CHAVE INTERATIVA PARA OPILIÕES DO PARQUE NACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS (ARTHROPODA, ARACHNIDA)

Publicado em 25/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-907-4

Título do Trabalho
CHAVE INTERATIVA PARA OPILIÕES DO PARQUE NACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS (ARTHROPODA, ARACHNIDA)
Autores
  • Fernando Vinícius Gomes de Moraes
  • Amanda Cruz Mendes
Modalidade
Resumo
Área temática
CIENTÏFICO (pesquisa)
Data de Publicação
25/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivsppgbio/490898-chave-interativa-para-opilioes-do-parque-nacional-serra-dos-orgaos-(arthropoda-arachnida)
ISBN
978-65-5941-907-4
Palavras-Chave
Conservação, biodiversidade, Mata Atlântica, Opiliones, taxonomia
Resumo
Quando falamos de aracnídeos logo lembramos de aranhas e talvez dos escorpiões. Porém os aracnídeos são uma subclasse que compreende outras nove ordens além das aranhas e escorpiões. Uma delas é a dos opiliões que ocupam a terceira posição em termos de diversidade dentro dos aracnídeos, com mais de 6.500 espécies descritas. Se caracterizam pela fusão de seu prossoma e opistossoma em sua largura, e como defesa utilizam glândulas repugnatórias que secretam substâncias que contém quinonas e fenóis. São encontrados em praticamente todas as zonas climáticas do mundo e sua maior diversidade se encontra em regiões tropicais. Um desses locais de grande diversidade é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), uma área de proteção ambiental criada em 1939, sendo o terceiro parque mais antigo do país. Está localizado no estado do Rio de Janeiro e se divide entre os municípios de Magé, Guapimirim, Petrópolis e Teresópolis. O PARNASO já é conhecido pela alta diversidade de opiliões, com mais de cem espécies registradas, sendo a Unidade de Conservação do Brasil com maior número de registros. O objetivo deste trabalho é produzir uma chave interativa para os opiliões do PARNASO. Chaves interativas são ferramentas de identificação que vêm ganhando espaço por sua versatilidade. Diferente de chaves dicotômicas em que há uma ordem de características a seguir, na chave interativa é possível começar de qualquer ponto. O programa usado para criação da chave foi o Xper³, onde as chaves podem ser construídas online colaborativamente e podem ser modificadas a qualquer instante. Utilizando a literatura disponível e a base de dados da Coleção de Artrópodes Terrestres (ColArt/UERJ), listamos os opiliões descritos para os municípios que compõem a área do parque. Analisamos a morfologia e fotografamos os exemplares depositados na ColArt. Até o momento foi construída uma tabela de características para as subfamílias registradas no Parque, e a partir desta foi feita uma chave interativa para este nível taxonômico. As subfamílias registradas foram: Gagrellinae, Enantiobuninae, Cosmetinae, Cryptogeobiidae (sem divisão de subfamília), Goniosomatinae, Sodreaninae, Caelopyginae, Progonyleptoidellinae, Gonyassamiinae, Bourguyiinae, Mitobatinae, Hernandariinae, Gonyleptinae e Pachylinae. Pretende-se futuramente expandir a chave para que chegue ao nível específico.
Título do Evento
IV Simpósio do PPGBIO
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio do PPGBIO: uma década de contribuições à biodiversidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAES, Fernando Vinícius Gomes de; MENDES, Amanda Cruz. CHAVE INTERATIVA PARA OPILIÕES DO PARQUE NACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS (ARTHROPODA, ARACHNIDA).. In: Anais do Simpósio do PPGBIO: uma década de contribuições à biodiversidade. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSPPGBIO/490898-CHAVE-INTERATIVA-PARA-OPILIOES-DO-PARQUE-NACIONAL-SERRA-DOS-ORGAOS-(ARTHROPODA-ARACHNIDA). Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes