TOPONÍMIA E GEOGRAFIA ESCOLAR: COMPREENSÃO E ANÁLISE DOS LOCAIS ATRAVÉS DE UMA VISÃO DIACRÔNICA HISTÓRICO– CARTOGRÁFICA- GEOGRÁFICA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
TOPONÍMIA E GEOGRAFIA ESCOLAR: COMPREENSÃO E ANÁLISE DOS LOCAIS ATRAVÉS DE UMA VISÃO DIACRÔNICA HISTÓRICO– CARTOGRÁFICA- GEOGRÁFICA
Autores
  • Júlia Vellasquez Janeiro
  • Paulo Márcio Leal de Menezes
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Geografia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/313650-toponimia-e-geografia-escolar--compreensao-e-analise-dos-locais-atraves-de-uma-visao-diacronica-historico-cartog
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Cartografia Histórica, Ensino de Geografia, Toponímia, Geotecnologias
Resumo
A Cartografia Histórica serve como aporte para os estudos toponímicos possibilitando entender e analisar a organização espacial por meio da origem linguística e motivação dos nomes geográficos, de maneira que seja possível identificar os atributos temporais, culturais, políticos e sociais de um determinado lugar. Segundo CASTELLAR “a especificidade da Geografia está centrada no ensinar a praticar a leitura do espaço, da paisagem, do lugar objetivando contribuir para uma real análise geográfica e melhoria da sua investigação enquanto ciência que estuda, analisa, compreende o mundo com o olhar espacial” (CASTELLAR, 2005, p. 11). Sendo assim, analisando as competências específicas de Geografia da BNCC, é possível destacar, “desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem” e “Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história”, onde se verifica que os estudos toponímicos podem facilitar o desenvolvimento dessas duas competências, além de diversas outras contidas na BNCC. Apesar de a Toponímia ser um tema transversal, inter e multidisciplinar, pois além de ser vinculada à Cartografia, e por consequência, à Geografia, também se liga à História e à além de ser uma área da Linguística, mas é pouco utilizada como suporte no ensino da Geografia. Dando seguimento à pesquisa que vem sendo realizada desde 2017, que alia geotecnologias e cartografia no ensino de Geografia, o objetivo do trabalho é, através do uso da cartografia e seus conteúdos como meio didático, analisar e explorar as possibilidades do uso dos topônimos e da cartografia histórica através de revisão bibliográfica e da elaboração de uma proposta metodológica utilizando a plataforma Story Map do software ArcGis Online, de maneira a estimular a compreensão espacial dos alunos, principalmente no entendimento sobre como determinado local se desenvolveu, e também a compreender as influências das migrações, a população e também os eventos históricos e culturais que contribuíram para a configuração atual das localidades. Através da escolha de um lugar, com as suas associações histórico-geográficas-cartográficas, a metodologia será aplicada, contando a evolução diacrônica cultural do local em uma forma gráfica-pictórica, levando à pretendida compreensão e entendimento do lugar. Referências: BNCC – Base Nacional Comum Curricular – MEC, Brasília, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 30 Jun. 2019. CASTELLAR, S. M. V. Educação geográfica: A psicogenética e o conhecimento escolar. Caderno Cedes, Campinas-SP, v. 25, n. 66, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v25n66/a05v2566.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2019.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JANEIRO, Júlia Vellasquez; MENEZES, Paulo Márcio Leal de. TOPONÍMIA E GEOGRAFIA ESCOLAR: COMPREENSÃO E ANÁLISE DOS LOCAIS ATRAVÉS DE UMA VISÃO DIACRÔNICA HISTÓRICO– CARTOGRÁFICA- GEOGRÁFICA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/313650-TOPONIMIA-E-GEOGRAFIA-ESCOLAR--COMPREENSAO-E-ANALISE-DOS-LOCAIS-ATRAVES-DE-UMA-VISAO-DIACRONICA-HISTORICO-CARTOG. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

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