O ENSINO DE ECOLOGIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA REGIÃO AMAZÔNICA

Publicado em 23/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-240-2

DOI
10.29327/138540.1-4  
Título do Trabalho
O ENSINO DE ECOLOGIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA REGIÃO AMAZÔNICA
Autores
  • Carmel do Nascimento Pereira
  • Eloídes de Sousa Melo
  • GISELE DE ALMEIDA NASCIMENTO
  • Elizandra Rêgo Vasconcelos
Modalidade
Artigo
Área temática
SUBMISSÃO POR GRUPO DE PESQUISA
Data de Publicação
23/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivsimposiodegruposdepesquisadeformacaodeprofessores/246848-o-ensino-de-ecologia-na-perspectiva-de-professores-da-regiao-amazonica
ISBN
978-65-5941-240-2
Palavras-Chave
formação de professores, ensino de ecologia, Amazônia
Resumo
à biodiversidade animal e vegetal. Devido ao o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico em ascensão na região, surgem os problemas socioambientais que implicações entre os movimentos sociais e ecológicos, os quais não podem ser tratados apenas como crise ambiental, mas como riscos que afetam diferentes agentes sociais. A escola tem a importante função de promover uma formação do cidadão com atitudes que o despertem e o levem ao aluno a refletir sobre questões científicas e tecnológicas sobre sua região. No âmbito do ensino de ciências, temos a ecologia, que pode ser um meio viável para o conhecimento e compreensão dos sistemas amazônicos, no sentido de problematizar questões ecológicas e humanas, bem como temas socioambientais que envolvem a Amazônia. A pesquisa foi realizada na cidade de Manaus, Amazonas, com 15 (quinze) professores atuantes na disciplina de Biologia e Ciências da Natureza, da rede pública estadual. Os dados foram tratados pelo do método de análise de conteúdo. No presente estudo, podemos inferir que a ecologia narra não só fenômenos naturais, mas se situa também nos discursos político e cultural dos sujeitos entrevistados. Os docentes apresentam uma perspectiva de ecologia humana, social e cultural, na qual consideram a comunidade, família, saberes tradicionais como importantes, e não apenas focados nos conceitos de processos que a ecologia pode explicar. Palavras-Chave: formação de professores, ensino de ecologia, Amazônia
Título do Evento
IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

PEREIRA, Carmel do Nascimento et al.. O ENSINO DE ECOLOGIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA REGIÃO AMAZÔNICA.. In: Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. Anais...Brasília(DF) Universidade de Brasília, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSIMPOSIODEGRUPOSDEPESQUISADEFORMACAODEPROFESSORES/246848-O-ENSINO-DE-ECOLOGIA-NA-PERSPECTIVA-DE-PROFESSORES-DA-REGIAO-AMAZONICA. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes