ARTE E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE NA OBRA O TESTAMENTO DO SR. NAPUMOCENO, DE GERMANO ALMEIDA

Publicado em 05/12/2018 - ISSN: 2175-9162

Título do Trabalho
ARTE E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE NA OBRA O TESTAMENTO DO SR. NAPUMOCENO, DE GERMANO ALMEIDA
Autores
  • Mayara Gonçalves de Paulo
  • Jussara Bittencourt de Sá
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
GT 2 – ARTE E EDUCAÇÃO
Data de Publicação
05/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ixsimfop/124875-arte-e-educacao--reflexoes-sobre-a-identidade-na-obra-o-testamento-do-sr-napumoceno-de-germano-almeida
ISSN
2175-9162
Palavras-Chave
PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Identidade. Pós-colonial.
Resumo
1. INTRODUÇÃO Sabemos que muitas são as “Áfricas” e variadas são as literaturas africanas de expressão portuguesa. Meus estudos sobre a África se direcionam aos países que têm a língua portuguesa como oficial. Desta forma, o objeto de pesquisa no doutorado são as literaturas em prosa escritas em língua portuguesa pelos escritores africanos: Germano Almeida, José Eduardo Agualusa e Mia Couto. Nosso estudo busca refletir sobre a arte enquanto representatividade de um tempo e possibilidade de reflexão sobre e para outros tempos, sobretudo nos culturais. Evidenciamos sua importância em sala de aula nos diferentes níveis de ensino. Reiteramos a relevância da literatura, como expressão da arte, uma forma de contribuir na construção da identidade cultural. No âmbito das literaturas de expressão portuguesa, como de Angola, Cabo Verde e Moçambique, por exemplo, temas diversificados relacionados ao pós-colonial, as construções de identidade, as tradições orais, aspectos de memória e tradição, bem como a questão da negritude são colocados em destaque. Todas essas questões têm ligações com os países que recentemente conquistaram a sua independência do colonialismo de Portugal. As reflexões que permeiam este trabalho fazem parte do nosso projeto de tese que tem origem nos estudos vinculados à linha de pesquisa Linguagem e Cultura do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem, da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Este texto é apenas um recorte da pesquisa que está em desenvolvimento, pois o objeto requer maiores aprofundamentos teóricos e metodológicos. 2. MATERIAIS E MÉTODOS O propósito, nesta pesquisa, é refletir acerca da literatura africana de expressão portuguesa e dos elementos que configuram a identidade, por meio do escritor Germano Almeida, em seu livro O testamento do Sr. Napumoceno sob o olhar pós-colonial. Entendo-a, assim, enquanto literatura originada da “experiência de colonização, afirmando a tensão com o poder imperial e enfatizando suas diferenças dos pressupostos do centro imperial” (Ashcroft et al., 1991). Os procedimentos metodológicos desta pesquisa partiram dos conceitos de macroanálise e microanálise de Massaud Moisés (1981). Desta forma, analisamos a obra em sua totalidade (macroanálise) e em suas estruturas menores (microanálise). Este trabalho classifica-se como uma pesquisa qualitativa, identificando-se como estudo de caso. Segundo Rauen, “por estudo de caso define-se uma análise profunda e exaustiva de um ou de poucos objetos, de modo a permitir o seu amplo e detalhado conhecimento” (2015, p.559). A abordagem qualitativa tem como objetivo avaliar as situações que nos direcionam para os questionamentos levantados no romance. 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES Evidenciamos a literatura como lugar a ser investigado e problematizado quer pela representação do mundo colonizado a partir do olhar do colonizador, quer pela construção da representação do colonizado a partir da influência do colonizador. A questão da identidade gera muitas indagações e investigações, pois em cada ramo do conhecimento, reflexões acerca desse tema admitem significados diferentes. É por meio dos questionamentos sobre a identidade que buscamos nossas raízes e origens, bem como diferenciamos o que nos une e o que acaba nos distanciando. O conceito de identidade passa por um processo de construção identitária em que o indivíduo na relação com um grupo em que se encontra, passa a sentir-se pertencente a ele, apropriando-se de suas crenças e de seus valores. Em O testamento do Sr. Napumoceno, descobrimos uma história cheia de surpresas na medida em que Napumoceno da Silva Araújo, personagem central, demonstrava ter uma vida solitária e discreta. No entanto, quando um testamento de 387 laudas é aberto, conhecemos detalhes particulares de sua vida. Detalhes estes que nos apresentam outro homem; um homem que mostra desenvoltura em escrever, que fala sobre a família, sobre seus negócios e sobre tudo, relata suas aventuras amorosas. Na obra em questão a personagem é um imigrante cabo-verdiano que deixa a ilha de São Nicolau para tentar fazer a vida em São Vicente. A trama começa com a narração do momento da abertura e leitura do testamento em uma sala pequena, acolhida por dois amigos e pelo sobrinho do falecido. O enredo é marcado por duas situações: a primeira que nos mostra os desdobramentos da vida de personagens já desenhados no conteúdo do testamento, e outra que apresenta a vida desconhecida e repleta de surpresas da personagem que dá nome ao título. As narrativas sobre os primeiros anos de vida da personagem são apresentadas como um passado / momento pobre vivido no arquipélago de São Nicolau, mas a narração de sua história e do seu país tem início com sua chegada em Mindelo (ilha de São Vicente). 4. CONCLUSÕES Reiteramos em nossas reflexões a relevância das literaturas africanas de expressão portuguesa também por sua representatividade no campo literário, por suas narrativas peculiares e a qualidade das produções literárias os levam a ser discutidos e estudados por diversas áreas dentro e fora de seus países de origem. Germano Almeida é um exemplo de escritor que se apropria de estratégias literárias para tentar construir em seus textos uma narrativa que coloque em evidência as diferenças culturais e a diversidade étnica que existem no território africano. Desta forma, procuramos lançar um olhar reflexivo para a arte literária africana, pois estudar a linguagem a partir da arte literária faz-se necessária, visto que a arte é criada pelo e para o homem como forma de refletir sobre o mundo ou espelhá-lo, como meio de representar uma história, explorar novas formas de olhar e interpretar o mundo que se revela e se modifica. 5. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Germano. O testamento do Sr. Napumoceno. São Paulo: Companhia das letras, 1996. RAUEN, Fábio José. Roteiros de iniciação científica: os primeiros passos da pesquisa científica desde a concepção até a produção e a apresentação. Palhoça: Ed. Unisul, 2015. MOISES, Massaud. A análise literária. 17. ed. São Paulo: Ed. Cultrix, 1981.
Título do Evento
IX SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAL CONJUNTURA NACIONAL e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas
Cidade do Evento
Tubarão
Título dos Anais do Evento
Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAULO, Mayara Gonçalves de; SÁ, Jussara Bittencourt de. ARTE E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE NA OBRA O TESTAMENTO DO SR. NAPUMOCENO, DE GERMANO ALMEIDA.. In: Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas. Anais...Tubarão(SC) UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ixsimfop/124875-ARTE-E-EDUCACAO--REFLEXOES-SOBRE-A-IDENTIDADE-NA-OBRA-O-TESTAMENTO-DO-SR-NAPUMOCENO-DE-GERMANO-ALMEIDA. Acesso em: 09/09/2025

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