TODO CORPO DANÇA: UMA TRAJETÓRIA SINGULAR NA DESCOBERTA DA DANÇA QUE CADA CORPO PRODUZ A PARTIR DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA E DOS PROGRAMAS PERFORMATIVOS.

Publicado em 07/06/2024 - ISBN: 978-65-272-0490-9

Título do Trabalho
TODO CORPO DANÇA: UMA TRAJETÓRIA SINGULAR NA DESCOBERTA DA DANÇA QUE CADA CORPO PRODUZ A PARTIR DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA E DOS PROGRAMAS PERFORMATIVOS.
Autores
  • THALITA BRITO CABALERO
Modalidade
RESUMO EXPANDIDO
Área temática
Cena da Prática em Artes
Data de Publicação
07/06/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jart-jornada-das-artes-ato-vi-uems391969/757449-todo-corpo-danca--uma-trajetoria-singular-na-descoberta-da-danca-que-cada-corpo-produz-a-partir-da-educacao-somat
ISBN
978-65-272-0490-9
Palavras-Chave
Singularidade; Técnica Klauss Vianna; Performance.
Resumo
Este trabalho parte da pesquisa de meu pré-projeto de TCC, o qual busca refletir sobre questões que permeiam o ensino da dança na atualidade. Sempre me perguntei do porque precisamos limitar a dança a um grupo seleto de pessoas, a corpos eleitos, como infelizmente ainda observamos em diversos contextos. Por que não desconstruir essas normas e incentivar, a quem queira dançar, a simplesmente dançar e se expressar através do seu corpo, um corpo que tem uma história e muito a dizer? Muitos desses pré-conceitos e “padrões” colocados pela sociedade cercaram a dança por tanto tempo, e por que não pensar/dialogar sobre a dança que cada corpo é capaz de produzir enquanto movimento dançado, independentemente da idade e do biótipo físico? Dentre essas questões destaca-se uma reflexão sobre qual ou quais corpos podem dançar. Propõe-se aqui uma investigação teórico-prática, ancorada em abordagens da educação somática, partindo de um programa performativo (FABIÃO, 2011) que investiga a singularidade da dança que cada corpo é capaz de produzir. Dessa forma, pretende-se levar esse convite para dançar em diversos lugares da cidade de Campo Grande - MS buscando uma diversidade de público em diferentes contextos sociais e culturais, assim como diferentes idades, deixando como provocação um convite para dançar que incentive as pessoas que queiram a simplesmente dançar, sem regras ou pré-requisitos, mostrando que a dança é possível e acessível a qualquer pessoa. Busca-se, ainda, trazer, para a reflexão sobre a docência da dança, o questionamento de como conduzir um corpo que chega enrijecido em sala de aula até sua liberdade expressiva, por meio da descoberta de movimentos que respeitem a sua singularidade. Por tanto, a pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico a Técnica de Klauss Vianna com uma proposta de investigação no ensino e na aprendizagem da dança, apoiada na abordagem autoetnográfica (FORTIN, 2009).
Título do Evento
Jornada de Artes da UEMS - JART Ato VI - “Corpora: repertórios artísticos e pedagógicos em diálogos”
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada de Artes UEMS - JART - Corpora: Repertório artísticos e pedagógicos em diálogos.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CABALERO, THALITA BRITO. TODO CORPO DANÇA: UMA TRAJETÓRIA SINGULAR NA DESCOBERTA DA DANÇA QUE CADA CORPO PRODUZ A PARTIR DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA E DOS PROGRAMAS PERFORMATIVOS... In: Anais da Jornada de Artes UEMS - JART - Corpora: Repertório artísticos e pedagógicos em diálogos.. Anais...Campo Grande(MS) UEMS, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jart-jornada-das-artes-ato-vi-uems391969/757449-TODO-CORPO-DANCA--UMA-TRAJETORIA-SINGULAR-NA-DESCOBERTA-DA-DANCA-QUE-CADA-CORPO-PRODUZ-A-PARTIR-DA-EDUCACAO-SOMAT. Acesso em: 07/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes