KÄTHE KOLLWITZ: A ARTE COMO EXPRESSÃO DO LUTO E DA GUERRA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
KÄTHE KOLLWITZ: A ARTE COMO EXPRESSÃO DO LUTO E DA GUERRA
Autores
  • Renata Dias Pinto Monteiro
  • SILVIA ADRIANA BARBOSA CORREIA
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/História
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/312131-kathe-kollwitz--a-arte-como-expressao-do-luto-e-da-guerra
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
I Guerra Mundial, Memória, Memória cultural, Cultura de guerra, Arte
Resumo
A partir da I Guerra Mundial surgiram por toda a Europa aquilo que Jay Winter (1995) denominou “comunidades em luto”. Embora inicialmente tenha sido recebido como uma oportunidade de regeneração social, o “conflito totalizante” (HORNE, 2002) deixaria profundas cicatrizes nas nações envolvidas, não apenas por ter alterado a experiência civil da guerra, mas também por seus efeitos duradouros, na dor de tantos enlutados. Dentre estes, estava Käthe Kollwitz, artista plástica alemã renomada que participara inicialmente do esforço de guerra e auxiliara seu filho Peter a voluntariar-se aos 17 anos. No entanto, com sua morte ainda em 1914, a vida e obra de Kollwitz se transformariam e ela, tomada de profundo luto, passaria a revisar sua perspectiva sobre a guerra e o sacrifício da juventude. Analisando três obras da artista, disponibilizadas online, procuramos com este trabalho de monografia observar como ela representa a experiência da guerra e o luto, em diálogo com o que Jan e Aleida Assmann (1995) denominaram “memória cultural”. Nosso objetivo particular foi a identificação das simbologias que Kollwitz mobiliza de um arquivo cultural coletivo para mediar seu luto pela arte e analisar que sentidos lhe são conferidos. Igualmente, buscamos perceber que diálogos tais representações estabelecem com as comunidades em luto e a política de memória alemã, a nível mais amplo. A partir da utilização do método iconológico, desenvolvido por Erwin Panofsky graças aos aportes teóricos de Aby Warburg, interpretamos os elementos simbólicos presentes em Não mais a guerra (1924), Os pais em luto (1932) e Mãe com seu filho morto (1937). Em cruzamento com trabalhos anteriores sobre a obra de Kollwitz, a arte de guerra e iconografia cristã, chegamos à conclusão de que a artista retorna à motivos artísticos da tradição cultural para representar a guerra e o luto. Contudo, não o faz no mesmo sentido em que as culturas de guerra haviam feito para a mobilização nacional, estimulando um sacrifício redentor pela pátria, mas sim denunciando a guerra e a dor deixada por ela. ASSMANN, Jan. Collective Memory and Cultural Identity. New German Critique,1995, n. 65, p. 125–133. HORNE, John. State, Society and Mobilization in Europe During the First World War. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. WINTER, Jay. Sites of Memory, Sites of Mourning: The Great War in European Cultural History. 5. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MONTEIRO, Renata Dias Pinto; CORREIA, SILVIA ADRIANA BARBOSA. KÄTHE KOLLWITZ: A ARTE COMO EXPRESSÃO DO LUTO E DA GUERRA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/312131-KATHE-KOLLWITZ--A-ARTE-COMO-EXPRESSAO-DO-LUTO-E-DA-GUERRA. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

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