REPERCUSSÃO DOS SINTOMAS DE TDAH NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE MEDICINA

Publicado em 28/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0320-9

Título do Trabalho
REPERCUSSÃO DOS SINTOMAS DE TDAH NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE MEDICINA
Autores
  • João Matias Pinheiro de Miranda Dantas
  • LAYSE MORAES MAZETTO
  • Keylla da Conceição Machado
Modalidade
Revisões (RESUMO)
Área temática
Saúde Mental
Data de Publicação
28/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jamedc/781281-repercussao-dos-sintomas-de-tdah-no-desempenho-academico-de-medicina
ISBN
978-65-272-0320-9
Palavras-Chave
TDAH, adaptação acadêmica, estudantes de medicina.
Resumo
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico genético que ocorre pelo desempenho inapropriado dos mecanismos de controle de reflexibilidade, desempenho e atividade motora. É uma condição neuropsiquiátrica amplamente reconhecida por seus impactos no funcionamento acadêmico e profissional. A mudança do ambiente escolar para o Universitário e como os estudantes com TDAH se adaptam a diferentes métodos de ensino se torna uma área de crescente interesse, visto que a interação entre os sintomas de TDAH e diferentes abordagens de ensino é uma questão complexa e multifacetada. OBJETIVO: Avaliar a "Repercussão dos Sintomas de TDAH em Acadêmicos de Medicina" com a finalidade de compreender como os sintomas do transtorno afetam o desempenho acadêmico, a adaptação e o desenvolvimento de estratégias de estudantes de medicina. MÉTODOS: Para avaliar a relação entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o desempenho acadêmico, realizou-se uma revisão da literatura focando em artigos dos últimos 17 anos. A revisão teve como objetivo identificar os desafios e estratégias eficazes para estudantes com TDAH. Artigos relevantes foram selecionados das bases de dados PubMed, PsycINFO, ERIC e Web of Science, utilizando palavras-chave como 'TDAH e desempenho acadêmico' e 'TDAH e rendimento escolar'. Após uma busca inicial, os artigos foram avaliados quanto à sua relevância e aqueles que atendiam aos critérios de inclusão foram escolhidos para análise mais detalhada. RESULTADOS: O cenário educacional, já desafiador por natureza, torna-se ainda mais complexo para estudantes com TDAH, particularmente em áreas exigentes como a Medicina. As dificuldades inerentes ao transtorno, como problemas de atenção, podem resultar em baixo rendimento acadêmico e comportamentos disruptivos. Estes desafios são amplificados em cursos intensivos, onde o rigor e a precisão são fundamentais. Problemas de leitura, escrita e impulsividade, características comuns do TDAH, podem impactar negativamente a capacidade dos estudantes de acompanhar o ritmo acelerado e as exigências do currículo médico. Além disso, a necessidade de habilidades de organização e gerenciamento do tempo, frequentemente comprometidas no TDAH, apresentam obstáculos adicionais. Essas dificuldades não só afetam o desempenho acadêmico, mas também podem influenciar a interação social e a autoestima dos estudantes, requerendo uma abordagem educacional mais adaptativa e inclusiva. CONCLUSÃO: O TDAH impacta profundamente o desempenho, a adaptação e as estratégias dos estudantes em ambientes acadêmicos exigentes. Este transtorno afeta a concentração, o controle de impulsos e a organização, comprometendo a aprendizagem e a aplicação prática do conhecimento. Também pode deteriorar as relações sociais e a saúde mental dos estudantes. Contudo, com estratégias de adaptação adequadas e suporte direcionado, é possível superar esses obstáculos e fomentar o sucesso acadêmico.
Título do Evento
JAMEDC
Cidade do Evento
Codó
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Acadêmica de Medicina de Codó
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DANTAS, João Matias Pinheiro de Miranda; MAZETTO, LAYSE MORAES; MACHADO, Keylla da Conceição. REPERCUSSÃO DOS SINTOMAS DE TDAH NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE MEDICINA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jamedc/781281-REPERCUSSAO-DOS-SINTOMAS-DE-TDAH-NO-DESEMPENHO-ACADEMICO-DE-MEDICINA. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes