DINÂMICA POPULACIONAL DE BRACHIDONTES DARWINIANUS (MYTILIDAE) EM UMA LAGOA URBANA IMPACTADA OCORRENDO EM SIMPATRIA COM O INVASOR MYTILOPSIS LEUCOPHAEATA (DREISSENIDAE)

Publicado em 25/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-907-4

Título do Trabalho
DINÂMICA POPULACIONAL DE BRACHIDONTES DARWINIANUS (MYTILIDAE) EM UMA LAGOA URBANA IMPACTADA OCORRENDO EM SIMPATRIA COM O INVASOR MYTILOPSIS LEUCOPHAEATA (DREISSENIDAE)
Autores
  • Antonio Jailson de Sousa Rodrigues
  • Raquel A. F. Neves
  • Igor Christo Miyahira
Modalidade
Resumo
Área temática
CIENTÏFICO (pesquisa)
Data de Publicação
25/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivsppgbio/490892-dinamica-populacional-de-brachidontes-darwinianus-(mytilidae)-em-uma-lagoa-urbana-impactada-ocorrendo-em-simpatri
ISBN
978-65-5941-907-4
Palavras-Chave
Competição, falso-mexilhão, Lagoa Rodrigo de Freitas, von Bertalanffy.
Resumo
O bivalve nativo Brachidontes darwinianus ocorre em estuários da região sudeste do Brasil até o norte da Patagônia, apresentando elevadas abundâncias. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, uma lagoa urbana situada no município do Rio de Janeiro, esta espécie ocorre em simpatria com o bivalve invasor Mytilopsis leucophaeata, cuja distribuição nativa é restrita ao Golfo do México e costa leste dos E.U.A. Ambas as espécies são encontradas nos substratos consolidados no entorno desta lagoa, entretanto as possíveis interações entre esses bivalves ainda são desconhecidas. O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos populacionais (e.g. taxas de crescimento, mortalidade, período de recrutamento) de B. darwinianus e comparar com os dados disponíveis de M. leucophaeata para a mesma localidade. Os indivíduos de ambas as espécies foram coletados mensalmente durante dois anos (Março 2016 - Março 2018) na Lagoa Rodrigo de Freitas. O comprimento dos indivíduos de B. darwinianus associados a aglomerados de M. leucophaeata foi medido usando um paquímetro digital com 0,01 mm de precisão e as medidas foram agrupadas em tabelas mensais de classes de tamanho (1 mm). Posteriormente, os parâmetros populacionais de B. darwinianus foram estimados através do software FISAT. No segundo ano de coleta (2017-2018), foram observados os maiores valores de densidade (1.675 indivíduos/m²), comprimento (41,4 mm), crescimento assintótico (L8 = 42), crescimento (K = 0,27) e mortalidade (Z = 0,87) para B. darwinianus. Apesar das flutuações ao longo do estudo, o número de recrutas de B. darwinianus foi maior durante a primavera, alcançando o pico no mês de outubro em ambos os anos, indicando o período de recrutamento da espécie. As densidades de M. leucophaeata foram maiores que B. darwinianus durante o período estudado. O crescimento (K) de M. leucophaeata foi maior em ambos os anos, elucidando que esta espécie tende a crescer rapidamente na lagoa, podendo mais rapidamente atingir a maturidade e gerar recrutas em tempo mais curto de forma a ocupar substratos consolidados disponíveis ou mesmo crescer sobre os bancos de B. darwinianus. Futuros estudos que avaliem interações entre essas espécies são necessários para a proposição de medidas de manejo e controle da espécie invasora.
Título do Evento
IV Simpósio do PPGBIO
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio do PPGBIO: uma década de contribuições à biodiversidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Antonio Jailson de Sousa; NEVES, Raquel A. F.; MIYAHIRA, Igor Christo. DINÂMICA POPULACIONAL DE BRACHIDONTES DARWINIANUS (MYTILIDAE) EM UMA LAGOA URBANA IMPACTADA OCORRENDO EM SIMPATRIA COM O INVASOR MYTILOPSIS LEUCOPHAEATA (DREISSENIDAE).. In: Anais do Simpósio do PPGBIO: uma década de contribuições à biodiversidade. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSPPGBIO/490892-DINAMICA-POPULACIONAL-DE-BRACHIDONTES-DARWINIANUS-(MYTILIDAE)-EM-UMA-LAGOA-URBANA-IMPACTADA-OCORRENDO-EM-SIMPATRI. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes