EXPLORANDO A GEOGRAFIA DO ESPORTE: ANÁLISE DO ESPAÇO VIVIDO POR USUÁRIOS DO CEME EM ALFENAS-MG

Publicado em - ISBN: 978-65-272-1352-9

Título do Trabalho
EXPLORANDO A GEOGRAFIA DO ESPORTE: ANÁLISE DO ESPAÇO VIVIDO POR USUÁRIOS DO CEME EM ALFENAS-MG
Autores
  • Camilly Souza
  • Marcel Azevedo Batista D'Alexandria
  • Allana Paula Braga
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Práticas espaciais, espaços de vivência e espaços apropriados
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ix_neer/856445-explorando-a-geografia-do-esporte--analise-do-espaco-vivido-por-usuarios-do-ceme-em-alfenas-mg
ISBN
978-65-272-1352-9
Palavras-Chave
Espaço Vivido, Espaço Público, Esporte, Alfenas-MG, Geografia do Esporte
Resumo
A relação entre o esporte e o espaço urbano permeia o modo de vida dos cidadãos, bem como está profundamente enraizado com o modo de vida das pessoas, seja na atividade esportiva, seja nos aspectos que correspondem às formas e representações na cidade. Estádios, bandeiras de times, quadras poliesportivas, piscinas públicas, campos de futebol são elementos que permeiam o cotidiano das/nas cidades. Nota-se que é comumente encontrado nas cidades locais para a prática esportiva, nos quais esses locais não apenas permitem que as pessoas participem de atividades físicas e esportivas, mas também servem como pontos de encontro social, promovendo interações entre membros da comunidade e fortalecendo os laços sociais entre os mesmos. Essa relação é dinâmica e interdependente, com o esporte moldando a forma como as pessoas interagem e vivenciam as cidades, e as cidades, por sua vez, fornecendo o cenário para a prática e vivência. Nota-se que, em via de regra, a prática esportiva está atrelada ao uso do espaço público, no qual as populações se apropriam e se utilizam desses espaços. Para Gomes (2018) o caráter público depende de como esse espaço é concebido, usado e vivido. Assim também, ainda que submetida à tutela de administrações públicas, nem sempre o modo de agir e de viver nesses espaços será necessariamente público. Por isso, quando debatido a prática esportiva, ainda que existam equipamentos para realizar as atividades esportivas, o espaço público de fato é vivido pela população? Há de se refletir sobre a relação desses citadinos com as praças esportivas disponíveis em suas cidades e seus usos. Neste contexto, remete-se ao município de Alfenas, localizado no sul de Minas Gerais, no qual conta com diversos espaços públicos, de caráter esportivo, oferecidos gratuitamente para a comunidade. Faz-se menção ao projeto denominado de “Cidade Escola”, um programa de educação social e cultural que prioriza os saberes construídos pelas comunidades alfenenses. Neste ínterim, o Centro Esportivo Municipal de Educação (CEME) faz parte do programa do Cidade Escola, e é um espaço livre para a comunidade interessada que possibilita a prática de zumba, ginástica, alongamento, yoga, hidroginástica, natação, beach tennis, jiu jitsu, recreação, além da possibilidade de treino na piscina para os atletas de natação em diversos dias e horários, sendo necessário apenas a apresentação de documentos básicos para a matrícula. Portanto, atividades esportivas gratuitas e disponíveis à comunidade em geral. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo investigar a interação do/no espaço, espaço vivido pelos indivíduos e o espaço público no município de Alfenas, buscando compreender as complexas interações e relações entre esses elementos, no âmbito do Centro Esportivo Municipal de Educação (CEME). Compreendendo o perfil destes moradores que usam e ocupam o CEME, bem como as práticas de sociabilidade que este projeto proporciona. Aponta-se que o supramencionado trabalho faz parte de pesquisa de Iniciação Científica em andamento, a qual compreende estudar a dimensão da Geografia do Esporte no município de Alfenas-MG. Entende-se como Geografia do Esporte, por meio de Mascarenhas (2006), como essencialmente o estudo da dimensão espacial da atividade esportiva. Menciona-se que o presente trabalho teve apoio da FAPEMIG para a sua realização. Para a realização deste trabalho, utilizou-se de pesquisas bibliográficas, as quais tiveram o objetivo de revistar os principais pressupostos teóricos da temática proposta. Quanto aos procedimentos metodológicos, ocorreram trabalhos de campo para validar a teoria adquirida nas pesquisas e o seu confronto com a realidade. Quanto à abordagem, o presente trabalho pautou-se na aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, visando uma abordagem quali-quantitativa. Ao todo foram aplicados 19 questionários e realizadas 2 entrevistas. Lefebvre (2013) teoriza que a produção do espaço está diretamente interligada ao espaço vivido, o articulando como uma dimensão do espaço social. Esse mesmo espaço social é conceitualizado com três dimensões fundamentais, o espaço percebido, concebido e vivido. Dessa forma, o espaço percebido refere-se a percepção subjetiva e individual do espaço por parte dos habitantes influenciado por fatores como cultura e fatores sociais. O chamado espaço concebido é o espaço planejado e projetado, resultados de decisões econômicas, políticas e sociais que mudam as configurações físicas do