SITUAÇÃO EMERGENTE DO COTIDIANO: O DIA DO ÍNDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E DE HISTÓRIA

Publicado em 05/12/2018 - ISSN: 2175-9162

Título do Trabalho
SITUAÇÃO EMERGENTE DO COTIDIANO: O DIA DO ÍNDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E DE HISTÓRIA
Autores
  • João Ricardo Linhares
  • Paula Felipe
  • scarlleth laureano marques
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
GT 13 – POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Data de Publicação
05/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ixsimfop/123993-situacao-emergente-do-cotidiano--o-dia-do-indio-na-disciplina-de-matematica-e-de-historia
ISSN
2175-9162
Palavras-Chave
História-Matemática. Situação Emergente do Cotidiano. Aprendizagem significativa.
Resumo
1. Introdução Nesta comunicação, apresentamos um trabalho desenvolvido no curso de extensão do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) referente ao primeiro semestre de 2018. A fim de contribuir com a formação integral dos sujeitos da aprendizagem, elaborou-se uma proposta de atividade orientadora de ensino voltada ao ensino de estatística e abordagem dos grupos indígenas pré-coloniais e os presentes ainda hoje em Santa Catarina, para com o 5º ano do ensino fundamental. A inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, nos currículos da Educação Básica, tornam-se obrigatórias através das leis 10.639 (2013) e 11.654(2008), a proposta seguinte visa não somente o cumprimento de uma lei, mas almeja contribuir para a desconstrução de estereótipos, superação do racismo, e valorização dessas matrizes na formação da cultura brasileira. Nesta proposta, partiu-se de um planejamento articulado entre as áreas de Ciências Humanas e Matemática, relaciona-se o ensino de História e de Matemática. Fundamenta-se, desta forma, a partir da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (PCSC) e a Atividade Orientadora de Ensino (AOE), conforme Moura et al. (2010). 2. Fundamentação teórica Moura et al. (2010), a partir da teoria da Atividade proposta por Leontiev, desenvolvem a Atividade Orientadora de Ensino. Nesse estudo, os autores demonstram como o conceito de Atividade pode embasar o trabalho do professor na organização do ensino. Segundo os autores: A natureza particular da atividade de ensino, que é a máxima sofisticação humana inventada para possibilitar a inclusão dos novos membros de um agrupamento social em seu coletivo, dará a dimensão da responsabilidade dos que fazem a escola como espaço de aprendizagem e apropriação da cultura humana elaborada, bem como do modo de prover os indivíduos, metodologicamente de formas de apropriação e criação de ferramentas simbólicas para o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. (MOURA, 2010, p. 207-208). Desta forma, essa teoria desenvolvida por Moura et al. (2010) visa contribuir com o desenvolvimento do pensamento teórico do estudante, uma vez que lhe proporciona uma aprendizagem significativa. Há de se considerar que não é somente o acesso à educação escolar que vai garantir “[...] o desenvolvimento do pensamento teórico, pois depende da lógica que fundamenta o conteúdo e os métodos de ensino. O modo de organização do ensino, a lógica considerada no desenvolvimento dos conceitos, interfere no tipo de pensamento que os estudantes desenvolvem”. (DAVIDOV, 1982, apud SANTA CATARINA, 2014, p.39). Entendemos que uma Atividade Orientadora de Ensino possui o objetivo de, a partir dos elementos da atividade (necessidade, motivos, objetivos, ações e operações), possibilitar o desenvolvimento do intelecto dos indivíduos que a realizarem. Além disso a execução de um Atividade Orientadora de Ensino busca a superação do etapismo, a promoção entre diferentes áreas do conhecimento. Por meio dessa Atividade Orientadora de Ensino, podemos proporcionar aos estudantes, experiências significativas. É importante, o reconhecimento da diversidade dos saberes e dos diferentes tipos de inteligência, para que realmente o professor possa fazer o seu planejamento. Portanto, como professores, devemos criar a necessidade e a curiosidade de aprender no aluno, ele considerar relevante determinado tema. 3. Propondo uma Atividade Orientadora de Ensino Na atividade que propomos, parte-se de uma situação emergente do cotidiano, conforme descrita por Moura et al. (2010). Escolhemos a data comemorativa nas escolas, o dia do Índio. As disciplinas envolvidas são História e Matemática, com essa proposta, é possível desenvolver uma problemática voltada à questão indígena na atualidade, contribuindo para a desconstrução de estereótipos e preconceitos e auxiliando na formação de cidadãos críticos, autônomos, cientes dos direitos, do respeito e da valorização necessários a estes grupos. Os alunos irão realizar gráficos e tabelas através dos dados pesquisados e já discutidos nas aulas de História. Na sala de informática, os alunos do quinto ano, pesquisarão e verão a figura do índio hoje, e um pouco da história indígena, dos sofrimentos e do genocídio aturados pelos povos indígenas após a chegada dos povos colonizadores até a sociedade contemporânea. Será realizado uma roda de conversa e diálogo em que os professores debaterão esses dados com os alunos, para internalizar os conceitos referentes aos conteúdos que serão tratados. Além disso, os estudantes participarão de uma exposição de vídeos, montada e realizada pelos docentes. Nesta exposição, devem ser apresentados vídeos e/ou documentários sobre a cultura indígena e também vídeos gravados por indígenas, para demonstrar que, atualmente, o índio possui acesso a novas tecnologias e mídias sociais, internalizando conhecimento, de forma auditiva e visual. Para finalizar, os estudantes realizarão uma atividade de Matemática em grupo, serão feitos gráficos e tabelas com as estatísticas pesquisadas, para que sejam analisados por outros grupos e pelos professores. O aluno poderá internalizar os conceitos observados matematicamente e historicamente, relacionando-os e apreendendo a interpretação de gráficos Nesta proposta, além de ser trabalhado os conteúdos referentes às disciplinas citadas anteriormente, também contempla a diversidade, conforme tratada na PCSC (2014), ao trazer a cultura do povo indígena. Contribui-se, por conseguinte, com o combate às variadas formas de discriminação que ainda persistem em nossa sociedade. Referências MOURA, M. O. et al. ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3094>. Acesso em: 01 out. 2018. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis, 2014. SCHLICKMANN, Maria Sirlene Pereira. (Org.). Áreas do conhecimento: diálogos em articulação. 1ed.Palhoça: UnisulVirtual, 2016, v. III.
Título do Evento
IX SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAL CONJUNTURA NACIONAL e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas
Cidade do Evento
Tubarão
Título dos Anais do Evento
Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LINHARES, João Ricardo; FELIPE, Paula; MARQUES, scarlleth laureano. SITUAÇÃO EMERGENTE DO COTIDIANO: O DIA DO ÍNDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E DE HISTÓRIA.. In: Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas. Anais...Tubarão(SC) UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ixsimfop/123993-SITUACAO-EMERGENTE-DO-COTIDIANO--O-DIA-DO-INDIO-NA-DISCIPLINA-DE-MATEMATICA-E-DE-HISTORIA. Acesso em: 14/08/2025

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