O TERCEIRO REINADO E O ISABELISMO: A LINGUAGEM DA PROPAGANDA MONARQUISTA PARA A ASCENSÃO DA PRINCESA ISABEL AO TRONO

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-738-4

Título do Trabalho
O TERCEIRO REINADO E O ISABELISMO: A LINGUAGEM DA PROPAGANDA MONARQUISTA PARA A ASCENSÃO DA PRINCESA ISABEL AO TRONO
Autores
  • Cibele Camargos Pereira
Modalidade
Apresentação de comunicação
Área temática
07 - Regimes de verdade e mentira nos oitocentos (Luiz Estevam De Oliveira Fernandes - UNICAMP)
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivseoivencontroposgraduandos/481501-o-terceiro-reinado-e-o-isabelismo--a-linguagem-da-propaganda-monarquista-para-a-ascensao-da-princesa-isabel-ao-tr
ISBN
978-65-5941-738-4
Palavras-Chave
Terceiro Reinado, Princesa Isabel, Imprensa, Crise do Império.
Resumo
A década de 1880 do século XIX brasileiro fora permeada pela crise das instituições imperiais em voga naquele contexto. Nesta conjuntura, a imprensa periódica fora cenário dos embates entre a linguagem política do republicanismo e a monarquista. Deste modo, objetivando desvendar aspectos da cultura política dos últimos anos de vigência da monarquia, investigamos as páginas dos jornais "Gazeta da Tarde", "Diário de Notícias", "Jornal do Comércio" e "Cidade do Rio" a partir Metodologia das Linguagens Políticas, que possui como principais expoentes Quentin Skinner e John Pocock. Identificamos que a prospecção para o futuro, característica daquele contexto do século XIX, direcionava a elite política a formular alternativas para o futuro do país, seja por meio do golpe republicano ou pela sucessão dinástica, tendo em vista o frágil estado de saúde do Imperador. Nesta perspectiva, pretendemos evidenciar o vocabulário emitido pelos eixos da elite política que eram favoráveis à perpetuação do Império no território nacional a partir da consagração de Isabel I como Imperatriz do Brasil. O grupo de propagandistas do Terceiro Reinado costumava ser chamado pelos jornalistas de Isabelistas. Neste sentido, verificamos que a campanha pela ascensão da Princesa Isabel de Bragança ao trono buscava aumentar o prestígio da herdeira da coroa e de seu marido, o conde d'Eu, na sociedade imperial. Sendo assim, exaltavam o preparo intelectual da condessa, bem como suas características maternais, além de comparar e buscar aproximar simbolicamente a representação da sucessora a do próprio Jesus Cristo.
Título do Evento
IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Cibele Camargos. O TERCEIRO REINADO E O ISABELISMO: A LINGUAGEM DA PROPAGANDA MONARQUISTA PARA A ASCENSÃO DA PRINCESA ISABEL AO TRONO.. In: Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO). Anais...Campinas(SP) Unicamp, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSEOIVEncontroPosGraduandos/481501-O-TERCEIRO-REINADO-E-O-ISABELISMO--A-LINGUAGEM-DA-PROPAGANDA-MONARQUISTA-PARA-A-ASCENSAO-DA-PRINCESA-ISABEL-AO-TR. Acesso em: 08/05/2025

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