UMA ANÁLISE PRELIMINAR DOS ELEMENTOS QUE APROXIMAM A CIÊNCIA CIDADÃ DOS PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA ABERTA

Publicado em 26/09/2022 - ISBN: 978-65-5941-785-8

Título do Trabalho
UMA ANÁLISE PRELIMINAR DOS ELEMENTOS QUE APROXIMAM A CIÊNCIA CIDADÃ DOS PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA ABERTA
Autores
  • Amanda Santos Witt
  • Fabiano Couto Corrêa da Silva
Modalidade
II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã - Resumo expandido
Área temática
A ciência da ciência cidadã
Data de Publicação
26/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iwdrbdcc2022/496156-uma-analise-preliminar-dos-elementos-que-aproximam-a-ciencia-cidada-dos-principios-da-ciencia-aberta
ISBN
978-65-5941-785-8
Palavras-Chave
Ciência Cidadã, Ciência Aberta, Comunicação Científica, Cientistas cidadãos, Democratização Social
Resumo
Tipo de estudo: Produção científica RESUMO Esta produção científica faz parte de uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo investigar a aproximação entre Ciência Cidadã e Ciência Aberta. A metodologia utilizada na pesquisa baseia-se em buscas em bases de dados relevantes no âmbito científico, uma de caráter multidisciplinar e uma específica da área da Ciência da Informação, respectivamente, a Web of Science e a Brapci. Criou-se uma categorização para apresentar os resultados obtidos nas buscas. Conclui-se que carece de estudos que analisem, de modo específico, a questão dos dados de pesquisa no âmbito da Ciência Cidadã, bem como de um plano de gestão desses dados no cerne dos projetos analisados. INTRODUÇÃO De acordo com o projeto Foster (2018), a Ciência Aberta estrutura-se em três grandes eixos: acesso aberto, dados abertos e pesquisa reproduzível. Nesse sentido, Silva (2020) assevera que a gestão eficaz dos dados é latente, considerando que muitas coletas de dados já foram feitas em estudos anteriores, mas acabaram não sendo compartilhadas tampouco organizadas em um repositório para uso posterior, no intuito de garantir que esses dados sejam visíveis, estejam disponíveis, seguros e possam ser úteis e compartilhados. Albagli (2015) pondera que uma das iniciativas que fazem parte do guarda-chuva da Ciência Aberta é a Ciência Cidadã, cujas ações são pautadas pela participação de cidadãos em atividades formais de pesquisa. Conforme Albagli (2015), a vertente democrática em Ciência Cidadã incorpora a abertura e a conformação de novos espaços e mecanismos institucionais vigentes, ensejando maior participação, intervenção e empoderamento dos cidadãos. Preconiza-se assim, uma relação de parceria entre cidadãos e cientistas profissionais, em que os pressupostos básicos da ciência são garantidos, pois conforme a European Citizen Science Association (2015), a Ciência Cidadã configura uma abordagem de investigação como qualquer outra, com suas limitações e enviesamentos que devem ser considerados e controlados durante a pesquisa. O livre acesso ao conhecimento, por meio de plataformas digitais para informações científicas (licenças Creative Commons, software livre, trabalho colaborativo, etc), favorece o engajamento de cidadãos em pesquisas. Trata-se de projetar dispositivos não proprietários ou de código aberto e, ao mesmo tempo, designar interfaces de conhecimento para uma produção resultante da experimentação social que possa servir como referência ou alternativa aos modelos institucionais. Os processos de revisão por pares, no cerne da atividade científica, estão na base da produção de objetividade na ciência. Todavia, ao introduzirmos não-especialistas no processo científico, suas contribuições podem romper esses mecanismos autorreguladores da ciência, que normalmente determinam a objetividade científica. Os cientistas podem perder um pouco de sua autonomia em termos de capacidade de definir seus objetivos e prioridades por conta própria, mas, os objetivos atribuídos à ciência estão historicamente situados. Ainda hoje temos uma tensão entre duas visões desses objetivos. A primeira, sempre estruturante: compreender o mundo, independente da utilidade possível desse conhecimento. A segunda, utilizar o conhecimento adquirido para “dominar” a natureza e a realização de avanços práticos. Desse modo, a ciência deve responder aos problemas da sociedade e a Ciência Cidadã se torna compatível com tais objetivos. Por outro lado, se aderirmos à ideia de uma ciência desinteressada e autônoma, a Ciência Cidadã entra em tensão com essa visão. METODOLOGIA Este estudo apresenta natureza descritiva e foi conduzido por meio de estratégia qualitativa. Trata-se de uma investigação bibliográfica na qual as bases de dados Web of Science (WoS) e Base de dados referenciais de artigos de periódicos em Ciência da Informação (Brapci) foram utilizadas para a coleta de dados. A base WoS foi escolhida por ser uma fonte de informação multidisciplinar e quantitativamente representativa da produção científica mundial e a Brapci por ser uma importante fonte de conhecimento científico em Ciência da Informação. A coleta de dados ocorreu em 10 de maio de 2022. O procedimento de busca utilizado nas bases de dados foi a busca simples, combinando os termos Ciência Cidadã e Ciência Aberta com o operador booleano “E”, em inglês, respectivamente, “Citizen Science” AND “Open Science”, sem limitação temporal ou de idioma. Após as buscas, na WoS foram recuperados 65 documentos e foram excluídos os materiais que não se encaixam na tipologia de artigo, totalizando 62 artigos avaliados. Assim sendo, analisamos as abordagens de cada documento a partir da leitura do resumo de cada um para compreender o que está sendo produzido nos âmbitos da Ciência Cidadã e da Ciência Aberta. No caso da Brapci foram recuperados 16 documentos do tipo artigo, sendo que um trabalho já constava na WoS e outro não se enquadrou no tema do presente trabalho. Assim, a amostra foi composta por 14 artigos. RESULTADOS Os documentos selecionados para compor o corpus desta pesquisa foram analisados e, a partir disso, foi proposto um agrupamento dos trabalhos na seguinte categorização de análise: Conceito, usos da Ciência Cidadã e projetos; Bibliotecas; Engajamento de cidadãos em pesquisa científica e apoio necessário para lidar com coleta e uso de dados; Tecnologias de Comunicação e Informação; COVID-19; Plataformas em Ciência Cidadã; Comunicação científica; Dados abertos ou banco de dados; Co-criação; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Princípios, evolução e promoção da Ciência Aberta; Trabalho colaborativo entre cidadãos e cientistas; Humanidades digitais; Aspectos epistemológicos da Ciência da Informação e Aprendizagem e recursos educacionais. Com relação às áreas do conhecimento definidas pela WoS, os artigos estão inseridos em sua maior parte, no campo da Ciência da Informação e Ciência de Biblioteca, seguidos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. No caso das buscas realizadas na base de dados Brapci, temos a seguinte categorização de análise: Princípios, evolução e promoção da Ciência Aberta: 4; Tecnologias de Comunicação e Informação; Dados abertos ou banco de dados; Conceito, usos da Ciência Cidadã e projetos; Aspectos epistemológicos da Ciência da Informação; Bibliotecas e Humanidades digitais. Nesse sentido, faz-se necessário tecermos algumas considerações a respeito do cenário encontrado após as buscas nas referidas bases de dados, o que será feito no tópico a seguir. DISCUSSÃO Os resultados permitem inferir que: a maior parte dos trabalhos têm foco nos princípios e evolução da Ciência Aberta de forma geral, mencionando a Ciência Cidadã como uma de suas iniciativas. No que diz respeito às plataformas em Ciência Cidadã, salientamos que estas poderão contribuir para a reunião e divulgação das iniciativas em Ciência Cidadã; na literatura consultada. Não se localizou a forma como são geridos os dados das pesquisas, tampouco a existência de um plano de gestão de dados por parte dos projetos citados. Concluímos que as bibliotecas são ambientes propícios para projetos em Ciência Cidadã e o bibliotecário pode atuar no aprimoramento das habilidades de usos da informação, proporcionando aos cidadãos o desenvolvimento de competência crítica em informação. Por fim, localizamos uma ocorrência de trabalho sobre comunicação científica, que estuda os modos por meio das quais os cientistas se comunicam para promover e validar as suas descobertas científicas. Hoje o meio mais utilizado tem sido o artigo científico. Aqui podemos nos questionar se a Ciência Cidadã, com o trabalho colaborativo dos cidadãos, não estaria alterando os paradigmas vigentes da comunicação científica ao impulsionar uma nova maneira de fazer e pensar a ciência. CONCLUSÕES PARCIAIS Esta pesquisa preliminar mostrou que quanto mais a Ciência Cidadã expandir seus horizontes em direção aos postulados da Ciência Aberta, mais condições terá de se firmar como uma metodologia de pesquisa participativa, democrática e de qualidade. Constatamos que as publicações científicas examinadas estão mais direcionadas às infraestruturas e análises sobre diagnósticos dos projetos, configurando estudos de casos. Aspectos fundamentais que configuram os grandes eixos da Ciência Aberta poderiam ser abordados com mais profundidade, enriquecendo os debates sobre as mudanças no campo da comunicação científica e até mesmo, a possível configuração de um novo paradigma da informação com a atuação dos cidadãos em pesquisas científicas. Assim, a interlocução entre os postulados da Ciência Aberta e da Ciência Cidadã ensejam um cenário profícuo para a garantia de elementos, tais como, transparência, ética, direito à informação e desenvolvimento da cidadania. Para pesquisas futuras, sugerimos buscar outras expressões similares à Ciência Cidadã em bases de dados, para expandir os resultados. REFERÊNCIAS ALBAGLI, Sarita. Ciência aberta em questão. In: ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia Maciel; ABDO, Alexandre Hannud (Org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. p. 9 – 25. BASE de dados referenciais de artigos de periódicos em Ciência da Informação. Brapci. Disponível em: https://www.brapciinf.br/. Acesso em: 04 maio 2022. CLARIVATE Analytics. Web of Science. Disponível em: https://www-webofscience.ez45.periodicos.capes.gov.br/wos/woscc/basic-search. Acesso em: 04 maio 2022. EUROPEAN Citizen Science Association. Dez princípios da ciência cidadã. 2015. Disponível em: https://ecsa.citizen-science.net/sites/default/files/ecsa_ten_principles_of_cs_portuguese.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022. FOSTER OPEN SCIENCE. Open science taxonomy. [S.l.]: Foster, 2018. Disponível em: https://www.fosteropenscience.eu/ foster-taxonomy/open-access. Acesso em: 10 abr. 2022. SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Gestão de dados científicos. Rio de Janeiro: Interciência, 2020.
Título do Evento
II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã
Título dos Anais do Evento
Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WITT, Amanda Santos; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. UMA ANÁLISE PRELIMINAR DOS ELEMENTOS QUE APROXIMAM A CIÊNCIA CIDADÃ DOS PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA ABERTA.. In: Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Anais...São Paulo(SP) online, RBCC, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iwdrbdcc2022/496156-UMA-ANALISE-PRELIMINAR-DOS-ELEMENTOS-QUE-APROXIMAM-A-CIENCIA-CIDADA-DOS-PRINCIPIOS-DA-CIENCIA-ABERTA. Acesso em: 29/06/2025

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