SIMON CÉREBRO: JOGO DIDÁTICO PARA ALCANÇAR JOVENS MENTES

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
SIMON CÉREBRO: JOGO DIDÁTICO PARA ALCANÇAR JOVENS MENTES
Autores
  • Vinicius da Cunha Moura
  • João Vitor Galo Esteves
  • Breno Ferreira Rocha
  • Letícia Maria de Lima Silva
  • Alfred Sholl Franco
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/313194-simon-cerebro--jogo-didatico-para-alcancar-jovens-mentes
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Jogo, Educação, Simon, Neurociências, Cérebro
Resumo
Este projeto visa disseminar conhecimento científico de forma simples, divertida e fácil de assimilar, tendo como alvo o público infanto juvenil. Para isso, foi adotado o formato de um jogo, que possui grande potencial para alcançar mentes mais jovens, nesse caso, como material didático complementar ou introdutório, e podendo aproximar os jovens das temáticas abordadas por uma via mais familiar. Este jogo foi baseado no clássico brinquedo Simon e tem o objetivo de, não só exercitar a memória do jogador, mas também transmitir conhecimento sobre as diferentes áreas do cérebro. A dinâmica do jogo segue a sua versão clássica, consistindo em interagir com as áreas do cérebro, cada uma com seu respectivo nome, na ordem em que elas acendem. O jogo é dividido em rodadas, e a cada rodada, uma nova cor é adicionada a sequência, começando com uma e seguindo indeterminadamente até o jogador não conseguir mais memorizar a ordem, tornando-o cada vez mais difícil e desafiador. Além disso, o jogo foi construído de forma inteiramente digital a fim de alcançar a maior quantidade de pessoas possível e de ser um instrumento de fácil acesso para fins didáticos e de lazer. O jogo possui título e fundo animado para passar uma sensação de dinamismo, mesmo na tela inicial. Além disso, foi escolhido uma paleta monocromática para o fundo e interface, com tons menos saturados, dando destaque às partes do cérebro, que possuem tons mais vibrantes. Por fim, a linguagem do jogo pode ser alternada entre português e inglês, expandindo ainda mais seu alcance. Porém, os resultados são preliminares. García-Redondo, P.; García, T.; Areces, D.; Núñez, J. C.; Rodríguez, C. Serious Games and Their Effect Improving Attention in Students with Learning Disabilities. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph16142480. Acesso em: 04 dez. 2020. Haoran, G.; Bazakidi, E.; & Zary, N. Serious Games in Health Professions Education: Review of Trends and Learning Efficacy. Disponível em: https://doi.org/10.1055/s-0039-1677904. Acesso em: 04 dez. 2020. Gentry, S. V.; Gauthier, A.; L'Estrade Ehrstrom, B.; Wortley, D.; Lilienthal, A.; Tudor Car, L.; Dauwels-Okutsu, S.; Nikolaou, C. K.; Zary, N.; Campbell, J.; Car, J. Serious Gaming and Gamification Education in Health Professions: Systematic Review. Disponível em: https://doi.org/10.2196/12994. Acesso em: 04 dez. 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOURA, Vinicius da Cunha et al.. SIMON CÉREBRO: JOGO DIDÁTICO PARA ALCANÇAR JOVENS MENTES.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/313194-SIMON-CEREBRO--JOGO-DIDATICO-PARA-ALCANCAR-JOVENS-MENTES. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

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