrey na década de 1970 e se tornou uma das ferramentas mais conhecidas no mercado e nos cursos de tecnólogo e bacharelado em Administração e áreas afins. Na construção das teorias em Planejamento Estratégico, a Matriz SWOT é a principal ferramenta da Escola do Design - a primeira escola da Estratégia apresentada no livro Safári de Estratégia (MINTZBERG et. al, 1998). O acrônimo SWOT vem das palavras em Inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em Português usualmente utilizamos os termos Pontos Fortes, Oportunidades, Pontos Fracos e Ameaças - o que forma o acrônimo FOFA. Tendo esse modelo explicado, o presente trabalho refere-se a um levantamento das Matrizes SWOT de 23 empreendimentos gastronômicos da região metropolitana do Rio de Janeiro. Estes dados foram coletados de maneira observacional e entrevistas por alunos da matéria de Planejamento Estratégico do curso de Gastronomia da UFRJ. a fim de identificar um modelo de frequência em cada quadrante da Matriz, podendo assim, identificar um padrão para a construção de um modelo observacional a ser seguido por futuros empreendimentos gastronômicos -ou não-, para que os erros apontados sejam levados em consideração na abertura de seus negócios, trazendo a administração e o planejamento estratégico como um aliado ao sucesso do empreendimento. A partir do refinamento dos dados e a escolha pelas quatro categorias fechadas na Análise de Conteúdo (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças), podemos explicar os resultado como: i) Pontos Fortes: A qualidade dos produtos e serviços e sua variedade nos empreendimentos gastronômicos desta pesquisa foram os itens com maior frequência nessa base de dados. Isso sinaliza que para pequenos e médios empreendimentos na região metropolitana do Rio de Janeiro a qualidade dos produtos ou serviços é essencial para gestores/proprietários; ii) Pontos Fracos: A principal característica identificada como ponto fraco neste estudo é o espaço físico limitado dos empreendimentos gastronômicos. iii) Ameaças: Os concorrentes compõem a principal ameaça para os empreendimentos. O Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter (PORTER, 2004) já discute que quanto maior for a rivalidade em um mercado, maior será o impacto da atuação dos concorrentes. Ao considerarmos a Gastronomia como um mercado com alta rivalidade, a atuação dos concorrentes tende a ser agressiva; iv) Oportunidades: identificamos como principal oportunidade a localização estratégica do empreendimento. Conclui-se que, um modelo organizacional coerente e bem desenvolvido evita possíveis erros que levem à falência do empreendimento, assim como garante acertos que aumentem seus lucros, garantindo que instrumentos gerenciais são parte de qualquer negócio e necessários para atingir objetivos concretos dentro e fora de um nicho. Referências Bibliográficas MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 1998. 299 p. PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BITTENCOURT, Arthur; COSTA, Raquel Alves da Silva da; CRUZ, Breno de Paula Andrade. ELABORAÇÃO DA MATRIZ SWOT PARA EMPREENDIMENTOS GASTRONÔMICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA COM DISCENTES DE GASTRONOMIA DA UFRJ.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314416-ELABORACAO-DA-MATRIZ-SWOT-PARA-EMPREENDIMENTOS-GASTRONOMICOS--UMA-EXPERIENCIA-DE-ENSINO-E-PESQUISA-COM-DISCENTES-. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

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