COMPREENDENDO O PROCESSAMENTO LEXICAL NO 3º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
COMPREENDENDO O PROCESSAMENTO LEXICAL NO 3º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Luisa Schmoelzmeier
  • Natália Knupp Souza
  • Maria Carolina Soares Monteiro de Barros
  • Mariane Lopes Bechuate
  • Jane Correa
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/313738-compreendendo-o-processamento-lexical-no-3-e-5-anos-do-ensino-fundamental
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
processamento lexical, vocabulário, velocidade de nomeação
Resumo
O vocabulário é uma habilidade importante para o desenvolvimento da leitura e, consequentemente, para o sucesso escolar. O vocabulário pode ser considerado em dois aspectos principais: a amplitude e a profundidade. A amplitude diz sobre a quantidade de palavras contidas no léxico mental, e a profundidade, sobre o quão bem se entende os possíveis significados dessas palavras (GUIMARÃES; MOUSINHO, 2019). A velocidade de nomeação contribui ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, principalmente à habilidade de leitura fluente, e diz respeito à velocidade de acesso às representações fonológicas e semânticas da palavra na memória de longo prazo (SEABRA; DIAS, 2012). As habilidades de vocabulário e de nomeação são aspectos importantes do processamento lexical, ou seja, do processamento cognitivo da palavra. O presente estudo buscou compreender o processamento lexical, por meio das relações entre velocidade de nomeação e amplitude e profundidade de vocabulário em crianças de 3º e 5º ano do ensino fundamental. Participaram deste estudo 78 alunos, sendo 41 do 3º ano e 37 do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. Foi analisado o desempenho dos escolares no subteste Vocabulário da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI), no Teste Infantil de Nomeação (TIN) e na tarefa de Nomeação Automatizada Rápida (NAR) de objetos. Todas as tarefas foram realizadas de forma individual pelas crianças. Em ambos os anos, a tarefa de NAR de objetos se correlacionou significativamente com o TIN, e o TIN se correlacionou significativamente com o subteste Vocabulário do WASI. Nos escolares do 3º ano, houve também correlação significativa entre a tarefa NAR de objetos e o subteste Vocabulário do WASI, o que não ocorreu no 5º ano. Com base nesses resultados, é possível observar que, para os escolares do 3º ano, a velocidade de nomeação contribui significativamente para a construção da rede semântica. Em contrapartida, para as crianças do 5º ano, com mais escolaridade e domínio mais automatizado da leitura e da escrita, o processamento lexical se mostra mais especializado, fazendo, assim, com que a NAR deixe de se correlacionar significativamente com o vocabulário. Compreender como essas habilidades se relacionam ao longo da escolarização é importante para planejar atividades de leitura e escrita, tanto em sala de aula como para atendimentos psicopedagógicos de crianças com dificuldades de aprendizagem. Desta forma, é possível realizar intervenções que promovam a aprendizagem com mais precisão e eficácia. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GUIMARÃES, Silvia Brilhante; MOUSINHO, Renata. Papel do Vocabulário para as Habilidades de Compreensão Leitora. Psico-USF, 2019, v. 24, n. 4, p. 685-697. SEABRA, Alessandra Gotuzo; DIAS, Natália Martins. Avaliação neuropsicológica cognitiva: linguagem oral, volume 2. São Paulo: Memnon, 2012.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SCHMOELZMEIER, Luisa et al.. COMPREENDENDO O PROCESSAMENTO LEXICAL NO 3º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/313738-COMPREENDENDO-O-PROCESSAMENTO-LEXICAL-NO-3-E-5-ANOS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes