PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UFRJ: ANÁLISE DO PROGRAMA DE MONITORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRJ

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UFRJ: ANÁLISE DO PROGRAMA DE MONITORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRJ
Autores
  • Bruna Dias Crespo
  • Profª Drª Rosana Rodrigues Heringer
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/312780-permanencia-estudantil-na-ufrj--analise-do-programa-de-monitoria-de-apoio-pedagogico-da-faculdade-de-educacaoufr
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Ensino Superior; Permanência estudantil; apoio pedagógico; UFRJ
Resumo
O edital do Programa de Monitoria de Apoio Pedagógico para toda a UFRJ é aprovado e divulgado anualmente pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG)/UFRJ. Este edital foca em oferecer suporte nos conteúdos de disciplinas básicas aos ingressantes, visando redução na evasão e na reprovação no início dos cursos. A Faculdade de Educação (FE) já havia tido outras experiências com esse edital em anos anteriores, tendo tido quatro bolsas em 2017 e seis bolsas em 2018. Entretanto, não é objetivo deste trabalho analisar estas experiências anteriores, pois foi apenas com o projeto de 2019 que pudemos observar uma proposta formativa inovadora. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise da experiência de 2019 do Programa de Monitoria de Apoio Pedagógico da FE/UFRJ como estratégia institucional para a permanência estudantil. O projeto construído por um grupo de professoras da Faculdade de Educação teve como objetivo trabalhar duas grandes áreas, o letramento acadêmico e a orientação formativa. Dentro do letramento acadêmico a proposta consistiu em abordar competências de leitura interpretativa, escrita acadêmica de fichamentos, resenhas, anotações de aula, normas ABNT e oralidade. Para a orientação formativa, a proposta foi trabalhar habilidades relacionadas ao planejamento e organização de estudos, inserção e acolhimento afetivo e formativo no espaço e na cultura universitária. A literatura nos mostra que a aquisição dessas habilidades é fundamental para permanência. Coulon (2008) argumenta que ao ingressar no ensino superior, o indivíduo precisa fazer a transição do “ser aluno” para tornar-se estudante e que o aprendizado do ofício de estudante consiste em processos intelectuais, institucionais e culturais que cercam a adaptação à educação superior. Aqueles que não adquirem o status social novo, ou seja, não conseguem se afiliar, provavelmente irão fracassar e evadir (COULON, 2008). Já Kahu (2013) destaca que, para efetivar o engajamento estudantil, é preciso um esforço coletivo de diferente atores, incluindo o estudante, o docente, a instituição e o governo. Mancovsky (2017) pontua que dúvidas crônicas se tornam fator de evasão e que o estudante sozinho não irá se engajar, mas que é necessário um arcabouço institucional que vise a permanência e a conclusão do curso. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica, análise documental e análise dos dados secundários fornecidos pela equipe do PMAP/FE. Os resultados nos mostram que as atividades desenvolvidas pelo programa contribuíram para a permanência dos estudantes que participaram e para o engajamento estudantil dos monitores. As análises revelam que o aprendizado entre pares, proporcionando horizontalidade nas ações, a elaboração do projeto feita por professoras que conhecem as dificuldades e demandas dos seus estudantes e atividades voltadas para o apoio pedagógico surtiram um efeito positivo para o sucesso do programa. COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008. KAHU, Ella R. Framing student engagement in higher education. Studies in Higher Education, 38:5, p.758-773, 2013. DOI: 10.1080/03075079.2011.598505. MANCOVSKY, Viviana. A relação do professor universitário com o saber e uma possível “PEDAGOGIA DOS INÍCIOS”: Como acompanhar as aprendizagens do estudante de primeiro ano? In SANTOS, G.; VASCONCELOS, L.; SAMPAIO, Sônia (Org.). Observatório da vida estudantil: Dez anos de estudos sobre vida e cultura universitária, percurso e novas perspectivas. Salvador: Edufba, 2017.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRESPO, Bruna Dias; HERINGER, Profª Drª Rosana Rodrigues. PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UFRJ: ANÁLISE DO PROGRAMA DE MONITORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRJ.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/312780-PERMANENCIA-ESTUDANTIL-NA-UFRJ--ANALISE-DO-PROGRAMA-DE-MONITORIA-DE-APOIO-PEDAGOGICO-DA-FACULDADE-DE-EDUCACAOUFR. Acesso em: 27/05/2025

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