REPERCUSSÕES DA CAMPANHA “A CULPA NÃO É DA MARISA”: ANÁLISE CONFORME A TEORIA DA RELEVÂNCIA DE COMENTÁRIOS DE MATÉRIA SELECIONADA DO SITE G1

Publicado em 05/12/2018 - ISSN: 2175-9162

Título do Trabalho
REPERCUSSÕES DA CAMPANHA “A CULPA NÃO É DA MARISA”: ANÁLISE CONFORME A TEORIA DA RELEVÂNCIA DE COMENTÁRIOS DE MATÉRIA SELECIONADA DO SITE G1
Autores
  • Maria Luisa Paz Nunes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
GT 3 – COGNIÇÃO, LINGUAGEM E ENSINO
Data de Publicação
05/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ixsimfop/125474-repercussoes-da-campanha-a-culpa-nao-e-da-marisa--analise-conforme-a-teoria-da-relevancia-de-comentarios-de-mat
ISSN
2175-9162
Palavras-Chave
Pragmática cognitiva, Teoria da relevância, Repercussão de campanhas publicitárias.
Resumo
INTRODUÇÃO Em 12 de maio de 2017, as Lojas Marisa lançaram uma campanha em homenagem ao dia das mães com o slogan “A culpa não é da Marisa”. A campanha repercutiu rapidamente pela internet, constituindo-se pauta de vários sites de notícia, porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de ser dono oculto de um apartamento triplex na cidade de Guarujá-SP, havia afirmado em depoimento ao Juiz Sergio Moro que sua esposa era responsável pelo interesse no imóvel dois dias antes do lançamento dos anúncios. Considerando esse contexto, consideramos que uma forma de observar como essas críticas foram produzidas e repercutiram na internet, é analisar os comentários on-line de uma matéria postada. Uma vez que o nosso interesse neste estudo é o de avaliar como, do ponto de vista cognitivo, as pessoas inferem interpretações a partir de enunciados linguísticos, propomo-nos a utilizar a teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995) para analisar essas repercussões. Desse modo, essa pesquisa visa a analisar, conforme a teoria da relevância, as repercussões da campanha publicitária “A culpa não é da Marisa” em comentários de uma matéria veiculada no site G1em maio de 2017. A CAMPANHA Por ocasião do Dia das Mães, Lojas Marisa publicaram um post no Instagram com o slogan “Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa”. Conforme a metodologia de análise guiada pela noção de relevância, a explicatura do slogan da campanha é a seguinte: “Se a mãe do leitor ficar sem presente do dia das mães, então a culpa de a mãe do leitor ficar sem presente do dia das mães não é das Lojas Marisa”. Conforme nossa análise, o slogan da campanha assume que a culpa de as mães ficarem sem presentes no dia das mães não pode ser atribuída às Lojas Marisa, porque, supostamente, as Lojas fornecem produtos e serviços em preços e condições acessíveis. O problema, aqui, é que a forma linguística do enunciado do slogan não é suficientemente explícita para evitar a ambiguidade com o depoimento de Lula, segundo o qual a culpa pela compra do triplex era de Dona Marisa. Em teoria da relevância, dizemos que uma das atividades pragmáticas mais importantes na formulação da explicatura de enunciados é a atribuição de referentes corretos às formas linguísticas. Nossa opção na análise é que Lojas Marisa quiseram comunicar que as Lojas Marisa não podem ser culpadas do fato de as mães ficarem sem presentes (1b, a seguir), mas essa não é a única atribuição de referente possível para o item lexical ‘Marisa’ no enunciado, porque outra Marisa qualquer pode ser culpada. Por exemplo, embora improvável, é possível conhecer alguma Marisa de Tal que poderia impedir alguém de comprar um presente. Mas que dizer de Marisa Letícia, esposa de Lula e explicitamente acusada por ele de ser culpada da compra do triplex em notícia amplamente divulgada pelos meios de comunicação à época? Trata-se de uma associação (1c) bem mais factível do que a hipótese de Marisa se referir a Marisa de Tal (1d). (1a) Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa. (1b) Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é das Lojas Marisa. (1c) Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa Letícia. (1d) Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa de Tal. Em síntese, em teoria da relevância poderíamos assumir que há dois candidatos preferenciais como entradas enciclopédicas adequadas para o item lexical ‘Marisa’ em ‘A culpa não é da Marisa’: LOJAS MARISA*, se assumimos a interpretação do anunciante; e MARISA LETÍCIA**, se assumimos a interpretação ambígua. Por hipótese, a primeira interpretação é aquela que o anunciante assume como verdadeira; e a segunda é aquela que, embora o anunciante negue, é a ambiguidade que ele pretendeu com o slogan. Não é sem motivo, portanto, os intérpretes estariam autorizados a inferir a relação do slogan com o caso do triplex do Guarujá e nosso propósito neste estudo é ver como isso ocorreu. MÉTODOS Para análise, foram selecionados 7 comentários do site G1 que compõe o Post “Campanha de Dia da Mães da Lojas Marisa gera polêmica na internet”. O trabalho consiste em aplicar o mecanismo descritivo-explanatória de interpretação guiado pela noção teórica de relevância a cada um desses comentários. Dessa forma, cada enunciado foi objeto de uma descrição em forma linguística, forma lógica, explicatura e explicatura expandida. Em seguida essas análises foram estudadas em termos de premissas e conclusões implicadas que procedem do slogan da campanha e se dirigem à interpretação do internauta. RESULTADOS PRELIMINARES Os resultados preliminares sugerem que as interpretações se organizam em dois grupos conforme o item lexical ‘Marisa’ seja interpretado como MARISA*, significando Lojas Marisa, ou MARISA**, significando Marisa Letícia. Os posts que produzem a primeira interpretação tendem a elogiar a criatividade da campanha; e os posts que produzem a segunda interpretação tendem a criticá-la por entender que a campanha fere a memória de Dona Marisa e, desse modo, é uma crítica política ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. REFERÊNCIAS G1. Campanha de Dia das Mães da Lojas Marisa gera polêmica na internet. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/campanha-de-dia-das-maes-da-lojas-marisa-gera-polemica-na-internet.ghtml/>. Acesso em: 25 abr. 2018 SPERBER, D.; WILSON, D. Relevance: communication & cognition. 2. ed. Oxford: Blackwell, 1995 [1. ed.1986].
Título do Evento
IX SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAL CONJUNTURA NACIONAL e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas
Cidade do Evento
Tubarão
Título dos Anais do Evento
Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NUNES, Maria Luisa Paz. REPERCUSSÕES DA CAMPANHA “A CULPA NÃO É DA MARISA”: ANÁLISE CONFORME A TEORIA DA RELEVÂNCIA DE COMENTÁRIOS DE MATÉRIA SELECIONADA DO SITE G1.. In: Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas. Anais...Tubarão(SC) UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ixsimfop/125474-REPERCUSSOES-DA-CAMPANHA-A-CULPA-NAO-E-DA-MARISA--ANALISE-CONFORME-A-TEORIA-DA-RELEVANCIA-DE-COMENTARIOS-DE-MAT. Acesso em: 29/06/2025

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