UMA CIENTISTA CIDADÃ EM AÇÃO: AS ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA/ES

Publicado em 26/09/2022 - ISBN: 978-65-5941-785-8

Título do Trabalho
UMA CIENTISTA CIDADÃ EM AÇÃO: AS ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA/ES
Autores
  • Sindy Catalunha
  • Laercio Ferracioli
  • Juliana Silva França
Modalidade
II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã - Resumo expandido
Área temática
Formação e engajamento em ciência cidadã
Data de Publicação
26/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iwdrbdcc2022/495730-uma-cientista-cidada-em-acao--as-aguas-do-municipio-de-santa-teresaes
ISBN
978-65-5941-785-8
Palavras-Chave
recursos hídricos, educação básica, ciência cidadã, monitoramento ambiental, Mata Atlântica
Resumo
Tipo de estudo: Estudo de caso Instituições/Afiliações dos autores: 1 - Escola Estadual José Pinto Coelho 2 - INMA/UFES 3 - UVV/INMA RESUMO A ciência cidadã potencializa o envolvimento da população na pesquisa científica. Nós propusemos um monitoramento participativo de ecossistemas aquáticos continentais no município de Santa Teresa/ES em parceria com a educação básica. O protocolo de ciência cidadã se baseia na classificação de águas pela legislação ambiental. O objetivo foi avaliar a qualidade de águas na bacia do rio Timbuí com base em parâmetros levantados por uma estudante do ensino médio, atuando como cientista cidadã. A avaliação foi realizada com a utilização de um kit colorimétrico, em dois afluentes que passam pela área urbana do município, um deles inserido em uma área protegida. A avaliação dos afluentes do rio Timbuí demonstrou alteração nas concentrações de amônia, que pode indicar a contaminação química. Nosso objetivo é que estas atividades sejam realizadas por outras escolas do município, contribuindo para a formação de jovens cidadãos conscientes e participativos para a manutenção das águas da região. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO/ CONTEXTUALIZAÇÃO O impacto ambiental que o crescimento urbano promove vem causando eventos de extinção que definem a história da biodiversidade no planeta. Perdas e modificações na biodiversidade aquática e terrestre aumentam anualmente em função das mudanças drásticas ocorridas em ecossistemas por ação humana. Em áreas urbanas a qualidade ambiental tem piorado em função do crescimento demográfico e desenvolvimento socioeconômico, afetando a estrutura e funcionamento de ecossistemas e, em consequência, seus bens e serviços (Booth et al., 2016). Mas, será que a população do planeta está apta a documentar e enfrentar esta crise? A participação da comunidade na investigação científica, ou ciência cidadã, é um movimento crescente que envolve o público em atividades de monitoramento e experimentação através de uma ampla gama de ações participativas (Theobald et al., 2015). É possível que esse crescente envolvimento público em conhecimento científico possa ser aplicado em escalas básicas de investigação para que contribuam para o enfrentamento da crise mundial e, consequentemente, levem à diminuição dos impactos crescentes sobre a biodiversidade (França & Callisto., 2019). A avaliação de impactos, através de monitoramentos ambientais tem sido cada vez mais realizada para o acompanhamento das mudanças ocorridas em função das atividades humanas. Muitas destas iniciativas envolvem monitoramentos participativos, firmando-se como um passo importante para o envolvimento ativo da comunidade no acompanhamento e gestão dos problemas ambientais (França et al., 2019). Monitoramentos participativos são uma ferramenta prática de ciência cidadã para diagnóstico de qualidade ambiental e exercício de cidadania em bacias hidrográficas urbanas (França et al., 2019). O estabelecimento de programas de monitoramentos ambientais com a sociedade pode ser eficiente no estímulo participativo na gestão de águas, sendo uma importante alternativa na educação científica da comunidade em idade escolar (Schuttler et al., 2019). Além da educação científica, jovens em fase de formação quando engajados em atividades em conexão com o meio ambiente, constroem valores que perduram pela idade adulta (Schuttler et al., 2019). O acesso à informação e o treinamento de jovens preveem futuramente um melhor envolvimento comunitário em ações de conservação (Conrad & Hilchey 2011). O objetivo deste trabalho foi utilizar um protocolo de ciência cidadã, adaptado para realização pela educação básica, para o monitoramento de ecossistemas aquáticos urbanos. DESENVOLVIMENTO As coletas foram realizadas semanalmente, em duas estações amostrais dos córregos São Pedro (referência) e São Lourenço (influência direta urbana), no município de Santa Teresa/ES. As estações amostrais foram pré-selecionadas pela estudante do ensino médio com o propósito de responder a seguinte pergunta: O córrego São Pedro, por passar em uma área protegida do município (Parque do Museu de Biologia Professor Mello Leião-MBML), apresenta melhores condições que o córrego São Lourenço (que é diretamente influenciado pela área urbana do município)? Para caracterização do entorno foi determinado um índice de influência local, calculado através da aplicação de um protocolo de caracterização de habitats que se baseia em três métricas principais: (i) estabilidade das margens; (ii) habitats no leito e (iii) impactos humanos, divididos em 10 parâmetros a serem observados em um trecho do rio. Cada um dos 10 parâmetros recebeu maior pontuação (10 pontos) para melhor condição, pontuação média (5 pontos) para condição moderada e pontuação baixa (0 pontos) para pior condição observada. A soma de todas as dez pontuações do índice pode variar em um valor final de 0 a 100, e a situação do trecho é classificada subjetivamente em três categorias: altamente perturbado (<40 pontos), moderadamente perturbado (41-68 pontos), ou menos perturbado (>68 pontos). A classificação de águas com base na legislação ambiental brasileira (qualidade física e química) foi avaliada através da utilização de conjuntos colorimétricos. Os valores mensurados foram comparados com limites recomendados pela Resolução CONAMA 357/2005 para águas de Classe 2. Foram considerados parâmetros importantes para manutenção da comunidade aquática, como oxigênio dissolvido, pH, formas dissolvidas de nitrogênio e turbidez. Após avaliações, o resultado indicou se o ecossistema atende ou não aos limites estabelecidos pela legislação para águas de Classe 2. Os valores considerados em conformidade com a legislação brasileira foram pH (entre 6 e 9), turbidez (<100 UTN), oxigênio dissolvido (>5 mg/L), amônia (<3,7 mg/L), nitrato (<10,0 mg/L) e nitrito (<1,0 mg/L) RESULTADOS ALCANÇADOS E LIÇÕES APRENDIDAS Foram realizadas 19 amostragens entre os meses de agosto e novembro de 2021, em ambas as estações amostrais, através dos seguintes parâmetros: temperatura, oxigênio dissolvido, pH, amônia, nitrato e nitrito. O horário de coleta se manteve entre 10:20hs e 15:10hs. A temperatura média do ar para o período foi de 23,6 ± 3,5ºC e a temperatura da água foi de 22,2 ± 2,7ºC (São Pedro) e 22,3 ± 2,1ºC (São Lourenço). O protocolo de hábitats físicos utilizado caracterizou os trechos avaliados como perturbação mínima a moderada no córrego São Pedro e perturbação moderada a alta no córrego São Lourenço. A média de oxigênio dissolvido (OD) foi de 8,9 ± 0,2mg/L no córrego São Pedro e de 9,0 ± 0,0 mg/L no córrego São Lourenço. As medições do potencial hidrogeniônico (pH) foi de 6,9 ± 0,2 (neutro) em ambos os córregos. As medições das formas reduzidas de nitrogênio (N) foram: amônia 0,7 ± 0,5mg/L e 1,8 ± 0,3mg/L, nos córregos São Pedro e São Lourenço, respectivamente, nitrato 0,7 ± 0,2mg/L e nitrito 0,0mg/L para ambos. As amostragens se apresentaram estáveis ao longo do período e nenhum dos parâmetros se apresentou fora dos limites estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005 para águas de Classe 2. Apesar de não ultrapassar os limites estabelecidos pela legislação, as avaliações de amônia apresentaram aumento significativo em seus valores, especialmente no São Lourenço (área não protegida). A amônia está naturalmente presente nos ecossistemas aquáticos sendo um importante nutriente para o crescimento de algas. Porém, o excesso deste nutriente em ecossistemas aquáticos está relacionado à entrada de esgotos sem tratamento; à entrada de fertilizantes em áreas agrícolas, e ao despejo de indústrias químicas (França & Callisto, 2019). Os resultados não demonstraram diferenças entre os córregos São Pedro e São Lourenço. Apesar de o ponto de coleta da área referência (São Pedro) estar inserido em uma área protegida, o trecho recebe influência da área urbana do município vinda de montante. Entendemos que os resultados alcançados, mesmo que preliminares, são eficientes para uma caracterização inicial de impactos em ecossistemas aquáticos urbanos e podem se tornar uma importante ação para a formação de estudantes da educação básica, como jovens cidadãos conscientes e participativos para a manutenção das águas do município de Santa Teresa. Nós consideramos a importância desta atividade para uma estudante do ensino médio, em sua formação e visão diferenciadas em relação às evidências científicas alcançadas na participação de um projeto de ciência cidadã. AGRADECIMENTOS Ao INMA/MCTI pela disponibilidade de acesso e apoio às coletas e análises de amostras. SC é estudante de ensino médio da rede pública estadual do ES. LF é bolsista PCI-CNPq-MCTI pelo INMA. JF é bolsista DCR-FAPES-CNPq pela UVV. REFERÊNCIAS Booth D, Roy A, Smith B, Capps K (2016) Global perspectives on the urban stream syndrome. Fresh. Sci.35:412–420. Conrad C, Hilchey K (2011) A review of citizen science and community-based environmental monitoring: Issues and opportunities. Environ. Monit. and Asses. 176: 273–291. França J, Callisto M (2019) Monitoramento participativo de rios-urbanos, Juliana Silva França: Belo Horizonte, 284p. França J, Solar R, Hughes R, Callisto M (2019) Student monitoring of the ecological quality of neotropical urban streams. Ambio 48: 867–878. Schuttler S, Sears R, Orendain I, Khot R, Rubenstein D, Rubenstein N, Dunn R, Baird E, Kandros K, O’Brien T, Kays R (2019) Citizen science in schools: Students collect valuable mammal data for science, conservation, and community engagement. Bioscience 69 (1):69-79. Theobald E, Ettinger A, Burgess H, Debey L, Schmidt N, Froehlich H, Wagner C, Hillerislambers J, Tewksbury J, Harsch M, Parrish J (2015) Global change and local solutions: Tapping the unrealized potential of citizen science for biodiversity research. Biol. Cons.181: 236-244.
Título do Evento
II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã
Título dos Anais do Evento
Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CATALUNHA, Sindy; FERRACIOLI, Laercio; FRANÇA, Juliana Silva. UMA CIENTISTA CIDADÃ EM AÇÃO: AS ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA/ES.. In: Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Anais...São Paulo(SP) online, RBCC, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iwdrbdcc2022/495730-UMA-CIENTISTA-CIDADA-EM-ACAO--AS-AGUAS-DO-MUNICIPIO-DE-SANTA-TERESAES. Acesso em: 27/05/2025

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