CORPO EM TRÂNSITO: UMA PERSPECTIVA POÉTICA DA TEORIA DO CAOS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
CORPO EM TRÂNSITO: UMA PERSPECTIVA POÉTICA DA TEORIA DO CAOS
Autores
  • VITORIA PEDRO E ARAUJO
  • Marcos Vinicius de Moraes Lima Pereira
  • Fabiana Amaral
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Dança e movimento
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/312560-corpo-em-transito--uma-perspectiva-poetica-da-teoria-do-caos
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
teoria do caos, performance, energia, corpo
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer um diálogo com a performance ‘Teoria do Caos’, de nossa autoria. Sob a relação intrínseca entre teoria e prática, a partir da ontologia da performance, exploramos as imbricações entre corpo, outro e espaço em uma dinâmica de presentificação e de ação disruptiva. Materializamos as relações fluidas através de atravessamentos visíveis e invisíveis em uma transdisciplinaridade que conecta diversos conceitos desvelados da obra. A obra supracitada acontece, quando nos dispomos em certa proximidade, a partir do entrelaçamento de um fio elástico, de dez metros, que envolve o centro dos nossos corpos. Iniciamos o jogo variando o comprimento desse elástico, em zonas de grande fluxo de pessoas, nos colocando ali em potência de afetar e ser afetado. A nossa performance Teoria do Caos, surge, portanto, como uma inspiração poética baseada na teoria cientifica que nos faz refletir a ação do corpo no espaço, em performance, e suas reverberações. O conceito da teoria mencionada se relaciona com a imprevisibilidade que um ato pode gerar, ou seja, uma escolha tomada pode assumir proporções de resultados inesperados, alterando toda a sequência de uma ordem. Consequentemente, concebe singularidades e originalidades nas dinâmicas de movimento. Como suscita Thomaz Wood (1993, p.95): “Uma característica dos sistemas caóticos é que qualquer mínima alteração em uma das suas condições iniciais pode provocar profundas mudanças de trajetória ou comportamento”. A metodologia surge de uma análise aprofundada da performance que se elucida a partir das teorias do Sistema Laban e a Teoria de Princípios e Conexões Abertas, de Helenita Sá Earp e as imbricações entre espaço e corpo. Ademais, conectamos assuntos desvelados na performance, como energia escura, artivismo, presentificação, público e espectador, ação disruptiva e estado de contigência, para a construção de uma tecitura conceitual e poética que se desdobrou em um artigo cientifico. A pesquisa se faz necessária para pensar a dança como campo produção de conhecimento, além de exercitar e instigar o fluxo e a transdisciplinaridade do corpo, a partir da sua integração em temáticas que transitam em diversas áreas de estudo. Referências ALICE, Tania. Performance com Revolução dos Afetos. São Paulo: Annablume, 2016. FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2a. ed. São Paulo: Annablume, 2006. FEY, Franciele. ROSA, Jarbas. Teoria do caos: a ordem na não-lineariedade. Revista Universo Acadêmico. Taquara: v.5, n.1, jan./dez. 2012, p. 217-232. LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. 5a. ed. São Paulo: Summus, 1978. LAGE, Mariana. Performance e Presentificação: sobre a forma artística/estética no instante. Cadernos de estética aplicada. Rio de Janeiro: Viso, v. XII, n.22, 2018, p. 132-145. MEYER, Andre. Dança e Ciência: Estudo acerca de Processos de Roteirização e Montagem Coreográfica baseados em Formas e Padrões de Organização Biológicos a partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp. Tese de doutorado, bioquimica, Instituto de Bioquímica Médica, Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. MOTTA, Alice. Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem epistemológica à luz da Teoria das Estranhezas. Dissertação de Mestrado, Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Rio de Janeiro: UFF, 2006. WOOD, Thomaz. Caos: A Criação de uma nova ciência?. Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.33, n.4, 1993, p.94-105. XIMENES, Samuel. Matéria escura no ensino médio. Dissertação de Mestrado, Ensino de Matemática, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Rio de Janeiro: UFRJ, 2016.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, VITORIA PEDRO E; PEREIRA, Marcos Vinicius de Moraes Lima; AMARAL, Fabiana. CORPO EM TRÂNSITO: UMA PERSPECTIVA POÉTICA DA TEORIA DO CAOS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/312560-CORPO-EM-TRANSITO--UMA-PERSPECTIVA-POETICA-DA-TEORIA-DO-CAOS. Acesso em: 02/08/2025

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