PROJETO DE EXTENSÃO “PPP: PLANEJANDO JUNTOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ”: DIÁLOGOS ENTRE PARTICIPAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PROJETO DE EXTENSÃO “PPP: PLANEJANDO JUNTOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ”: DIÁLOGOS ENTRE PARTICIPAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO
Autores
  • Amanda Dea Alecrim Arcenio
  • Silvina Julia Fernández
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/311925-projeto-de-extensao-ppp--planejando-juntos-a-educacao-publica-do-municipio-de-itaborai--dialogos-entre-particip
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Projeto Político-Pedagógico, Formação de Continuada de Gestores, Gestão democrática participativa.
Resumo
Esse trabalho busca problematizar a participação dos atores escolares no processo de construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas públicas municipais de Itaboraí (RJ) por meio da análise de algumas produções decorrentes da participação das suas equipes gestoras em um projeto de extensão universitária realizado ao longo de 2020. O projeto de extensão “PPP: Planejando juntos a educação pública do município de Itaboraí”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação desse município, tem como objetivo colaborar na reformulação dos PPPs na perspectiva da gestão democrática participativa. O projeto surgiu frente à necessidade de os entes federados implementarem o novo modelo de currículo escolar orientado pela Base Nacional Comum Curricular, aprovada em 2017, até o início de 2020, repensando a elaboração do seu planejamento para direcionar a organização do trabalho pedagógico das escolas com as atuais propostas curriculares. Para isto, a investigação adota a metodologia de estudo de caso para acompanhar o grupo de diretores escolares desse curso de extensão e suas produções sobre o planejamento pedagógico escolar com o intuito de conhecer a construção dos PPPs e apontar as limitações e as possibilidades que alicerçam a gestão democrática participativa para efetivar esse planejamento com foco no momento explicativo desse processo (HUERTAS, 1996), ou seja, o levantamento dos problemas prioritários na perspectiva dos diferentes atores escolares. Outrossim, o projeto de extensão tem o papel de mão-dupla por possibilitar a construção de um “Entre lugar” (NÓVOA, 2017) para uma formação inicial e continuada dos sujeitos envolvidos - entre eles, os extensionistas. Este fortalece a abertura para enxergar outros espaços como lugar de formação, através das redes de saberes estabelecidas pelo espaço de pluralidade de ideias entre atuantes da rede pública de ensino, pesquisadores e os estudantes da graduação. Como resultados, constatamos a ampliação da aproximação à experiência profissional e a afetividade nos processos de aprendizagem produzidos, agregando potencialidades de formação. Além disto, podemos compreender como a gestão escolar interfere para possibilitar ou limitar a participação de todos os sujeitos escolares na construção coletiva da identidade da instituição, inclusive ao ponto de falar em nome do que os outros supostamente pensam e opinam. Referências bibliográficas: FERNANDEZ, S.J. PPP - PLANEJANDO JUNTOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ. Projeto de extensão. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020. HUERTAS, C. Entrevista com Carlos Matus. O método PES. São Paulo: Edições Fundap, 1996a. NOVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000401106&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 16/11/2020
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARCENIO, Amanda Dea Alecrim; FERNÁNDEZ, Silvina Julia. PROJETO DE EXTENSÃO “PPP: PLANEJANDO JUNTOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ”: DIÁLOGOS ENTRE PARTICIPAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/311925-PROJETO-DE-EXTENSAO-PPP--PLANEJANDO-JUNTOS-A-EDUCACAO-PUBLICA-DO-MUNICIPIO-DE-ITABORAI--DIALOGOS-ENTRE-PARTICIP. Acesso em: 04/07/2025

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