TEORIA DISPOSICIONAL DO COPING E PSICOLOGIA POSITIVA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRODUTOS PSICOEDUCATIVOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
TEORIA DISPOSICIONAL DO COPING E PSICOLOGIA POSITIVA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRODUTOS PSICOEDUCATIVOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.
Autores
  • Paula Caroline de Moura Burgarelli
  • Dayane Brandão Lima
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/311819-teoria-disposicional-do-coping-e-psicologia-positiva-como-referencial-teorico-para-a-construcao-de-produtos-psico
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Coping; Psicologia Positiva; Saúde mental; Educação em saúde.
Resumo
Partindo da perspectiva cognitivista do coping, o enfrentamento (ou coping em inglês) é entendido como um processo fundado em "(...) esforços cognitivos e comportamentais empregados para lidar com demandas específicas externas e/ou internas, que são avaliadas como excedendo os recursos do indivíduo" (Lazarus et al. 1984). A Teoria Disposicional do Coping desenvolvida por C. S Carver e colaboradores (1989), pressupõe que as pessoas adotam estilos de coping conforme suas percepções individuais do evento estressor e suas características pessoais, como a autorregulação e o temperamento. Sob tal prisma, a pandemia da COVID-19 pode ser interpretada como um evento estressor, que resulta em ameaças ou provoca danos às necessidades do self. Segundo o Ministério da Saúde, gestantes e mães com bebês de até 2 semanas são consideradas grupo de risco para a COVID-19. Pertencer a um grupo risco, associado aos desdobramentos da pandemia, resulta em estressores importantes com impactos para saúde mental e escolha dos estilos de coping para enfrentamento da pandemia, especialmente para populações vulneráveis. Os estilos de coping representam recursos ou estratégias, cognitivos e ou comportamentais, para um enfrentamento mais ou menos resolutivos para lidar com a pandemia. Assim, tem-se as estratégias engajadas (como interpretar positivamente o estressor "isolamento social" como um momento para aprender novas tarefas) e/ou desengajadas (entender que o distanciamento social não é efetivo e adotar recursos para se afastar da situação usando a negação, por exemplo). Os estilos de coping podem ser moderados por afetos positivos, como o otimismo, construtos também estudados por outro campo da ciência psicológica: a Psicologia Positiva (Zanon et al. 2020). Segundo a Psicologia Positiva, a saúde mental não é apenas a ausência de transtornos mentais, mas também a capacidade individual em desenvolver estratégias resilientes para o manejo do bem-estar psicológico. Dessa maneira, abordagens como as do campo da Psicologia Positiva e da Teoria Disposicional do Coping podem ser úteis para o planejamento de intervenções para promoção de saúde mental e bem-estar para o atual momento. Com a necessidade emergente de auxiliar a população a lidar com a pandemia, pesquisadores do LEPIDS, Laboratório de Estudos, Pesquisa e Intervenção em Desenvolvimento e Saúde da Maternidade Escola da UFRJ, formaram a Força Tarefa LEPIDS COnVIDa para desenvolver estratégias para prevenção aos riscos e promoção da saúde perinatal e sua rede de apoio. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir a aplicação das teorias citadas para promoção da saúde psíquica e emocional materna e sua rede de apoio durante a pandemia. Observou-se que baseado naquelas teorias foi possível desenvolver recursos psicoeducativos para garantir o bem-estar da população-alvo, ou seja, gestantes e puérperas de qualquer nível sócio-econômico sem discriminação de raça/cor, bem como sua rede de apoio, ampliando a compreensão sobre os fatores e processos que podem ser eficaz para o enfrentamento do estresse em situações críticas como a pandemia da COVID-19. REFERÊNCIAS: Carver C.S. et al. Assessing coping strategies: a theoretically based approach. Journal of Personality and Social Psychology, 1989. vol. 56, n. 2, p. 267-83. Lazarus, R. S. et al. Stress, appraisal and coping. Springer Publishing Company, 1984. Zanon C et al. COVID-19: implications and applications of Positive Psychology in times of pandemic. Estudos de Psicologia, 2020. vol. 37.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BURGARELLI, Paula Caroline de Moura; LIMA, Dayane Brandão. TEORIA DISPOSICIONAL DO COPING E PSICOLOGIA POSITIVA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRODUTOS PSICOEDUCATIVOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/311819-TEORIA-DISPOSICIONAL-DO-COPING-E-PSICOLOGIA-POSITIVA-COMO-REFERENCIAL-TEORICO-PARA-A-CONSTRUCAO-DE-PRODUTOS-PSICO. Acesso em: 09/05/2025

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