O USO DO PODCAST NA GEOGRAFIA: COMPARTILHANDO SABERES E FORTALECENDO OS DIREITOS HUMANOS

Publicado em - ISBN: 978-65-272-1352-9

Título do Trabalho
O USO DO PODCAST NA GEOGRAFIA: COMPARTILHANDO SABERES E FORTALECENDO OS DIREITOS HUMANOS
Autores
  • Eduardo Reyver
  • Andressa Pereira dos Santos
  • LUCILEYDE FEITOSA SOUSA
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Práticas, conhecimentos e saberes de populações tradicionais
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ix_neer/901349-o-uso-do-podcast-na-geografia--compartilhando-saberes-e--fortalecendo-os-direitos-humanos
ISBN
978-65-272-1352-9
Palavras-Chave
Amazônia. Populações Tradicionais. Divulgação científica.
Resumo
Este trabalho tem por base o Projeto Amazoncast: comunicar a Geografia e os Direitos Humanos, que tem como objetivo divulgar os resultados de pesquisas gerados a partir do curso de Geografia na perspectiva dos Direitos Humanos. O projeto articula pesquisa, ensino e extensão, na ênfase à criação de espaço comunicativo, reflexivo, visando a troca de saberes e divulgação científica, o que contribui para o protagonismo discente e diálogo com a comunidade externa. As discussões destacadas no presente texto dão visibilidade à mídia podcast na divulgação científica, tendo como ênfase divulgar as contribuições de alunos da Geografia em relação à produção do espaço geográfico, contextualizado por meio de uma visão humanista, social e dialógica com populações tradicionais da Amazônia. O projeto vem sendo desenvolvido desde dezembro de 2023 e inclui as seguintes estratégias metodológicas: 1) Levantamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso ligados aos direitos humanos; 2) Entrevistas com os autores dos trabalhos para conhecimento da proposta e autorização de divulgação; 3) Gravação e edição dos podcasts; d) Divulgação nas redes sociais, especialmente na Escola São Pedro. A mídia podcast fortalece o diálogo entre os saberes produzidos nas esferas da Universidade, escolas e sociedade, uma vez que se tem a escuta reflexiva, compreensão da escrita científica, dos saberes produzidos na Amazônia, das práticas e vivências acadêmicas. Priorizou-se nos podcasts um áudio simples, com linguagem acessível a todas as pessoas, independente de sua escolaridade. A estrutura narrativa enfatizou o campo das experiências, as contribuições científicas, sendo que a título de exemplificação escolheu-se o podcast da discente Ziley Alves Souza intitulado: Relações de Gênero e diversidade cultural nas escolas do Ensino Fundamental e Médio na Terra Indígena Kaxarari, sob a orientação da Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva. O trabalho versou sobre o povo indígena Kaxarari cujo território se encontra em Rondônia, na perspectiva de mostrar a educação de crianças e jovens frente aos desafios encontrados nas escolas indígenas, que vão desde a falta de materiais didáticos específicos da língua materna do tronco linguístico PANO, bem como a infraestrutura das salas de aula. O povo “Kaxarari” tem a história de contato com os não indígenas parecida com a dos demais povos do Brasil, com um passado marcado por invasões e violências diversas onde tiveram a redução de seus territórios em quase 97%, o que representa menor espaço para a sua sobrevivência, locomoção e realização de atividades originarias, como pescar, plantar e extração de alimentos. A terra Kaxarari é composta por 9 aldeias em que 4 delas são lideradas por cacicas, as quais conquistaram o direito de exercer tal função, ajudando no empoderamento da mulher, na preservação dos valores tradicionais e na luta contra as desigualdades específicas de seu gênero. No podcast, a situação dialógica é enriquecida com os aspectos da cultura, da educação indígena cuja atribuição é da mãe no ensinamento da língua materna, da educação escolar indígena, danças, costumes, pintura corporal, religião, artesanatos e saberes tradicionais ligados às plantas medicinais. Dessa forma, a mídia podcast fortalece e valoriza as pesquisas desenvolvidas no curso de Geografia da Universidade Federal de Rondônia, sendo uma comunicação pautada na democratização do conhecimento, reflexão crítica, construtiva e comprometida com as populações tradicionais da Amazônia. Outro aspecto que destacamos é que alguns dos conteúdos desses podcasts foram transformados em textos para apresentação de fantoches, sendo trabalhados