ambiente. Por fim, o conceito mais importante levantado por Lefebvre seria o de espaço vivido, onde seria sintetizado os dois espaços anteriores, destacando a complexidade do espaço social, enfatizando a interação dinâmica entre as dimensões objetivas e subjetivas do ambiente construído. Ou seja, o conceito de espaço vivido ultrapassa o espaço físico que rodeia as pessoas, é a intersecção entre a realidade física e as experiências subjetivas. O espaço vivido valoriza a experiência dos sujeitos, o seu cotidiano, com as especificidades que as compõem, sendo moldado por interações sociais, culturais, dando significado único a cada lugar para cada indivíduo. Assim, o espaço vivido torna-se uma parte fundamental da identidade e da experiência humana. Na perspectiva do uso de espaços públicos para a prática de esportes nos centros urbanos da cidade de Alfenas, onde milhares de atores constroem sua conformidade. No CEME, a maioria dos frequentadores da manhã são idosos, com idades entre 61 e 80 anos, entre os que responderam aos questionários, haviam 14 mulheres e 5 homens, refletindo uma leve predominância feminina entre os participantes. Os mesmos descobriram o local por residirem na cidade ou por recomendação de conhecidos. Sua renda familiar não ultrapassa 4 salários mínimos. Esses idosos preferem praticar hidroginástica em grupo nas piscinas do CEME, com cerca de 20 participantes por sessão, frequentando o local há cerca de 5 anos, acompanhados de familiares ou amigos, com o objetivo principal de manter a saúde, indo de 2 a 5 vezes por semana. Destaca-se que 73% dos entrevistados classificaram o espaço do CEME como excelente, destacando que se sentem seguros e acolhidos durante suas atividades no local. Quanto ao transporte, a maioria prefere ir a pé ou utilizar o próprio carro. Além disso, é importante notar que a maioria dos idosos que frequentam o CEME não participam de grupos ou mídias sociais específicas para acompanhar as atividades do local, nem costumam frequentar outros espaços públicos na cidade para a prática de esportes. Eles também não pagam nenhuma mensalidade para utilizar as instalações do CEME. No entanto, alguns deles identificaram áreas de melhoria, especialmente relacionadas ao aquecimento da piscina, sugerindo que este deveria ser aprimorado para garantir maior conforto durante as atividades aquáticas. Durante entrevistas realizadas com dois idosos frequentadores do Centro Esportivo Municipal de Educação (CEME), ressaltaram a significativa contribuição do local para a qualidade de vida daqueles que o frequentam. Destacaram a presença de professores capacitados, horários de aula convenientes e uma infraestrutura adequada para a prática de atividades físicas. Além disso, enfatizaram a facilidade de matrícula e, principalmente, a importância do CEME como um espaço de integração comunitária. Para eles, o local não só proporciona lazer e atividades físicas, mas também é um ambiente propício para estabelecer relações interpessoais e usufruir dos recursos disponíveis na cidade. Ressalta-se o papel do CEME neste contexto de sociabilidade para idosos no município de Alfenas-MG, sobretudo pela importância da prática esportiva gratuita em um espaço público. Nota-se o olhar destes cidadãos e sua relação com o espaço alfenense, sobretudo seu uso e ocupação nos espaços públicos, cotidianamente sendo vivido e compartilhado com seus pares, a partir desta prática esportiva. Portanto, por meio da Geografia do Esporte e da análise da dimensão do espaço vivido por idosos praticantes de hidroginástica no Centro Esportivo Municipal de Educação em Alfenas, podemos concluir que o ambiente esportivo desempenha um papel crucial na vida desses indivíduos. A partir da observação e interação com o espaço físico do centro esportivo, os idosos constroem uma relação significativa com o ambiente, que vai além da prática esportiva em si. A participação ativa desses idosos no espaço esportivo não apenas contribui para a manutenção da saúde física, mas também promove o bem-estar emocional e social. O centro esportivo se torna um local de encontro e interação. Essa conexão entre os idosos e o espaço vivido evidencia a importância de políticas públicas e investimentos em infraestrutura esportiva. Referências GOMES, Paulo César da Costa. Espaço Público, Espaços Públicos. GEOgraphia Niterói, Universidade Federal Fluminense ISSN 15177793 (eletrônico) Vol.20, No 44, 2018: set./dez. LEFEBVRE, Henri. La produccion del espacio. Madrid/ES: Capitán Swing, 2013 MASCARENHAS, Gilmar. Geografia do esporte. In: DACOSTA, LAMARTINE (Org.). Atlas do esporte no Brasil . Rio de janeiro: CONFEF, 2006. p. 125
Título do Evento
IX NEER
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio Nacional do NEER: Movimentos e devires, espaço e representações
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Camilly; D'ALEXANDRIA, Marcel Azevedo Batista; BRAGA, Allana Paula. EXPLORANDO A GEOGRAFIA DO ESPORTE: ANÁLISE DO ESPAÇO VIVIDO POR USUÁRIOS DO CEME EM ALFENAS-MG.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ix_neer/856445-EXPLORANDO-A-GEOGRAFIA-DO-ESPORTE--ANALISE-DO-ESPACO-VIVIDO-POR-USUARIOS-DO-CEME-EM-ALFENAS-MG. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes