O CARAPUCEIRO, "PERIÓDICO SEMPRE MORAL E SO’PER ACCIDENS POLITICO”: SÁTIRA AO TRÁFICO E TRABALHO ESCRAVO NO RECIFE EM 1837.

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-738-4

Título do Trabalho
O CARAPUCEIRO, "PERIÓDICO SEMPRE MORAL E SO’PER ACCIDENS POLITICO”: SÁTIRA AO TRÁFICO E TRABALHO ESCRAVO NO RECIFE EM 1837.
Autores
  • Joyce Conceição de Mesquita
Modalidade
Apresentação de comunicação
Área temática
05 - Histórias intelectuais e linguagens em ação: a cultura política em debate (1820-1830) (Renata Fernandes - UFG)
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivseoivencontroposgraduandos/479704-o-carapuceiro-periodico-sempre-moral-e-soper-accidens-politico---satira-ao-trafico-e-trabalho-escravo-no-reci
ISBN
978-65-5941-738-4
Palavras-Chave
Sátira, Escravidão, Recife oitocentista,
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as condições de trabalho análogas ao processo de escravização da 36ª edição do jornal “O Carapuceiro”, lançada em 19 de agosto de 1837, para observar as consequentes sequelas da desigualdade social no mercado de trabalho que incide sobre a população negra. Fundado em 1832 na cidade do Recife, por Miguel do Sacramento Lopes Gama (o Padre Carapuceiro), o jornal destacou-se pelo caráter satírico ao tratar a vida política e social da sociedade Pernambucana. Em suas páginas, encontramos críticas não só direcionadas aos costumes da população, mas à elite que, muitas vezes travestida de um ideal liberal, permanecia burlando as leis de proibição do tráfico de pessoas negras. Sabemos que ainda entre 1806 e 1807, a Inglaterra extingue o tráfico negreiro passando a fazer pressão na política externa. Portugal, por sua vez, compromete-se com a abolição do comércio de escravizados, o que, em teoria, foi sendo colocado em prática paulatinamente a partir de 1815, quando na ocasião do Congresso de Viena. Em 7 de novembro de 1831, vimos o primeiro movimento legislativo a fim de acabar com o tráfico no Brasil a partir da Lei Feijó, que determinava "africanos livres" aqueles que entrassem aqui após a promulgação. O ponto chave da análise é que a partir de 1831 observa-se uma entrada absurdamente considerável de escravizados provenientes da ilegalidade no Brasil, destinados às mais diversas atividades de trabalho braçal. O Recife do oitocentos chegou a ocupar a posição de terceira cidade que mais recebeu cativos na conjuntura do tráfico atlântico, ficando atrás apenas da Bahia e do Rio de Janeiro. Na segunda metade do séc. XIX, caracterizava-se pela presença acentuada de negros escravizados – e libertos. De acordo com o recenseamento de 1856, o centro urbano da cidade contava com 40.977 habitantes dos quais 7.707 eram escravizados (CARVALHO, 2002). Com a saída do Padre Feijó da regência em 1837 – ano da publicação da edição em questão do jornal –, sobe ao poder Pedro de Araújo Lima, Marquês de Olinda, que, ao contrário do Feijó, via com bons olhos a escravização. Não por coincidência, o tráfico ilegal e o trabalho escravo serão alvos das sátiras e críticas do Carapuceiro, como em sua 36ª edição que veio ao ar em 19 de agosto de 1837. Como fonte do qual parte a análise textual, é imprescindível destacar que os jornais “constituem-se de redes de informação em acordo com o universo cultural no qual estão imersos” (CARNEIRO, 2012, p. 112). Em “História cultural da imprensa: Brasil 1800-1900” , Marinalva Barbosa discorre acerca dos textos publicados pela imprensa oitocentista, destacando que são marcados por oralidades que implicam a identificação de protagonistas sociais, bem como seus âmbitos e gestos (BARBOSA, 2010), aspectos que aqui nos são caros.
Título do Evento
IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MESQUITA, Joyce Conceição de. O CARAPUCEIRO, "PERIÓDICO SEMPRE MORAL E SO’PER ACCIDENS POLITICO”: SÁTIRA AO TRÁFICO E TRABALHO ESCRAVO NO RECIFE EM 1837... In: Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO). Anais...Campinas(SP) Unicamp, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSEOIVEncontroPosGraduandos/479704-O-CARAPUCEIRO-PERIODICO-SEMPRE-MORAL-E-SOPER-ACCIDENS-POLITICO---SATIRA-AO-TRAFICO-E-TRABALHO-ESCRAVO-NO-RECI. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes