A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE MÉTODOS DE ENSINO E(M) DANÇA DE SALÃO: UMA SÍNTESE DE INVESTIGAÇÃO.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE MÉTODOS DE ENSINO E(M) DANÇA DE SALÃO: UMA SÍNTESE DE INVESTIGAÇÃO.
Autores
  • Erik Giuseppe Barbosa Pereira
  • Victoria Sanches Cunha Leite De Morais
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Educação Física
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314270-a-producao-cientifica-brasileira-sobre-metodos-de-ensino-e(m)-danca-de-salao--uma-sintese-de-investigacao
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Dança de salão, métodos de ensino, aprendizagem
Resumo
O objetivo desse estudo foi averiguar, a partir da produção científica brasileira, as conexões presentes entre Métodos de Ensino (ME) e Dança de Salão (DS). A metodologia usada foi de caráter qualitativo descritivo, utilizando a síntese de investigação como estratégia (COOPER E HEDGES, 2009). As bases de utilizadas foram: Google acadêmico, Scielo, Portal de Acesso Livre Periódicos Capes, DOAJ e Realycs. As buscas foram realizadas pela autoria entre 18 de setembro e 05 de outubro de 2020 e, para filtrar e selecionar os documentos que comporiam o trabalho foram estabelecidos os seguintes critérios: De inclusão: 1- ser de acesso público e gratuito às publicações; 2- disponibilizar conteúdos produzidos por brasileiros; 3- possuir em seu sistema de filtragem o idioma português (BR). Já nos indexadores, buscou-se utilizar a expressão “Ensino da dança de salão”, em situações que não eram apresentados resultados foi usado “Dança de Salão”. Sobre os de exclusão, adotamos: 1- material que não apresentava, nessas etapas, referência ao objeto de estudo; 2- materiais apresentados em formato de pôsteres; 3- documentos que não apresentavam o Português como primeiro idioma e/ou abordavam realidades fora do contexto brasileiro e 4- estudos indisponíveis para leitura na íntegra. Os resultados apontaram para 126 estudos em que 32 desses foram considerados aptos para nossa análise: 10 artigos, 16 trabalhos monográficos e 6 dissertações. Há uma concentração de documentos publicados: 1- a partir dos anos de 2010 (26); 2- nas áreas da Educação Física (17) e da Dança (7); 3- com a autoria oriunda das Universidades públicas (28); 4- predominante da região sul do Brasil (16) e; 5- em trabalhos finais para a obtenção de títulos acadêmicos (22). Historicamente dentro do ambiente de ensino da dança de salão, os/as dançarinos/as que dançam bem se autointitulam professores/as, atuando sem um conhecimento prático e teórico sobre as questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem dessa prática, isso se deve a uma alta demanda de professores para uma baixa oferta de cursos de profissionalização em um curto período de tempo (COSTA, 2013), gerando como um aprendizado baseado na observação e repetição, ou até mesmo a reprodução de métodos à época de praticante (CIOLA, 2008). Podemos inferir que a produção científica brasileira sobre a temática é recente, restrita à área da Educação Física e às IES pública com potencial crescimento em número de trabalhos relacionados à obtenção de títulos. Esses fatos podem ainda vir contribuir e muito para o ambiente acadêmico e para as reflexões sobre o ensinar dentro desse ambiente específico. Referência CIOLA, Giuliana. Critérios para avaliação de escolas de Dança de Salão: uma proposta e um estudo de caso em campinas. 2008. 90 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas COSTA, Luciano Mello. Samba de Gafieira: Um Estudo Comparativo entre duas Metodologias de Ensino. 2013. 56 f. Monografia (Licenciatura em Dança) - Centro de Artes curso de Dança, Universidade Federal de Pelota. Pelotas COOPER, Harris; HEDGES, Larry. Research Synthesis as a Scientific Process. in: COOPER, Harris; HEDGES, Larry, VALENTINE, Jeffrey. (Orgs.). The Handbook of Research Synthesis and Meta-Analysis, 2.ed. New York: Russel Sage Foundation, 2009. p. 3-18.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa; MORAIS, Victoria Sanches Cunha Leite De. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE MÉTODOS DE ENSINO E(M) DANÇA DE SALÃO: UMA SÍNTESE DE INVESTIGAÇÃO... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314270-A-PRODUCAO-CIENTIFICA-BRASILEIRA-SOBRE-METODOS-DE-ENSINO-E(M)-DANCA-DE-SALAO--UMA-SINTESE-DE-INVESTIGACAO. Acesso em: 18/08/2025

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