com os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Escola Municipal São Pedro, sendo de grande relevância para trabalhar com a sensibilização e conscientização dos alunos em relação aos temas de direitos humanos ligados à educação, respeito à diversidade cultural etc. Dessa maneira, o diálogo da Geografia com os direitos humanos fortalece a formação cidadã e acadêmica, no sentido de contribuir para a divulgação de temas relacionados às populações originárias da Amazônia. Por outro lado, reforça pautas significativas sobre o lugar e valor dos indivíduos, dignidade da pessoa humana, água como direito humano, o direito à terra, moradia, educação, saúde, mobilidade, juventude, acessibilidade, proteção à mulher, tendo a construção do olhar geográfico alicerçado na garantia de direitos fundamentais e sociais, procurando desmistificar percepções de que os direitos humanos beneficiam apenas àqueles protegidos pelo sistema prisional no país. Na construção teórica tomou-se como ponto de partida uma perspectiva sócio-histórica, sendo que o conhecimento é uma construção que se realiza entre os sujeitos. A perspectiva é entendida como uma relação entre sujeitos, numa ênfase dialógica bakhtiniana, sendo essencial essa interação para a compreensão dos textos científicos produzidos na Geografia. Pensando na importância dessa reflexão, buscou-se trabalhar a Geografia, divulgação científica, direitos humanos, tornando imprescindível trazer a contribuição de autores, tais como: Bakhtin (1999), Freitas (2003), Sousa (2014, 2023) e Santos (2007). Esta postura teórica fortalece o reconhecimento dos saberes e fazeres importantes que são produzidos dentro e fora da universidade, pois como afirma Freitas (2003) a perspectiva sócio-histórica representa um caminho significativo na produção do conhecimento no campo das ciências humanas. Para Santos (2007) a cidadania e cultura integram significações, remetem a relações profundas entre o homem e o seu meio e evidenciam um processo de viver através das práticas sociais, sendo a cultura o alicerce do pertencimento do grupo em determinado espaço. Nessa análise, o entendimento do espaço precisa ser visto a partir do enfoque da cidadania, da comunicação social, do espaço vivido das pessoas, sendo interpretado mediante as experiências vividas. Santos (2007) ao trabalhar com o tema da cidadania evidenciou as mudanças brutais que se apresentam na paisagem e no meio ambiente ao desconsiderarem as pessoas, cujos resultados ofendem, expulsam e causam o desenraizamento. Conforme enfatiza Sousa (2014) fortalecer a dimensão humana significa valorizar os aspectos da transmissão da experiência, das práticas espaciais e que expressam o ato, a representação e o dizer, sendo a própria ação do sujeito no espaço de sua atuação. Não se pode estudar isolamento e a cultura sem considerar o aspecto da cidadania embutida na interpretação do território. A partir dessa compreensão, os temas destacados nos podcasts buscam romper silenciamentos existentes até então no campo da investigação geográfica. Através dela, podese entender e refletir sobre as contradições, os diferentes processos de significação no espaço, contribuindo para a formação de profissionais engajados na sociedade, promovendo novas interlocuções e evidenciando a Geografia como ciência fortalecedora dos Direitos Humanos. Como resultados, pode-se destacar a importância desse projeto de extensão para conhecimento das produções significativas do curso de Geografia da UNIR, expandir conhecimento sobre a Geografia produzida na Amazônia e que fortalece a dimensão dos direitos humanos. O projeto tem sido importante para a compreensão das visões de mundo dos sujeitos que produzem seus territórios dotados de significação, resistência, pertencimento e de vivências singulares.
Título do Evento
IX NEER
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio Nacional do NEER: Movimentos e devires, espaço e representações
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REYVER, Eduardo; SANTOS, Andressa Pereira dos; SOUSA, LUCILEYDE FEITOSA. O USO DO PODCAST NA GEOGRAFIA: COMPARTILHANDO SABERES E FORTALECENDO OS DIREITOS HUMANOS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ix_neer/901349-O-USO-DO-PODCAST-NA-GEOGRAFIA--COMPARTILHANDO-SABERES-E--FORTALECENDO-OS-DIREITOS-HUMANOS. Acesso em: 05/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes