O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS: DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À CIDADANIA

Publicado em 22/11/2016 - ISSN: 2178-3500

Título do Trabalho
O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS: DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À CIDADANIA
Autores
  • Gisella Vieira Braga
  • Davi do Socorro Barros Brasil
  • JECIVAN VIEIRA BRAGA
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 2 - Educação inclusiva, diversidade e igualdade social
Data de Publicação
22/11/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivsicasa/33033-o-despertar-da-consciencia-ambiental-na-educacao-infantil-em-contexto-de-escola-publica-na-cidade-de-manaus--da-pr
ISSN
2178-3500
Palavras-Chave
Educação Infantil.Meio Ambiente, Educação Ambiental.
Resumo
Este estudo e o recorte de uma pesquisa em andamento que tem como finalidade a investigação das ações e práticas pedagógicas realizadas em uma Creche municipal na cidade de Manaus. Justifica-se pela necessidade de construirmos espaços de debates e fortalecimento de práticas sustentáveis em sala de aula. A presente pesquisa objetiva-se em analisar as ações e práticas pedagógicas de sensibilização, conscientização, valorização e preservação ambiental na Creche Infante Tiradentes, localizada na cidade Manaus. Atualmente a creche atende 563 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos de idade em tempo integral. Os eixos dessa pesquisa, fundamentam-se sob a luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Educação Ambiental, LDB (1996), RCNEI (1998) e suas respectivas implicações no processo de formação da criança. Primeiramente, alguns aspectos históricos foram enfocados: Declaração de Estocolmo (1972), a criação do ProNEA (2005) e Agenda Ambiental criada pela SEMED (2005). A produção de dados vem se concretizando através dos seguintes instrumentos: pesquisa qualitativa, análise documental das leis educacionais vigentes, análise do projeto político pedagógico e relatórios da Creche Infante Tiradentes e consulta do projeto de ação desenvolvido pela SEMED para preservação do meio ambiente. Compreende-se que quanto mais cedo o tema for abordado com crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação do planeta. A partir dessa realidade, devemos pensar em uma maneira de modificar as atitudes e comportamentos da sociedade perante o meio ambiente. E nada mais plausível que começar na Educação Infantil, pois através da escola podemos modificar os conceitos preestabelecidos por nossa geração a respeito da natureza e a sua utilização. Por essa razão se faz necessário realizar continuamente diversificadas ações que eduquem as crianças para viver um cotidiano de vida sustentável.
Título do Evento
IV SICASA e 1º ANPPAS AMAZÔNIA
Cidade do Evento
Manaus
Título dos Anais do Evento
Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Gisella Vieira; BRASIL, Davi do Socorro Barros; BRAGA, JECIVAN VIEIRA. O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS: DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À CIDADANIA.. In: Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia. Anais...Manaus(AM) UFAM/ANPPAS, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSICASA/33033-O-DESPERTAR-DA-CONSCIENCIA-AMBIENTAL-NA-EDUCACAO-INFANTIL-EM-CONTEXTO-DE-ESCOLA-PUBLICA-NA-CIDADE-DE-MANAUS--DA-PR. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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