ENTRE CAVALETES E PARANGOLÉS: ARTE POPULAR NO BRASIL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ENTRE CAVALETES E PARANGOLÉS: ARTE POPULAR NO BRASIL
Autores
  • Ana Paula Coutinho de Souza
  • Felipe Scovino
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Artes
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/313707-entre-cavaletes-e-parangoles--arte-popular-no-brasil
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica, Identidade, Povo
Resumo
No contexto da década de 1960 observa-se a realização de algumas exposições e trabalhos artísticos que se relacionam diretamente com uma produção de cunho popular. A maneira como essas produções trataram desse tema resguarda especificidades, ainda assim, auxiliaram a compor um discurso de arte nacional ao ser representativa da produção brasileira em exposições nacionais e internacionais. Nos interessa pensar a priori, a própria categoria de arte popular (brasileira) - tratada ora como uma produção interiorana e artesanal, ora como um objeto a solicitar a participação do povo na arte produzida nas capitais-, assim como, refletir sobre como a ideia de povo estava sendo representada pelas artes plásticas e consolidava-se em um imaginário coletivo; faz-se também necessário pensar essas produções em um contexto político e sua inserção no espaço museológico e ideológico de modernidade. Em meio a um cenário vasto, elencamos como estudo de caso exposições curadas por Lina Bo Bardi (1914-1992) como Nordeste (1963) e A mão do povo brasileiro (1969) e obras realizadas por Hélio Oiticica (1937-1980) como Bólides e Parangolés, ambas com suas especificidades, incitando um debate sobre a arte popular naciona (ALEIXO, 2020). Essa pesquisa se desenvolve a partir do projeto Povo em Cena (PIBIC-CNPq), com orientação de Felipe Scovino, utilizando como metodologia de pesquisa artigos de periódicos, críticas, catálogos de exposições e demais publicações nas áreas de história, teoria e crítica de Arte. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ALEIXO, Paulo Arthur Silva. Arte, arquitetura e cultura: caminhos para a resistência na obra de Lina Bo Bardi e de Hélio Oiticica. Dissertação (Mestrado em Projeto e Cidade) - Universidade Federal de Goiás, 2020, p. 63-133
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Ana Paula Coutinho de; SCOVINO, Felipe. ENTRE CAVALETES E PARANGOLÉS: ARTE POPULAR NO BRASIL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/313707-ENTRE-CAVALETES-E-PARANGOLES--ARTE-POPULAR-NO-BRASIL. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

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