PAISAGEM RURAL E ANÁLISE DO USO DA TERRA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO 1º DE MARÇO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA – PA.

Publicado em 22/11/2016 - ISSN: 2178-3500

Título do Trabalho
PAISAGEM RURAL E ANÁLISE DO USO DA TERRA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO 1º DE MARÇO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA – PA.
Autores
  • Cleiton Sodré Guedes
  • Erika Joselma da Silva Curvina
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 7 - Estado, Sociedade e conflito socioambientais
Data de Publicação
22/11/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivsicasa/32730-paisagem-rural-e-analise-do-uso-da-terra-no-projeto-de-assentamento-1-de-marco-no-municipio-de-sao-joao-do-aragua
ISSN
2178-3500
Palavras-Chave
paisagem, vegetação, preservação e unidades ambientais.
Resumo
A proteção ao meio ambiente trata-se de um direito fundamental para preservação do planeta, pertencente à humanidade e às gerações futuras, constitui matéria imprescritível. Têm-se assim, o dever de defender o meio ambiente ecologicamente equilibrado e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, incumbindo-lhe, para tanto, definir espaços territoriais a serem especialmente protegidos e, também, proteger a fauna e a flora, vedadas as práticas que coloquem em risco sua função ecológica. Diante dos estudos realizados no Assentamento 1º de Março verifica-se que as então áreas de reserva legal tornam-se com o passar dos anos invisíveis meio ao sistema de desenvolvimento imposto em sua área, considerando as formas de ocupação e sistemas produtivos ali verificados. A metodologia empregada estar associada ao delineamento do conceito de paisagem e a análise integrada dos componentes ecológicos e geográficos em autores como Pissinati; Archela (2009), Bertrand (1971) e Sochava (1978). O uso de imagens orbitais, de média (LandSat Legacy) e alta resolução (SPOT 5) e o mapeamento seguiu as técnicas empregadas pelo IBGE conforme os seus manuais (geologia, solo e vegetação), as formas de uso e ocupação foram empregadas técnicas de geoprocessamento (Supervisionada) e características de forma, textura, cor e densidade (Visualmente). O resultado da pesquisa a ponta que a maior parte da extensão territorial do Projeto de Assentamento hoje é ocupada por áreas de pastagens, resultado da retirada da vegetação em virtude principalmente da exploração madeireira. Algumas manchas de vegetação ocorrem apenas de forma pontual em áreas próximas as redes hidrográficas juntando-se a resquícios de mata ciliar que ainda existem. As áreas destinadas ao cultivo também é um dos fatores observados que contribuem para a destruição da vegetação. Assim, as formas de uso e ocupação mediadas pelas atividades exploradoras são os principais responsáveis pela destruição das áreas de preservação do assentamento.
Título do Evento
IV SICASA e 1º ANPPAS AMAZÔNIA
Cidade do Evento
Manaus
Título dos Anais do Evento
Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUEDES, Cleiton Sodré; CURVINA, Erika Joselma da Silva. PAISAGEM RURAL E ANÁLISE DO USO DA TERRA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO 1º DE MARÇO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA – PA... In: Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia. Anais...Manaus(AM) UFAM/ANPPAS, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSICASA/32730-PAISAGEM-RURAL-E-ANALISE-DO-USO-DA-TERRA-NO-PROJETO-DE-ASSENTAMENTO-1-DE-MARCO-NO-MUNICIPIO-DE-SAO-JOAO-DO-ARAGUA. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes