PESQUISA COLABORATIVA: POR UMA ELABORAÇÃO CONCEITUAL DO SIGNIFICADO CONSTRUÍDO SOBRE O SER PROFESSOR

Publicado em 23/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-240-2

Título do Trabalho
PESQUISA COLABORATIVA: POR UMA ELABORAÇÃO CONCEITUAL DO SIGNIFICADO CONSTRUÍDO SOBRE O SER PROFESSOR
Autores
  • ANA TERESA SILVA SOUSA
  • Hilda Maria Martins Bandeira
  • Wellington de Oliveira
Modalidade
Artigo
Área temática
SUBMISSÃO POR GRUPO DE PESQUISA
Data de Publicação
23/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivsimposiodegruposdepesquisadeformacaodeprofessores/340770-pesquisa-colaborativa--por-uma-elaboracao-conceitual-do-significado-construido-sobre-o-ser-professor
ISBN
978-65-5941-240-2
Palavras-Chave
Pesquisa, Formação, Ciclo de Estudos Reflexivos, Conceito de Professor.
Resumo
O artigo objetiva elaborar reflexões sobre o conceito de ser professor, conforme discutido no grupo de Pesquisa Formação de Professores na Perspectiva Histórico-Cultural (Grupo FORMAR), analisando-se o significado de professor ao longo da história de sua formação e desenvolvimento. O ciclo de estudos reflexivos foi o procedimento usado para elaboração desse conceito. (AGUIAR; FERREIRA, 2007). A análise teve como base os princípios da pesquisa colaborativa e os pressupostos da abordagem sócio-histórica referente à formulação conceitual. (VIGOTSKY, 2009; GUETMANOVA, 1989; KOPNIN, 1978; FERREIRA, 2007, 2009). Os resultados da análise conceitual de modo geral, pontuam que, a formação, por nós vivenciada, não propiciou conhecimentos suficientes, para que elaborássemos conceitos em conformidade com as estruturas e propriedades daqueles considerados científicos. Isso significa que, para avançarmos nesse processo, precisamos entender: os conceitos surgem da atividade prática e histórico-social do homem e como tal, o processo de elaboração conceitual necessita de trabalho pedagógico organizado e realizado consciente e volitivamente por meio de estudos e de aprendizagens não comuns nas escolas. O estudo evidencia: não é qualquer formação que possibilita a passagem dos conceitos espontâneos aos científicos.
Título do Evento
IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, ANA TERESA SILVA; BANDEIRA, Hilda Maria Martins; OLIVEIRA, Wellington de. PESQUISA COLABORATIVA: POR UMA ELABORAÇÃO CONCEITUAL DO SIGNIFICADO CONSTRUÍDO SOBRE O SER PROFESSOR.. In: Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. Anais...Brasília(DF) Universidade de Brasília, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSIMPOSIODEGRUPOSDEPESQUISADEFORMACAODEPROFESSORES/340770-PESQUISA-COLABORATIVA--POR-UMA-ELABORACAO-CONCEITUAL-DO-SIGNIFICADO-CONSTRUIDO-SOBRE-O-SER-PROFESSOR. Acesso em: 17/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes