DISCURSO LITERÁRIO E LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
DISCURSO LITERÁRIO E LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores
  • Marcelle Gonçalves Peçanha Cabral
  • Antonio Francisco de Andrade Júnior
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/312647-discurso-literario-e-leitura-em-livros-didaticos-de-lingua-espanhola
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
discurso literário, ensino de espanhol, leitura, livro didático
Resumo
Este trabalho pretende analisar a mediação da literatura em coleções didáticas de Espanhol aprovadas pelo PNLD 2018 Ensino Médio, observando de que forma o livro didático (LD) intervém no processo de produção de sentidos na interação do leitor com textos literários em língua estrangeira. Para tanto, busca-se identificar se a abordagem literária promovida pelos LD se insere numa perspectiva crítica, discursiva e intercultural, e se contribui para uma política de fechamento ou abertura do processo de produção de sentidos no âmbito da leitura (MENDONÇA, 2012). Esta pesquisa de Iniciação Científica, contemplada com bolsa PIBIC/UFRJ na área de Educação, se vincula ao projeto de pesquisa “Leitura literária em língua estrangeira: discurso, comunidade, processo de subjetivação”, coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Francisco de Andrade Júnior (UFRJ/CNPq). Entendendo o literário como uma esfera discursiva (MAINGUENEAU, 2006), a fundamentação da pesquisa se ancora na Análise do Discurso, linha teórica que concebe o discurso como efeitos de sentido entre interlocutores (ORLANDI, 2015). Nesse sentido, no dispositivo analítico desta investigação serão levadas em conta as condições de produção do discurso, enquanto memórias mobilizadas pela construção textual, e as formações discursivas, entendidas como o que determina o que pode ou não ser dito a partir da posição que se ocupa em uma dada conjuntura sócio-histórica. No decorrer do estudo, serão visibilizadas redes de paráfrase e polissemia que marcam na linguagem lugares pré-construídos, inscritos na memória, bem como possíveis deslizamentos de sentido que podem se dar no processo de interação. Metodologicamente, o trabalho partirá da análise da superfície linguístico-textual em direção à reflexão em torno da constituição histórico-social do discurso e das regularidades enunciativas que se materializam na língua(gem). O corpus definido pelo recorte desta apresentação será constituído por atividades literárias das coleções didáticas Cercanía Joven e Confluencia, analisadas em suas singularidades e também comparativamente. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que as coleções apresentam simultaneamente atividades de leitura literária “fechadas” e “abertas”, o que indicia certa zona de hibridismo e tensão no modo como elas abordam o discurso literário. Enquanto algumas atividades corroboram a política de fechamento do sentido ao silenciar diferentes formas de interpretação do literário, outras oportunizam uma abertura do sentido ao mobilizar diferentes discursividades e considerar a pluralidade de gestos interpretativos na interação texto-leitor, o que tem a potencialidade de ampliar a relação entre a literatura e o ensino de línguas, colaborando para uma formação de leitores mais potente e crítica. Referências bibliográficas: MAINGUENEAU, D. Discurso literário. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2006. MENDONÇA, M. C. Língua e ensino: políticas de fechamento. In: MUSSALIN. F. & BENTES, A. C. (Org.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. 8°ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 273-303. ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 12ª ed. Campinas/SP: Pontes, 2015.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CABRAL, Marcelle Gonçalves Peçanha; JÚNIOR, Antonio Francisco de Andrade. DISCURSO LITERÁRIO E LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/312647-DISCURSO-LITERARIO-E-LEITURA-EM-LIVROS-DIDATICOS-DE-LINGUA-ESPANHOLA. Acesso em: 07/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes