ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) PARA ALUNOS AUTISTAS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) PARA ALUNOS AUTISTAS
Autores
  • Bárbara Cristina Santos Cavadas
  • Luiz Carlos Balga Rodrigues
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Língua
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/313323-ensino-de-frances-lingua-estrangeira-(fle)-para-alunos-autistas
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
autismo, Síndrome de Asperger, ensino de Francês língua estrangeira (FLE), bilinguismo
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), particularmente a Síndrome de Asperger, tipo de TEA que nos interessa mais particularmente, afeta diretamente o desenvolvimento neurológico e se caracteriza sobretudo por uma restrição nos processos fundamentais de cognição, socialização, comunicação verbal e não verbal. Durante muito tempo, diversos médicos e psicólogos acreditavam que tentar ensinar uma língua estrangeira a uma criança autista poderia comprometer o desenvolvimento de sua capacidade de comunicação e atrapalhar o aprendizado da língua materna. Pesquisas recentes (HONEYBOURNE, 2016) demonstram exatamente o contrário: crianças autistas bilíngues desenvolvem sua capacidade cognitiva com mais facilidade do que aquelas que falam apenas um idioma. Com base nas ideias de Vygotsky (1998), de que a aprendizagem ocorre por meio de interação entre o sujeito e a sociedade na qual se insere, um modificando o outro, e de que o objetivo da educação é mais o processo de aprendizagem do que o seu produto final, podemos pensar no benefício que o acesso à escola regular pelas crianças autistas, pode trazer para o seu desenvolvimento social e cognitivo. Sendo assim, o contato com uma língua estrangeira pode ser uma fonte ainda maior de estímulo, pois garante não apenas a possibilidade de conhecer outra cultura, mas também incrementa a interação da criança autista. Nossa pesquisa, quanto à abordagem, será qualitativa, segundo os conceitos de Dörnyei (2006), Bogdan e Biklen (1994), procurando estudar um objeto dentro de sua realidade espaço-temporal, tendo o pesquisador como o principal coletor de informações. Quanto ao procedimento, será bibliográfica e quanto à natureza, pensamos numa pesquisa aplicada, uma vez que nosso objetivo principal é contribuir para o ensino de FLE para crianças autistas, sugerindo atividades, trazendo propostas de montagem de aulas, com base no que nos ensina Menezes (2013:130): "cada aluno com autismo é um ser único, com características próprias e por isso responde às intervenções de forma diferente, particular e no seu tempo, necessitando de um olhar individualizado do professor". Nosso corpus ainda não está definido, pois nossa pesquisa se encontra em sua fase inicial: leitura de textos teóricos; levantamento e fichamento de livros e artigos. Referências: HONEYBOURNE, V. Guten Tag! Bonjour! Hola! Why foreign languages have a place in autism education. Senior Advisory Teacher for Speech, Language and Communication Needs. 6 June 2016. Disponível em: <https://network.autism.org.uk/sites/default/files/ckfinder/files/MFL%20and%20autism %20PDF.pdf>. Acesso em: 19 de novembro de 2020. MENEZES, A. Inclusão escolar de alunos com autismo: quem ensina e quem aprende? Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012, 160 p. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAVADAS, Bárbara Cristina Santos; RODRIGUES, Luiz Carlos Balga. ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) PARA ALUNOS AUTISTAS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/313323-ENSINO-DE-FRANCES-LINGUA-ESTRANGEIRA-(FLE)-PARA-ALUNOS-AUTISTAS. Acesso em: 28/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes