SINAPTRIS: UMA MECÂNICA CLÁSSICA DE JOGO APRESENTANDO AS CÉLULAS DO CÓRTEX CEREBRAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
SINAPTRIS: UMA MECÂNICA CLÁSSICA DE JOGO APRESENTANDO AS CÉLULAS DO CÓRTEX CEREBRAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autores
  • Breno Ferreira Rocha
  • Vinicius da Cunha Moura
  • João Vitor Galo Esteves
  • Alfred Sholl Franco
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/311946-sinaptris--uma-mecanica-classica-de-jogo-apresentando-as-celulas-do-cortex-cerebral-como-ferramenta-de-divulgacao
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
jogo digital, neurociências, infanto-juvenil, divulgação científica
Resumo
O presente projeto possui como principal proposta o desenvolvimento de um jogo de mecânica clássica como meio de estimular o conhecimento do universo das células do córtex cerebral para o público infanto-juvenil. Com uma mecânica inspirada no clássico jogo “Tetris”, de 1984, pretende-se que o projeto seja englobado numa categoria de jogos casuais puzzle. Dessa forma, as estratégias empregadas serão desenvolvidas em formato de um jogo com o objetivo de: (1) utilizar ferramentas digitais, sendo acessível em diferentes plataformas; (2) divulgar o conhecimento neurocientífico de forma interessante e atrativa para o público infanto-juvenil; (3) carregar uma temática visual possuindo células do córtex cerebral. O projeto encontra-se atualmente em estágio de desenvolvimento da programação das mecânicas do jogo, realizado na engine Unity, e do contexto artístico supracitado. Presentemente, o projeto possui um mínimo produto viável, entretanto deseja-se ainda, principalmente, realizar avanços na produção gráfica, na inserção de textos para a conexão científicas quanto ao tema e na criação de novas estratégias mecânicas para o jogo. Interessa-nos, posteriormente, realizar o desenvolvimento de outros jogos no mesmo formato com diferentes focos dentro desse mesmo contexto como forma de despertar o interesse pelas mais diversas temáticas englobadas pelas neurociências. Machado RS, Oliveira I, Ferreira I, das Neves BS, Mello-Carpes PB. The membrane potential puzzle: a new educational game to use in physiology teaching. Adv Physiol Educ. 2018 Mar 1;42(1):79-83. doi: 10.1152/advan.00100.2017. PMID: 29341806. Granic I, Lobel A, Engels RC. The benefits of playing video games. Am Psychol. 2014 Jan;69(1):66-78. doi: 10.1037/a0034857. Epub 2013 Dec 2. PMID: 24295515. Zhang Y, Du G, Yang Y, Qin W, Li X and Zhang Q (2015) Higher integrity of the motor and visual pathways in long-term video game players. Front. Hum. Neurosci. 9:98. doi: 10.3389/fnhum.2015.00098
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Breno Ferreira et al.. SINAPTRIS: UMA MECÂNICA CLÁSSICA DE JOGO APRESENTANDO AS CÉLULAS DO CÓRTEX CEREBRAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/311946-SINAPTRIS--UMA-MECANICA-CLASSICA-DE-JOGO-APRESENTANDO-AS-CELULAS-DO-CORTEX-CEREBRAL-COMO-FERRAMENTA-DE-DIVULGACAO. Acesso em: 02/08/2025

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