EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTI POR CLUSTERS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTI POR CLUSTERS
Autores
  • Fernanda Oliveira Pereira
  • Rafael Cardoso do Nascimento
  • Carlos Heitor Campani
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)/Economia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314269-educacao-financeira--uma-analise-quali-quanti-por-clusters
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
finanças pessoais, finanças comportais, produtos de investimento
Resumo
A importância da educação financeira na vida pessoal dos indivíduos é inegável. Todos, em um momento ou outro, têm que lidar com algum tipo de decisão financeira: se compra à vista ou no cartão de crédito, se faz um empréstimo, se consume ou poupa. Este conhecimento é especialmente necessário para os jovens, já que, devido à falta de experiência de trabalho e de educação no tema, são, historicamente, um dos grupos mais afetados quando se fala de falta de educação financeira (SCHERESBERG, 2013), (CHEN; VOLPE, 1998). No entanto, devido ao crescimento do acesso a informação online, os indivíduos estão se conscientizando, pela mídia e redes sociais, sobre a importância da educação financeira, da poupança e do investimento em suas vidas. Nesse sentido, estão cada vez mais buscando produtos financeiros e de investimento. No entanto, alguns questionamentos permanecem: será que o nível de educação financeira dos jovens, mesmo com um maior acesso a esse tipo de conteúdo, é o bastante para tomar boas decisões financeiras? Apesar da maior facilidade no acesso ao conhecimento e maior conscientização de sua importância, será que há um interesse generalizado nos jovens, ou este é pré-condicionado a conhecimentos anteriores? Dessa forma, este trabalho busca analisar como os universitários do estado do Rio de Janeiro alocam sua renda em ativos de investimento e como lidam com suas finanças pessoais. Ademais, para verificar a hipótese de que conhecimentos matemáticos e em matérias relacionadas a finanças têm relação direta com a melhora da educação financeira dos estudantes (ANDRADE; LUCENA, 2018), a amostra será dividida em três clusters, de acordo com os respectivos cursos: o Grupo 1, com alunos das áreas de finanças (Economia, Administração, Contabilidade e Ciências Atuariais), o grupo 2, com alunos de exatas (Engenharias, Física, Matemática e outros) e o Grupo 3, com alunos dos demais cursos. Além disso, objetiva-se averiguar a influência de vieses comportamentais nas decisões financeiras dos jovens. Com o objetivo de ter uma prévia da situação econômica e do conhecimento dos estudantes, principalmente os do terceiro cluster (sem matérias de exatas ou finanças em seus cursos), foi lançada uma pesquisa por meio de um questionário inicial. A partir de uma amostra de 75 alunos de diversos cursos da UFRJ, conclui-se que a maioria dos estudantes do terceiro cluster não teve nenhuma educação financeira, já que 78,13% nunca participou de nenhum tipo de capacitação em finanças. Essa falta de conhecimento é demonstrada em seu comportamento financeiro: 68,75% da amostra para esse cluster não faz nenhum tipo de investimento, assim como 53,13% tem dívidas em aberto. Assim, o trabalho pretende adicionar à literatura na medida em que amplia o estudo de finanças pessoais com estudantes universitários, naturalmente com menos conhecimento, assim como busca enfatizar a necessidade da fomentação do interesse pelo tema e da democratização da educação financeira na universidade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, J. P.; LUCENA, W. G. L. Educação Financeira: Uma Análise de Grupos Acadêmicos. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 49, p. 103–121, 14 ago. 2018. CHEN, H.; VOLPE, R. P. An Analysis of Personal Financial Literacy Among College Students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107–128, 1 jan. 1998. SCHERESBERG, C. DE B. Financial Literacy and Financial Behavior Among Young Adults: Evidence and Implications. Numeracy, v. 6, n. 2, 1 jul. 2013.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Fernanda Oliveira; NASCIMENTO, Rafael Cardoso do; CAMPANI, Carlos Heitor. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTI POR CLUSTERS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314269-EDUCACAO-FINANCEIRA--UMA-ANALISE-QUALI-QUANTI-POR-CLUSTERS. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

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