PENSANDO A LEITURA E A ESCRITA ACADÊMICA EM HUMANIDADES: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PLEA

Publicado em 22/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-911-2

Título do Trabalho
PENSANDO A LEITURA E A ESCRITA ACADÊMICA EM HUMANIDADES: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PLEA
Autores
  • Fábio Ribeiro da Cruz
  • MARIA ARLETE COSTA DAMASCENO
  • Ana Flávia de Lima Rocha
Modalidade
Proposta de Minicurso
Área temática
Linguagens e Artes
Data de Publicação
22/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivseflora/241856-pensando-a-leitura-e-a-escrita-academica-em-humanidades--consideracoes-a-partir-da-experiencia-do-plea
ISBN
978-85-5722-911-2
Palavras-Chave
Práticas de leitura; Leitura e escrita acadêmica; Fichamento de leitura.
Resumo
O minicurso tem como objetivo central oferecer, de modo sistemático e progressivo, técnicas de leitura e escrita voltadas para a formação na área de humanidades. Em particular, as dificuldades básicas de compreensão e fixação conceitual de textos teóricos serão tematizadas e trabalhadas por meio da apresentação de métodos práticos para o exame de textos específicos das disciplinas de humanidades. O minicurso tem como objetivo secundário apresentar o Projeto “Práticas de Leitura e Escrita Acadêmica – PLEA” que vem sendo desenvolvido por um grupo de professores do Centro de Educação e Letras, do Campus da Floresta – UFAC. A proposta de trabalho se estrutura no segunte caminho teórico-metodológico: a interdisciplinaridade, como caráter indispensável para a formação na área das Humanidades, e a leitura crítica, como habilidade necessária para a escrita de textos acadêmicos. A escolha desses eixos deve-se à concepção de que o processo de desenvolvimento do espírito crítico é condição para a conquista da autonomia de pensamento, e somente ela prepara o estudante para o exercício pleno da cidadania. Estimular o pensar crítico exige identificar métodos de trabalho e elaborações discursivas no trânsito entre as disciplinas; exige a busca do rigor na leitura, com a suspensão temporária de julgamentos, e na escrita, com a necessária supressão da linguagem cúmplice que tende a se instalar entre os frequentadores do mesmo campo disciplinar. Por isso propomos um curso livre, com explícito caráter experimental que visa instrumentalizar os alunos em técnicas de leitura e escrita acadêmica, com professores e monitores que orientarão formas produtivas de leitura e escrita, a partir do desenvolvimento de pelo menos três estratégias de fichamento acadêmico, sendo: 1) Fichamento expresso; 2) Fichamento detalhado; 3) Fichamento expandido, por meio dos quais espera-se um maior amadurecimento das práticas de leitura e escrita acadêmica dos alunos. Referências: CARNIELLI, W. A., EPISTEIN, R. L. Pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação. 3ª. edição. São Paulo: Rideel, 2011. DOBELLI, R. A arte de pensar claramente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. FOLSCHEID, D., WUNERBURGER, J.-J. Metodologia filosófica. 3ª. edição. São Paulo, Martins Fontes, 2006. IDE, P. A arte de pensar. São Paulo: Martins Fontes, 2000. PORTA, M. A. G. A filosofia a partir dos seus problemas. São Paulo: Loyola, 2003. SACRINI, M. Introdução à análise argumentativa: Teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016. WILSON, J. Pensar com conceitos. 2ª. edição. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Título do Evento
IV Semana Acadêmica do Campus Floresta e II Encontro do Parfor
Cidade do Evento
Cruzeiro do Sul
Título dos Anais do Evento
Anais da IV Semana Acadêmica do Campus Floresta e II Encontro do Parfor
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRUZ, Fábio Ribeiro da; DAMASCENO, MARIA ARLETE COSTA; ROCHA, Ana Flávia de Lima. PENSANDO A LEITURA E A ESCRITA ACADÊMICA EM HUMANIDADES: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PLEA.. In: Anais da IV Semana Acadêmica do Campus Floresta e II Encontro do Parfor. Anais...Cruzeiro do Sul(AC) Ufac, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivseflora/241856-PENSANDO-A-LEITURA-E-A-ESCRITA-ACADEMICA-EM-HUMANIDADES--CONSIDERACOES-A-PARTIR-DA-EXPERIENCIA-DO-PLEA. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes