Título do Trabalho
DE NARCISO A YEMANJÁ O ESPELHO DO MAR
Autores
  • Lenine Salvador
Modalidade
GT Territórios e Fronteiras da Cena
Área temática
Hibridismos, interdisciplinaridades e práticas interculturais na cena expandida
Data de Publicação
19/01/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ixcongressoabrace/32167-de-narciso-a-yemanja-o-espelho-do-mar
ISSN
21769516
Palavras-Chave
Presença. Reflexividade. Mito de Iemanjá. Mito de Narciso. Artifício.
Resumo
RESUMO O espelho, a imagem especular estão implicados na construção dos valores de presença. No projeto Artifício, desenvolvo há 5 anos cenários e figurinos que trazem como informação objetos e técnicas de extensões da função do olhar, tais como câmeras, persiana, antena. Especificamente, o objeto da câmera de registro audiovisual, vem sendo explorado como figurino acoplado ao corpo em diversas situações artísticas para o desenvolvimento de figuras. No projeto, a exploração do princípio da reflexividade surge como resposta às situações de exposição especular do público através da câmera. A reflexividade, tem que ver com como o público vê e se expõe à informação da autoimagem como parte da composição nos ambientes de instalação da figura. Em outra margem de experiência artística, desde 2014, o contato com a oferenda da dança para Iemanjá, nas festas populares de Salvador junto ao Bloco De HJ a 8, repercutiu em um outro tom para os estudos sobre o princípio da reflexividade. Nas danças oferendas, o espelho apareceu não mais dependente da solidão do self, no desajuste entre exposição íntima e exacerbação da autoimagem, investigação presente na instalação cênica Artifício (2012). Uma das entidades mais festejadas no Brasil, Iemanjá representa o espelho do mundo, é a mãe que reflete todas as diferenças e protege a cabeça: o “Ori”, que tem haver com a formação do indivíduo. Com essa imagem uterina, a relação com o espelho em Artifício se deslocava de uma crítica à produção de si fincada no mito de Narciso, na paixão através da visão de si que leva à morte, para ganhar a vastidão reflexiva da produção de presença, com a qualidade de gestação, de cuidado e de reconhecimento da alteridade. Como motivo da instalação Artifício II, realizada no Bauhausfest em Dessau na Alemanha, no ano de 2015, a oferenda a Iemanjá cruzou o oceano, materializada na figura da câmera. Palavras-chave: Presença. Reflexividade. Mito de Iemanjá. Mito de Narciso. Artifício. RESUMEN La imagen del espejo están involucrados en la construcción de los valores de presencia. En Projecto Artifício, durante 5 años desarrollo escenarios y vestuarios que traen objetos y la ampliación de funciones la mirada, (cámaras, obturador, antena), como información técnica. En concreto, el objeto de la cámara de registro audiovisual, está siendo explorado como trajes acoplados al cuerpo de varias situaciones artísticas para el desarrollo de figuras. En el proyecto, la operación del principio de reflexividad es una respuesta a las situaciones de exposición especular de el público mediante la cámara. La reflexividad, tiene que ver con la forma en que el público ve y expone a la información imaginista de sí mismo, como parte de la composición, en los ambientes de instalación. En otra margen de la experiencia artística, desde 2014, en contacto con el baile ofrecido a Yemanjá, las fiestas populares de Salvador con el HJ Bloque 8, que se refleja en otro tono para los estudios sobre el principio de reflexividad. En estas danzas, el espejo apareció ya no dependiente en el yo solo, la falta de correspondencia entre la exposición íntima y exacerbación de la propia imagen, investigación presente en la instalación escénica Artificio (2012). Una de las entidades más célebres de Brasil, Yemanjá es el espejo del mundo, es la madre que refleja todas las diferencias y protege la cabeza: los “Ori”, que tiene que ver con la formación del individuo. Con esta imagen uterino, la relación con el espejo en Artifício se trasladó a una crítica de producción en sí mismo atrapado en el mito de Narciso, de pasión a través de la visión de uno mismo que conduce a la muerte, para ganar la reflexión de la presencia con calidad de gestación, de cuidado y el reconocimiento de la alteridad. Como motivo de la instalación Artifício II, celebrada en Bauhausfest de Dessau en Alemania, en el año 2015, el ofreciendo a Yemanjá ay cruzado el océano, materializado en la imagen de la cámara. Palabras clave: Presencia. La reflexividad. Mito de Yemanjá. Mito de Narciso. Artificio. ABSTRACT The mirror image is involved in the construction and values of presence. Artifício (2011-actual), is a project that bring set and costumes made from objects and technical information extensions of the eye function, such as cameras, shutter, antenna, etc. Specifically, the object of audiovisual recording camera, is being explored as costume, when coupled on the body, a practice in various artistic situations for the development of figures. The exploitation of the reflexivity principle is a response to exposure mirroring situations the public face through the câmera mediation in Artifício project. The reflexivity, has to do with how the public sees and exposes the self-image information as part of the composition with this Figure installing environments. In other shore of the artistic experience, since 2014, I am offering a dance to Iemanja, in the most popular festivals of Salvador, with the carnival block “De HJ a 8” echoing in another tone for the studies on the reflexivity principle. Through these offerings dances, the mirror appeared no longer dependent on the self loneliness, the mismatch between intimate exposure and exacerbation of self-image, important reading for the moto in the scenic installing Artifício (2012). One of the most celebrated entities in Brazil, Iemanjá, is the mirror of the world, the mother reflecting all differences and protects the head, the ori, which has be with the formation of the individual. With this uterine image, the relationship with the mirror in Artifício moved from a critique of the self production, that seens stucked in the myth of Narcissus, through the self vision that leads to death, to win the reflective vastness of presence production, with gestation care quality and the recognition of otherness. This image was one motive for the development of the installation Artifício II, held at the Bauhausfest in Dessau in Germany, 2015, where the Iemanja offering dance crossed the ocean, materialized on the Camera Figure. Keywords: Presence. Reflexivity. Myth of Iemanja. Myth of Narcissus. Artifício.
Título do Evento
IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - Poéticas e estéticas descoloniais – artes cênicas em campo expandido
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SALVADOR, Lenine. DE NARCISO A YEMANJÁ O ESPELHO DO MAR.. In: Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2017. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IXCongressoABRACE/32167-DE-NARCISO-A-YEMANJA-O-ESPELHO-DO-MAR. Acesso em: 08/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes